Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sistema Peltier para processador/placa de vídeo


Posts recomendados

Olá meus amigos

Adquiri um PC recentemente e estou querendo melhorar seu desempenho reduzindo a temperatura do processador e placa de vídeo. Hoje possuo uma placa-mãe da gigabyte AB350M, um processador Ryzen R5 2600 e uma placa de vídeo RX 590 (esquentadinha).

Minha ideia para reduzir a temperatura é a seguinte:

Pensei em usar o famoso Peltier como fonte de refrigeração. Acoplado entre o processador e o dissipador do cooler, ele irá resfriar o processador de um lado e do outro lado da pastilha, será resfriado pelo cooler (pra quem não conhece sobre essa pastilha Peltier, basicamente é uma placa que esfria de um lado ao mesmo tempo esquentando do outro).

Essa é a ideia, a pastilha puxa 60w com 12v, exatamente o que uma fonte me dispõe. O funcionamento dela sem influência térmica externa, chega a -30° de um lado e 70° do outro na teoria. Sei que abaixo de 5° começa a condensar e isso é muito perigoso para um processador e para placa-mãe, com isso pensei em acionar ele de forma automática com um termostato, sempre que a temperatura do processador chegasse a 20° por exemplo, o termostato desligaria o Peltier, e sempre que chegasse a 50° por exemplo, ligaria o Peltier.. 

Com isso, tenho dois pontos a se pensar.

Como o sensor do termostato mediria a temperatura do processador? Simplesmente direcionando em contato com ele? A placa-mãe tem pinagem para acionar um "cooler" quando o processador chegasse a tal temperatura? Se tiver, poderia usar como gate para meu sistema ligar e desligar sem precisar de sensor no termostato.

Outro ponto, será se o Peltier é eficiente ao ponto de esfriar um processador a 80° ? Será se o cooler daria conta de resfriar o lado que aquece do Peltier sem nenhum problema??

 

Pessoal, lamento pelo livro escrito mas não achei outra forma de esclarecer essa ideia, sintam a vontade de opinar, obrigado.

Abraço!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema é o seguinte, apesar da pastilha esfriar de um lado e aquecer do outro, na soma geral ela gera calor. Então, na prática, o seu dissipador da CPU/GPU vai ter que dissipar mais calor do que sem a pastilha. Se quer resfriar melhor a CPU, procura um cooler mais parrudo, e a GPU idem. Aqui no BR são raros os GPU coolers custom, mas na gringa tem bastante. Exemplo: https://www.amazon.com/dp/B00HHMJIIO?tag=pclaunch-20&linkCode=ogi&th=1&psc=1

Só uma coisa a notar, se sua placa de vídeo ainda está na garantia, a maioria das fabricantes invalida caso você desmonte a placa.

adicionado 2 minutos depois

Outro problema fundamental, específico pra GPU, é que com a pastilha você adiciona um vão, impedindo que o bloco encoste nas memórias, mosfets, etc, prejudicando o resfriamento da placa como um todo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Shaman93 Seria bem mais prático e pouparia todo trabalho. Um sistema desses gastaria no máximo 100,00 

Adotando um cooler mais parrudo, resolveria com certeza mas fica mais caro.

 

Usando o Peltier, teria mais calor para dissipar realmente, não testei na prática a eficiência dele, mas pode ser que não seja viável mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Breno Alves Pierre disse:

@Shaman93 Seria bem mais prático e pouparia todo trabalho. Um sistema desses gastaria no máximo 100,00 

Adotando um cooler mais parrudo, resolveria com certeza mas fica mais caro.

 

Usando o Peltier, teria mais calor para dissipar realmente, não testei na prática a eficiência dele, mas pode ser que não seja viável mesmo.

Eu tenho um Lucifer K2 num processador igual ao seu, paguei R$ 150 ano passado e baixou em 25 graus a temperatura em relação ao cooler stock (em estresse). Depois ainda adicionei +1 fan, ficou um sistema push and pull, mas não cheguei a medir de novo. Deve ter baixado +1 ou 2 graus pelo menos. No final também ajuda a resfriar a GPU, porque o cooler tipo torre joga praticamente todo o calor direto pra fora, em vez de espalhar dento do gabinete, como o cooler stock.

Achei a review de um sistema de WC+peltier (antigo) pra resfriamento de CPU e os resultados não são muito animadores, teve o desempenho próximo ao de um air cooler já fora de fabricação, mas visualmente semelhante ao Gammaxx 400, com ventoinha no máximo. Provavelmente perderia pra qualquer WC de 240 mm, ou mais, atual. A vantagem ficou no cenário em que as temperaturas ambientes são altas, a temperatura com o air cooler aumenta proporcionalmente, enquanto com o WC+peltier se mantém baixa (mas isso vem associado com consumo energético e barulho).

