Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Guia Básico CPU: Intel 10ª Geração (LGA 1200)


Posts recomendados

TÓPICO CRIADO EM 06/06/2020 (esboço, ainda em primeiras impressões)

 

Este tópico tem como objetivo fazer uma simples análise sobre os processadores Intel Core 10ª geração Comet Lake para computadores de mesa (Desktop) quanto ao desempenho e algumas diferenças entre as gerações anteriores. Não será abordada a diferença de modelos específicos, assim como overclocks ou valores. Este tópico estará sujeito a alterações de acordo com as notícias e reviews. Qualquer atualização ou modificação será notificada nas postagens.

Para informações da 8ª/9ª geração, acesse este tópico abaixo:

 

AVISO:
Caso queira solicitar uma recomendação de PC e/ou perguntar sobre orçamento, por favor crie um tópico informando sua situação que a comunidade do CDH certamente estará disposta a lhe ajudar.

 

ANTES DE INICIAR:

Núcleos e Threads

De modo simples, Threads são as tarefas que o processador realiza, e cabe aos seus núcleos todo o trabalho.

Single Thread (Uma Tarefa) se refere o termo aos aplicativos que fazem apenas um núcleo do processador trabalhar, deixando os demais de lado.

Multi Thread (Multitarefas) se refere o termo aos aplicativos que fazem mais de um núcleo do processador trabalhar, mas estes aplicativos nem sempre utilizam todos os núcleos disponíveis.

 

Núcleos físicos: Corresponde ao que o próprio nome já diz, são a quantidade de núcleos que um processador possui em forma física.

Exemplo: Core i7-10700 possui 8 núcleos físicos.

Núcleos lógicos: É quantidade de núcleos totais que o processador pode ter e trabalhar, e em outras palavras, os threads/tarefas. Os núcleos lógicos contam com o número de threads igual a soma dos núcleos físicos junto se possibilitado, com a quantidade de núcleos virtuais adicionais. Estes núcleos virtuais adicionais são criados a partir de tecnologias como o HT (Hyper Threading) utilizado pela Intel (algo similar ao Simultaneous multithreading da AMD). Contudo, os núcleos virtuais não possuem toda e eficiência de um núcleo físico mas fazem uma diferença interessante.

Exemplo: Core i7-10700 possui 8 núcleos físicos e 8 núcleos virtuais, totalizando 16 núcleos lógicos graças ao HT.

 

Single Thread (Poder de núcleo)
Quando se trata de programas que utilizam um ou poucos núcleos do processador, um fator determinante no desempenho é o poder do single thread. O poder de single thread varia conforme o IPC (instruções por clock, o quanto de coisa que o processador consegue fazer a cada ciclo de trabalho), sendo que neste caso, quanto o maior o clock, melhor será o desempenho (considerando-se processadores de mesma arquitetura). O valor do clock é expresso em Hz (não confunda com os Hz do monitor).

Exemplos de aplicativos que abusam do single thread são emuladores de console, jogos antigos, assim como programas de pacote Office e aplicativos antigos. Desde a 4ª geração Haswell, o IPC dos processadores Intel tiveram pouca mudança, 10~25% em testes reais.
Vale ressaltar que em programas que utilizam vários núcleos, o poder de single thread também afeta no desempenho, além que a falta de núcleos de um processador pode ser compensada com um poder de núcleo forte.

 

Quantidade de núcleos e Multi Thread (Multi-Tarefa)

Multi thread se refere a aplicativos que podem usar vários núcleos (pode ser 2 ou mais). Um processador ter mais núcleos que um aplicativo precisa não significa que terá um desempenho proporcional, no entanto, pode gerar uma folga de uso considerável, deixando uma boa estabilidade.

Exemplos de aplicativos focados em multi thread são jogos atuais e programas de uso profissional como renderização de vídeo, edição de imagens.

O multi thread é a soma das forças dos núcleos do processador, mas, não é uma soma linear (2+2 não são 4).

Por que isso existe?

Porque desenvolver e construir núcleos cada vez mais poderosos para atender às demandas é muito complicado (não que fazer um processador com vários núcleos seja fácil) e inviável (financeiramente e tecnologicamente).

