Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HD Espaço "Sumiu" Após Formatação


Posts recomendados

Caros, boa noite!

 

Estava necessitando formatar meu HD, um procedimento normal que sempre fiz.

 

Baixei a .ISO do Windows 10 2004 no site da MS, criei o pendrive bootavel para UEFI, formatado, mas ficou muito ruim, muito lento enfim, imaginei que fosse problema com a ISO e decidi refazer o pendrive mas dessa para dar boot em legacy e converter o HD para MBR , também ficou ruim, decidi então voltar para UEFI e para procurar uma ISO limpa sem essas Att da MS.

 

Ao voltar a bios para UEFI não estava mais conseguindo dar o boot, então tive a brilhante ideia "crio uma partição de 15gb, converto para GPT e dou boot depois exclui a partição em mbr e aumento o volume da outra partição", bom ********** né nem preciso dizer nada.

 

A questão é, estava com duas partições 931gb e 15gb, ao converter o disco 0 para gpt e formatar, instalar windows esse 15 gb não aparecem mais e no gerenciamento não está com "não alocado".

 

Já converti para mbr novamente, formatei e nada desses 15gb aparecerem, será que temos alguma solução?

 

HD 1 TB - WD10JPVX-22JC3T0 

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hm... Interessante. Não entendi o seu problema de "ficou muito ruim". Mas talvez posso te ajudar a recuperar estes 15GB, não sei se você já tentou isso, mas... vamos lá:

No instalador do Windows, pressione Shift+F10. O CMD será aberto. Digite "diskpart" e dê enter, então digite list disk, para listar os discos da máquina, digite "select disk (e o número deste HD, geralmente é 0)", então este disco será selecionado, então digite clean, para fazer uma formatação rápida em todo o disco, isso apagará todo o disco rapídamente, depois, digite "convert (mbr ou gpt)" para escolher o novo formato do disco, e pronto, pode ser que o disco volte ao normal.

 

Pode ser que você já saiba disto, mas se não resolver, tenho várias outras soluções para HD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Math.Pi disse:

Um detalhe: os HDs de 1TB aparecem como 931GB (pela diferença entre GB e MB). Pensando assim, não existem 15GB sobrando.

Sim, também tem este detalhe, o meu HD de 160GB mostra que é no máximo 147GB, mas matematicamente não há nada de errado. Mas pelo o que ele disse ali em cima, parece que realmete algo sumiu. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Math.Pi disse:

Pelo que sei, não dá pra converter só uma partição em GPT. O disco todo é convertido.

 

Sim exatamente, não da por isso disse que foi M### minha.

adicionado 2 minutos depois
55 minutos atrás, MikroTech - Informática disse:

Hm... Interessante. Não entendi o seu problema de "ficou muito ruim". Mas talvez posso te ajudar a recuperar estes 15GB, não sei se você já tentou isso, mas... vamos lá:

No instalador do Windows, pressione Shift+F10. O CMD será aberto. Digite "diskpart" e dê enter, então digite list disk, para listar os discos da máquina, digite "select disk (e o número deste HD, geralmente é 0)", então este disco será selecionado, então digite clean, para fazer uma formatação rápida em todo o disco, isso apagará todo o disco rapídamente, depois, digite "convert (mbr ou gpt)" para escolher o novo formato do disco, e pronto, pode ser que o disco volte ao normal.

 

Pode ser que você já saiba disto, mas se não resolver, tenho várias outras soluções para HD.

 O "muito ruim" = ficou pior do que estava, exemplo clicar com o botao direito na área de trabalho demorava para abrir, incomum ao uma máquina que foi acabada de ser formatada.

 

Já utilizei o diskpart para formatar, converter o disco 0 e nada resolveu =(

 

 

adicionado 4 minutos depois
53 minutos atrás, Math.Pi disse:

Um detalhe: os HDs de 1TB aparecem como 931GB (pela diferença entre GB e MB). Pensando assim, não existem 15GB sobrando.

 

Sim, mas o tamanho normal dele era 946GB disponível(zerado) dividi em duas partições, uma de 931 e outra de 15. 

 

Ao utilizar o diskpart, list disk o disco zero agora apresenta o tamanho menor.

