Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

upgrade no pc do meu pai


Posts recomendados

Boa tarde, acabei de visitar meu pai e ele está reclamando da lentidão no computador dele (ultimamente ele vem tendo que usar mais pois esta de home office etc)

 

o pc é bem velho, já deve ter uns 10 anos de uso e realmente demorou cerca de 5 minutos para ligar, tudo demorando uma eternidade para abrir, mesmo após uma meia hora de funcionamento...

quando entrei no gerenciador de tarefas tava indicando 100% do disco em uso, a cpu estava com cerca de 20% e a memória em uns 70% (isso sem nenhum programa em funcionamento)

 

 

 dei uma olhada rápida nas configurações:

 

placa-mãe: Biostar g31m

processador: pentium Dual-Core E5200 @2.50 GHZ

2gb de memória ram (não sei o modelo)

algum hd genérico

gabinete genérico 

fonte genérica

 

meu pai mal sabe mexer em pc e precisa apenas para uso básico (edição de textos, navegar na internet, coisas do tipo)

 

minhas dúvidas:

 - tem como fazer esse pc funcionar melhor só mexendo nos programas ou formatando, considerando que não tem praticamente nada instalado nem setado para inicializar automaticamente?

 

- pensei em trocar o hd por um SSD e colocar tipo 8gb de memória ram, talvez trocar a fonte tb

o que acham, vai resolver? tem como salvar ou é melhor montar uma máquina nova do zero?

 

Obrigado pela ajuda, não sou nenhum usuário avançado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, aruaei disse:

minhas dúvidas:

 - tem como fazer esse pc funcionar melhor só mexendo nos programas ou formatando, considerando que não tem praticamente nada instalado nem setado para inicializar automaticamente?

Não, o problema aqui não é otimização de software, é simplesmente o hardware que não aguenta por ser muito fraco para os padrões e hoje.

 

27 minutos atrás, aruaei disse:

- pensei em trocar o hd por um SSD e colocar tipo 8gb de memória ram, talvez trocar a fonte tb

O SSD vai dar uma ajuda enorme, e de brinde pode ser aproveitado em uma nova máquina no futuro, então vale a pena. Considere já pegar um de 240gb para ter folga de enfiar algumas tralhas como vídeo e afins, e também porque geralmente o desempenho é maior nesses modelos mais básicos.

 

Já a RAM... bem, em tese colocar 8gb seria muito bom. O problema é que isso não é possível nesse PC, o máximo que você consegue é colocar 2 pentes de 2gb, totalizando 4. Talvez se os 2 gb que você tem já forem em um pente único, pode tentar achar um baratinho no mercado livre para aumentar a capacidade.

 

31 minutos atrás, aruaei disse:

o que acham, vai resolver? tem como salvar ou é melhor montar uma máquina nova do zero?

O problema de montar uma máquina nova é arrumar o que fazer com a velha, fora o preço (óbvio). Eu só jogaria o SSD mesmo e veria se já é suficiente para quebrar o galho; na pior das hipóteses, você já tem o SSD da nova máquina mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

obrigado galera, comprei um ssd que chegou hoje

fds visito o coroa e instalo para fazer os testes...

 

quanto a memoria ram, pelos poucos testes que fiz ela não estava 100% em uso, vou continuar testando só o ssd, como a placa não aceita 8gb caso ache necessário tento dobrar a ram pra 4gb

 

realmente se livrar da máquina velha seria um problema, espero que já fique utilizável, depois atualizo aqui

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...