Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cartão SD como memória aleatória (RAM)


Posts recomendados

Bom vamos do começo.

 

Tenho um notebook Acer E5-571 

i5-5200U

12GB DDR3 1600Mhz (não originais eu coloquei)

GT820M

HDD 1TB

 

Utilizo esse computador para principalmente para trabalhar, estudar e raramente jogar hehe.

 

Pensando na nova tecnologia Optane da intel e visando que meu notebook não tem espaço para SSD ou até mesmo o candy, logo que SSDs de grande armazenamento são bem salgados e para meu uso preciso de muito espaço de armazenamento, pensei em usar um cartão SDHC II que tenho largado aqui de 170MB de leitura não para alocar o sistema operacional e sim como memória aleatória. Segundo alguns testes feitos via programas a velocidade do cartão SD é maior que o HDD e pensando que o processador manda uma solicitação para o HD ou SSD e ele envia as informações para memória RAM, que devolve para o processador será mesmo que compensa usar o SD para isso ou não, vou ganhar desempenho? Algum guru pode me ajudar, desde já agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

image.png.9ce7cb1261ca995f9d02fa2e1693fb47.png

 

veja que em DDR4 em situações de bom desempenho chegamos a 25,6GB/s de largura de banda de um pente, a velocidade de um SD é de ~90MB/s para os cartões mais parrudos:

image.png.c51c0047764692e14e60d965b560a12e.png

 

é preferível colocar mais um módulo de RAM mesmo ou substituir um existente por um maior se o objetivo é desempenho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...