 

diskpart.PNG.675c924c01f3305427ee7ac27931cdf2.PNG

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@pedroh92 Isto pode ser BAD block no HD, ou seja, setores defeituosos no HD, que uma formatação rápida não resolve. Instale o HD Sentinel(baixe do site oficial), e abra-o, de cara já vai mostrar a saúde e o desempenho do HD, se aparecer que está errado alguma coisa ou que a saúde ou desempenho está abaixo dos 70%, daí já temos que tomar outra solução... Já peguei PC que demorava 10 minutos para abrir algo depois da formatação, e era defeito sério no HD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, pedroh92 disse:

 

 

 

Sim, mas o tamanho normal dele era 946GB disponível(zerado) dividi em duas partições, uma de 931 e outra de 15. 

 

Ao utilizar o diskpart, list disk o disco zero agora apresenta o tamanho menor.

 

 

Então você tem 2 HDs. 946GB convertido pra bytes, passa em muito do normal.

adicionado 1 minuto depois

764049107_Semttulo.png.6be310b3ccc3cd6856d093aae6353b9f.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@pedroh92 Fui pensando aqui... E percebi que uma possível solução seria refazer a tabela de partições do HD, ou seja, destruir a estrutura MBR ou GPT e criar outra, faço isso usando o Parted Magic do Hiren´s Boot, e crio a nova tabela de partição usando o Gparted do Linux Parted Magic mesmo, isso deve resolver o problema... Mas é preciso fazer Backup dos seus dados antes, pois isto fazerá esquecer a partição que estava no disco, ou seja, perca dos dados. Infelizmente é esta a solução possível. Recomendo fazer isso quando estes 15GB fazerem falta mesmo, pois fazer BACKUP de tudo só pra ganhar 15GB a mais deve dar um trabalho. Reestruturar a tabela de partição do HD apaga também um suposto vírus que pode estar na MBR, ou seja, que não é apagado nem formatando. O diskpart que eu saiba não refaz totalmente a MBR como um programa do Linux Parted Magic faz. Ainda bem que acabei "achando" esta incrível ferrameta baseada em linux chamada PartedMagic, foi de tanto "fuçar" no Hiren´s Boot CD hahaha. Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/06/2020 às 23:46, MikroTech - Informática disse:

@pedroh92 Fui pensando aqui... E percebi que uma possível solução seria refazer a tabela de partições do HD, ou seja, destruir a estrutura MBR ou GPT e criar outra, faço isso usando o Parted Magic do Hiren´s Boot, e crio a nova tabela de partição usando o Gparted do Linux Parted Magic mesmo, isso deve resolver o problema... Mas é preciso fazer Backup dos seus dados antes, pois isto fazerá esquecer a partição que estava no disco, ou seja, perca dos dados. Infelizmente é esta a solução possível. Recomendo fazer isso quando estes 15GB fazerem falta mesmo, pois fazer BACKUP de tudo só pra ganhar 15GB a mais deve dar um trabalho. Reestruturar a tabela de partição do HD apaga também um suposto vírus que pode estar na MBR, ou seja, que não é apagado nem formatando. O diskpart que eu saiba não refaz totalmente a MBR como um programa do Linux Parted Magic faz. Ainda bem que acabei "achando" esta incrível ferrameta baseada em linux chamada PartedMagic, foi de tanto "fuçar" no Hiren´s Boot CD hahaha. Abraços!

 

Em 06/06/2020 às 23:21, Math.Pi disse:

Então você tem 2 HDs. 946GB convertido pra bytes, passa em muito do normal.

adicionado 1 minuto depois

764049107_Semttulo.png.6be310b3ccc3cd6856d093aae6353b9f.png

 

Em 06/06/2020 às 22:21, MikroTech - Informática disse:

@pedroh92 Isto pode ser BAD block no HD, ou seja, setores defeituosos no HD, que uma formatação rápida não resolve. Instale o HD Sentinel(baixe do site oficial), e abra-o, de cara já vai mostrar a saúde e o desempenho do HD, se aparecer que está errado alguma coisa ou que a saúde ou desempenho está abaixo dos 70%, daí já temos que tomar outra solução... Já peguei PC que demorava 10 minutos para abrir algo depois da formatação, e era defeito sério no HD.

 

adicionado 3 minutos depois

Caros, 

 

Falha minha, acho que essa quarentena não está fazendo bem não haha

 

Tamanho está normal devo ter confundido aqui na correria.

 

Segue link bem explicado.

 

https://www.targethd.net/por-que-o-seu-hd-de-1-tb-nao-tem-1-000-gb/

 

Obrigado a todos.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...