 

1  QUAL A DIFERENÇA ENTRE A 10ª GERAÇÃO E AS ÚLTIMA ANTERIORES?
A principal diferença está na quantidade de núcleos físicos presentes em cada uma das linhas.
i3 na 8ª/9ª geração: 4 núcleos físicos e 4 threads

i3 na 10ª geração: 4 núcleos físicos e 8 threads (usando a tecnologia HT)


i5 na 8ª/9ª geração: 6 núcleos físicos e 6 threads

i5 na 10ª geração: 6 núcleos físicos e 12 threads (usando a tecnologia HT)

i7 na 8ª geração: 6 núcleos físicos e 12 threads (usando a tecnologia HT)
i7 na 9ª geração: 8 núcleos físicos e 8 threads

i7 na 10ª geração: 8 núcleos físicos e 16 threads (usando a tecnologia HT)

 

i9 na 9ª geração: 8 núcleos físicos e 16 threads (usando a tecnologia HT)

i9 na 10ª geração: 10 núcleos físicos e 20 threads (usando a tecnologia HT)

 

2  COMPATIBILIDADE DE PLACA-MÃE! O QUE MUDOU?

A 10ª geração usa o socket 1200, enquanto as gerações 8ª/9ª usam outro. Isto quer dizer que placas série 300 de socket 1151 são incompatíveis com a nova geração, e vice-versa. Para utilizar os novos Intel Core 10ª geração, é necessário placa-mãe série 400 de socket 1200.
Na questão de coolers (air ou water) que suportam socket 1151, eles ainda são compatíveis com o socket 1200, podendo usar sem nenhum problema.

 

Referências de chipset de placa-mãe para Intel Core 8ª/9ª geração socket 1151:
Básicas: H410

Intermediárias: B460, H470
Avançadas: Z490

 

  • Básicas são as placa-mãe simples que já garantem todas as peças funcionando sem problemas, e mais indicadas para processadores sem o K (bloqueados para overclock). Recomendadas para processadores de entrada e intermediários, já que em alguns casos pode limitar o desempenho de processadores com mais núcleos e/ou clocks altos.
  • Intermediárias por sua vez possuem algumas melhorias em relação as básicas, podendo ter mais conexões de peças, melhor construção/elaboração, melhor codec de som, ter RGB, etc. Recomendadas para qualquer processador.
  • Avançadas são destinadas as pessoas que querem fazer overclocks, Crossfire, SLI e utilizar memórias RAM de alta frequência, sendo indicadas para processadores com o K (liberados para overclock).

 

 

3  BREVE DESCRIÇÃO DOS PRODUTOS
i3 – Processadores básicos que já são mais que suficientes para tarefas básicas, podendo desfrutar de forma um tanto satisfatória na maioria dos jogos. Possui chances de travamentos se não usado de forma moderada. Desempenho equivalente a um i7 de 7ª geração.

 

i5 – Processadores intermediários destinados ao usuário que quer desempenho suficiente para jogos e de grande ajuda em tarefas que demandam muito de seu uso, como realizar transmissões ao vivo, por exemplo.

i7 – Processadores de alto desempenho para jogos, usufruindo bem de tarefas mais exigente e uso profissional.

 

i9 – Processadores de desempenho de sobra para jogos, sendo poderoso em multitarefas e uso profissional.

 

SIGNIFICADO DOS SUFIXOS:

Sem sufixo – Basicamente quando o nome do modelo apresenta somente os números (por exemplo, Core i3-8100 e i7-8700), significa que são processadores padrão, sem nenhuma característica especial, sendo travados para overclock.

 

– Este sufixo significa que o processador é liberado para realizar overclock, sendo que para fazer overclock é necessário uma placa-mãe que também permita o procedimento. (Exemplo de processadores: i5-10600K, i9-10900K)

 

F – Significa que são modelos sem chip gráfico integrado, sendo que com estes processadores é obrigatório o uso de uma placa de vídeo avulsa para poder utilizar o computador, caso contrário não conseguirá liga-lo. Assim como os modelos sem sufixo, também são travados para overclock, salvo os casos onde o modelo tem como sufixo KF, que seria tanto sem chip gráfico como com possibilidade de overclock. (Exemplo de processadores: i7-10700F, i5-10600KF)

 

 DESEMPENHO EM JOGOS

Considerando os jogos lançados até a data citada no início do tópico, os processadores de 10ª geração conseguem utilizar todo o potencial das principais placas de vídeo (RX 570/580, GTX 1660, RX 5600/5700, RTX 2060/2070/2080) em resolução FullHD ou maior, ou seja, não apresentam gargalo, garantindo média de FPS acima de 60 considerando somente o processador. Quando em resoluções menores que 1080p (FullHD), como por exemplo 720p (1280x720),já se nota um escalonamento de desempenho de acordo com a otimização do jogo em aproveitar mais threads que o processador oferece.

