Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
pheduar

Não consigo usar o Dual-Channel na minha placa-mãe

Posts recomendados

Minha setup chegou esses dias. Ela é composta por:

1. Fonte Corsair 450W 80 Plus Bronze CX450;
  2. SSD WD Green, 240GB, M.2;
  3. Placa-Mãe Asus Prime B450M Gaming/BR;
  4. Processador AMD Ryzen 5 1600;
  5. Memória Crucial Ballistix Sport LT, 16 GB (2X8),2666MHz, DDR4.

Como ainda não tive dinheiro o suficiente pra comprar uma placa de vídeo, tenho usado a:

6. Placa de Vídeo PCYes NVIDIA GeForce GT 210 1GB, DDR2;

que é uma placa que eu tenho guardada há anos e acabou quebrando o meu galho, já que esse processador não tem gráficos integrados.

Montei a minha setup no mesmo dia que ela chegou, mas acabei percebendo que ela não dá vídeo quando uso os primeiros slots de RAM da placa-mãe (A1 e A2). Na primeira vez que montei, encaixei os pentes no A2 e B2, como manda o próprio manual de instruções da placa-mãe:

image.png.d4980e6b88188ddd7a21c3645075cfc2.png

Como o resultado era sem vídeo e eu fiquei desesperada, variei diversas vezes a RAM em busca de um sentido pra aquilo estar acontecendo. Como resultado, apenas obtive vídeo se encaixasse a RAM em B1 e/ou B2. Os slots tanto de A1 quanto de A2 simplesmente não funcionam.
Meu troubleshooting pra tentar resolver o problema:

1. Limpar tanto os slots quanto os pentes de memória.
  2. Verificar os pinos do processador. Não apresentam qualquer problema.
  3. Afrouxar um pouco o cooler. Ele continua firme, mas aparentemente não é o problema.
  4. Atualizar/resetar a BIOS.
  5. Ativar o D.O.C.P.

Como nada disso funcionou, tenho pensado que é realmente um defeito de fábrica.
E então? O que vocês acham?

PS: Fora o fato de eu não conseguir usar o Dual-Channel, o PC funciona perfeitamente.

Só preciso saber se posso fazer alguma coisa, ela ainda tem garantia de retorno.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

coloca no b1 e no b2

Compartilhar este post

Link para o post

Então.

Já estão na B1 e na B2.

Só estou preocupada quanto o A1 e o A2 não estarem funcionando...

E como estão ambas em B, não tem dual-channel, também; que é algo que vejo necessidade na minha utilização da setup, que é principalmente pra edição/programação.

Compartilhar este post

Link para o post

canais b1 e b2 sao os melhores canais para dual chanel tenta colocar no a1 e b1 pra ver se resolve  r= print(obs: programçao n exige mt de hardware );

Compartilhar este post

Link para o post

Mas são exatamente nomeadas B porque são canal B. Isso significa especificamente que ambos estão no mesmo canal, então não fazem dual-channel.

O sistema de dual-channel funciona apenas se houver uma RAM em um canal, e outra RAM no canal adjacente; ou seja, no meu caso, seria uma RAM em A e uma RAM em B.

E sim, já tentei colocar uma RAM em A1 e outra em B1. Também tentei ligar com apenas uma RAM em A1 ou A2. Todas as possibilidades, fora colocar quatro pentes de RAM (o que eu não tenho e com o problema atual, duvido que funcionaria), já foram testadas.

Compartilhar este post

Link para o post
9 horas atrás, pheduar disse:

Mas são exatamente nomeadas B porque são canal B. Isso significa especificamente que ambos estão no mesmo canal, então não fazem dual-channel.

O sistema de dual-channel funciona apenas se houver uma RAM em um canal, e outra RAM no canal adjacente; ou seja, no meu caso, seria uma RAM em A e uma RAM em B.

E sim, já tentei colocar uma RAM em A1 e outra em B1. Também tentei ligar com apenas uma RAM em A1 ou A2. Todas as possibilidades, fora colocar quatro pentes de RAM (o que eu não tenho e com o problema atual, duvido que funcionaria), já foram testadas.

Mesmo se testar apenas um slot de memoria no a1 ou a2 dá video? Pelo o que entendi a unica forma de dá video é coloando no b1 e b2, ai não funciona o dual. Primeiro testa apenas um pente de memoria funcional em cada slot e vê se da video e em quais e tras os resultados. Se conseguir dá video em algum slot de memoria, tenta atualizar a bios da placa-mãe. 

Compartilhar este post

Link para o post

Eu já tentei colocar apenas um pente de memória em A1 ou em A2. Mesmo assim não consigo vídeo.

A minha BIOS também está atualizada. Já tentei também reseta-la, o que também não trouxe qualquer diferença.

Por muito tempo fiquei pensando que seria algum pino torto do processador, que fizesse com que eu não conseguisse usar o dual-channel. Mas se o problema fosse usar o dual-channel especificamente, eu ao menos conseguiria usar um pente em A1, certo? Isso me fez pensar ser algum problema mesmo na placa-mãe, ou mesmo a pressão infligida pelo peso do cooler.

Me indicaram a ligar pra fabricante e tentar obter respostas o suficiente pra saber se devo trocar a peça ou não.

Compartilhar este post

Link para o post
37 minutos atrás, pheduar disse:

Eu já tentei colocar apenas um pente de memória em A1 ou em A2. Mesmo assim não consigo vídeo.

A minha BIOS também está atualizada. Já tentei também reseta-la, o que também não trouxe qualquer diferença.

Por muito tempo fiquei pensando que seria algum pino torto do processador, que fizesse com que eu não conseguisse usar o dual-channel. Mas se o problema fosse usar o dual-channel especificamente, eu ao menos conseguiria usar um pente em A1, certo? Isso me fez pensar ser algum problema mesmo na placa-mãe, ou mesmo a pressão infligida pelo peso do cooler.

Me indicaram a ligar pra fabricante e tentar obter respostas o suficiente pra saber se devo trocar a peça ou não.

Está parecendo ser problema no slot da memoria mesno. So fazendo um teste completo dará pra ter 100% certeza.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

placa-mae-popup.jpg

Tenha uma nova fonte de renda!

CLIQUE AQUI E CONFIRA AGORA MESMO!