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Shaman93

11 minutos atrás, Shaman93 disse:

Eu tenho um Lucifer K2 num processador igual ao seu, paguei R$ 150 ano passado e baixou em 25 graus a temperatura em relação ao cooler stock (em estresse). Depois ainda adicionei +1 fan, ficou um sistema push and pull, mas não cheguei a medir de novo. Deve ter baixado +1 ou 2 graus pelo menos. No final também ajuda a resfriar a GPU, porque o cooler tipo torre joga praticamente todo o calor direto pra fora, em vez de espalhar dento do gabinete, como o cooler stock.

Achei a review de um sistema de WC+peltier (antigo) pra resfriamento de CPU e os resultados não são muito animadores, teve o desempenho próximo ao de um air cooler já fora de fabricação, mas visualmente semelhante ao Gammaxx 400, com ventoinha no máximo. Provavelmente perderia pra qualquer WC de 240 mm, ou mais, atual. A vantagem ficou no cenário em que as temperaturas ambientes são altas, a temperatura com o air cooler aumenta proporcionalmente, enquanto com o WC+peltier se mantém baixa (mas isso vem associado com consumo energético e barulho).

 

Excelente meu amigo, realmente vou estudar sobre seu cooler tipo torre, não conhecia, estou entrando nesse mundo agora, mas gostei muito do seu funcionamento e o resultado da temperatura que ele abaixou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Breno Alves Pierre disse:

@Shaman93

Excelente meu amigo, realmente vou estudar sobre seu cooler tipo torre, não conhecia, estou entrando nesse mundo agora, mas gostei muito do seu funcionamento e o resultado da temperatura que ele abaixou.

Aqui tem uma ótima referência, classifica em hierarquias muitos CPU coolers disponíveis no mercado. Coolers da mesma hierarquia tem desempenho semelhante. Veja que o Lucifer K2 é tier 4, então os tiers 3, 2 e 1 teriam desempenho melhor ainda. Mas aquela coisa, a partir de um momento o desempenho sobe logaritmicamente (vai estagnando) enquanto o preço sobe exponencialmente. Pessoal que compra coolers tier 1 e 2 geralmente tá pensando em OCs extremos e não se importando muito com preço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Shaman93

10 horas atrás, Shaman93 disse:

Aqui tem uma ótima referência, classifica em hierarquias muitos CPU coolers disponíveis no mercado. Coolers da mesma hierarquia tem desempenho semelhante. Veja que o Lucifer K2 é tier 4, então os tiers 3, 2 e 1 teriam desempenho melhor ainda. Mas aquela coisa, a partir de um momento o desempenho sobe logaritmicamente (vai estagnando) enquanto o preço sobe exponencialmente. Pessoal que compra coolers tier 1 e 2 geralmente tá pensando em OCs extremos e não se importando muito com preço.

Acredito que um deepcool tier 4 já seja o suficiente. Você costuma usar OC ? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Breno Alves Pierre disse:

@Shaman93

Acredito que um deepcool tier 4 já seja o suficiente. Você costuma usar OC ? 

Sim, eu uso a 3,975 GHz e 1,3 V. Em estresse máximo (Prime95 small FFTs) vai a perto de 120 W, de acordo com a leitura do HWMonitor (em stock é 87 W), e a temperatura fica na casa dos 65 (agora no inverno, no verão imagino que pegaria uns 75~80). Num uso mais cotidiano, por exemplo rodando algum jogo que puxe uns 50% de uso, dificilmente passa dos 50 graus e as ventoinhas ficam sempre no mínimo.
Esse OC ficou "rock solid", aguenta horas a fio de Prime95, OCCT, y-cruncher, Realbench e por aí vai. Pra uso 'normal', jogo, eu consigo colocar a 4.1 ~ 4.2 GHz com a tensão se aproximando do limite (1.375 V), mas aí já não fica totalmente estável em estresse e eu prefiro não arriscar instabilidade.

Como referência, a recomendação pra Zen+ é manter a temperatura abaixo de 85 pra OC até 1.33 V e abaixo de 65 pra OC até 1.375 V. Por outro lado, já foi demonstrado que 1.425 V degrada o chip em poucos meses (provavelmente relacionado à eletromigração), mesmo com a temperatura mantida em 50~60 graus.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vale lembrar que hardware mais frio nao significa necessariamente mais desempenho.

 

sobre as pastilhas todo o informado acima eu assino em baixo.

 

sobre a forma de medir a temperatura eu usaria um termopar em um bloco intermediário (bloco de aluminio entre a pastilha e o processador) e alimentaria o sinal do termopar num controlador PWM, assim você consegue colocar exatamente a temperatura que quiser no cpu, contanto que o "lado quente" esteja devidamente refrigerado.

em aditivo eu colocaria um termopar no lado quente pra abortar o funcionamento caso a coisa fuja de controle.

este seria o sistema ideal com peltier e de maior eficiencia (com peltier)

 

como  hardware que você tem não precisa de refrigeração adicional, só de ventilação adequada no gabinete

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!