O i3 por sua vez tem um porém. Mesmo sendo um salto interessante comparado aos i3 anteriores e tendo um desempenho satisfatório em grande maioria dos casos, pode gerar gargalo se usado com placa de vídeo mid-high e high-end ao querer atingir altos FPS. Placas até nível GTX 1660, RX 5600 e RTX 2060 se tornaria a melhor combinação.
É importante ressaltar que a média de FPS pode variar devido aos demais componentes usados no PC, como placa de vídeo, quantidade de RAM assim como a otimização do sistema, configurações gráficas/resolução...

 

5  DESEMPENHO EM MULTITAREFAS
Para saber qual processador é melhor para certos programas como Blender, algum tipo de streaming ou 7zip/Winrar, tenha em mente que quanto maior a quantidade de threads que o processador apresenta, mais rápido ele poderá executar as tarefas deste tipo. Neste caso, evidentemente há um escalonamento visível entre i3, i5, i7 e i9.

 

6  QUAL COMPRAR OU FAZER UPGRADE

  • Para aqueles que pretendem montar um PC novo e tenha lido até aqui, a sugestão é simples: i3 se quiser usufruir bem na maioria dos jogos e não se importar com programas de multitarefa; i5 para jogar uso satisfatório tanto em jogos como em multitarefas; i7 para garantir sem medo o desempenho em jogos e tiver foco em streaming e/ou em multitarefa; i9 para total desempenho em qualquer situação a longo prazo.
  • Para aqueles que pretendem realizar upgrade e já tenham um Intel de 7ª ou gerações anteriores: Pegar um modelo de 10ª geração da mesma linha já se torna um enorme salto de desempenho. Linha inferiores já pode não trazer muito benefício. Exemplo seria para quem tem um i7 pegar outro i7 e evitar um i5 ou i3.
  • Para aqueles que pretendem realizar upgrade e já tenham um Intel de 8ª/9ª geração: A dica é sempre pegar um processador de linha superior na qual já tem. Por exemplo, quem tem um i3, pegar um i5 ao i9; Quem tem um i5, pegar um i7 ou i9; Quem tem um i7, opcionalmente pegar outro i7/i9 se caso realmente achar que não está dando mais conta do recado.
  • Quem possui Ryzen 3 até série 2000, caso planeje migrar, o ideal para um grande salto de desempenho seria um i5 ou superior.
  • Quem possui Ryzen 5 ou superior não há necessidade de migrar, sendo completamente opcional.

 

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES:
 

SOBRE O FAMOSO GARGALO
De forma genérica, pode se dizer que é quando uma peça está limitando ou atrapalhando o desempenho das demais, afetando a quantidade de FPS (Frames Por Segundo) e provocando travamentos (engasgos, stuttering).

O tamanho do gargalo varia em cada jogo. Os gargalos mais comuns são entre o processador, placa de vídeo e memória RAM.

Vale ressaltar que o gargalo não faz uma peça ter menos desempenho do que poderia na situação, mas sim deixar de utilizar todo seu potencial.
Para complemento, você pode assistir a este vídeo:

LINK: O que é gargalo?

 

COM “K” OU SEM “K”?
Apesar de as versões K serem exclusivas para realizar overclock, os modelos geralmente dispõem um extra de performance. Pode pegar um modelo com K sem problemas, mas fique atento aos coolers indicados que garantam seu bom funcionamento.

 

CUIDADO: PROCESSADOR SEM COOLER!

Alguns modelos de processadores não acompanham cooler, sendo você obrigado a conseguir um que seja compatível que garanta o uso da peça sem problemas. (Confirme nas especificações do produto que esteja interessado)

 

ARTIGOS E TÓPICOS QUE PODEM AJUDAR:

 

 

 

OBS: Lembrando que o tópico no momento é baseado nas minhas primeiras impressões sobre a nova geração, então nem tudo está confirmado, sendo apenas noções e sugestões antecipadas.

Qualquer sugestão/dúvida/correção sobre o tópico é bem vinda!

  • Curtir 3
  • Obrigado 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...