Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

SSD Trim vale a pena?


Visitante
Ir à solução Resolvido por mick 07,

Posts recomendados

Olá boa noite a todos

Há cerca de três anos, comecei a usar SSDs em minhas máquinas e de meus clientes, por ser uma excelente solução frente ao HD. Quando ainda usava HD, lembro que deixava completamente desfragmentado, porém quando instalei o SSD, o programa de desfragmentação começou a chamar o processo de Trim.

Lembro de ter perguntado à um primo, mais experiente no ramo que eu, o que significava Trim e se devia fazer. Ele disse que era basicamente uma "desfragmentação" de SSD, mas que não valia a pena fazer, pelo fato de estar fazendo grandes processos de leitura e escrita, diminuindo em muito a vida útil.

 

Agora pergunto, 3 anos depois, a mesma coisa para vocês:

1. O que é o Trim?

2. Vale a pena fazer?

Uso minha máquina com 1 SSD e 4 HDs de alta capacidade, e dá uma agonia desfragmentar os HDs e deixar o SSD desmarcado hehe

Se necessário, meu setup está na minha bio, e os programas de desfragmentação que uso são Defraggler e IoBit Smart Defrag Free

Obrigado desde já

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, Theodoro19

O Trim é uma ferramenta que diz ao seu SSD quais os dados podem ser excluídos, depois que ele indica esse dados, eles são apagados na próxima rotina que é chamada de "Coleta de lixo". Sem ele o sistema não saberia quais os setores do disco teriam os dados validos e usuais.

Além disso, ele também influencia a vida útil do SSD, pois consegue fazer um tipo de nivelamento de desgaste, gravando informações de forma a ter um gasto igual de todos os setores.
No sistema posteriores ao Windows 7, essa ferramenta já funciona de forma nativa.

##EDIT
Ele consegue trabalhar de outra forma, mesmo se o seu sistema operacional não for compatível com o Trim, mas não de forma tão eficiente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para saber se o Trim está ativado ou não, abra o cmd como Administrador e digite

fsutil behavior query DisableDeleteNotify

DisableDeleteNotify = 1 (Windows TRIM DESABILITADO)
DisableDeleteNotify = 0 (Windows TRIM HABILITADO)
Como ativar o TRIM no seu SSD?

Se apareceu o número 1 para você após o comando, como ma imagem abaixo, veja como ativar o TRIM.

Basta digitar o seguinte comando (seguido de Enter):

fsutil behavior set DisableDeleteNotify 0

Como redefinir a frequência do TRIM

Se o valor que apareceu quando você executou o comando foi "0", e o seu TRIM já estava habilitado, você pode redefinir a frequência, para um melhor desempenho do seu SSD.

1. Abra o menu iniciar e procure por "Otimizar unidades" e execute como administrador

2. Na lista de discos, selecione o SSD (deve aparecer o disco e ao lado, "Unidade de Estado Sólido") e clique em "Alterar configurações"; 

3. Em frequência, selecione a opção diariamente e depois clique em "OK".
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@f_neto Segue um print da minha tela. Não consegui entender pois você disse que 0 é habilitado porém no meu PC aparece 0 desabilitado...

 

 

Sem título.png

adicionado 1 minuto depois

para deixar claro, entendi o que significa TRIM, mas não sei se meu PC tem ele habilitado, já que a informação dele está controversa à sua

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

O seu TRIM está ativado. Essa confusão se dá pela nomenclatura que a Microsoft colocou nesse comando, pois o zero ali significa que a desabilitação do TRIM está desativada, ou seja, o próprio TRIM está ativado, ou seja, é dizer que desativou a desativação (percebe como é confuso?).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...