Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador desligado durante tempestade não liga mais


Posts recomendados

Boa noite, preciso muito da opinião de vocês sobre o que pode ter acontecido, porque eu não faço questão do que possa ter queimado meu computador.

 

Essa semana deu uma chuva muito forte com trovoada de madrugada, e assim que começou a chover, eu desliguei o computador e o monitor, até ai tudo bem, fui dormir tranquilo. No dia seguinte, fui ligar o computador, e ele nao ligou, eu insisti muito, e ele ligou, mas o bizarro é que o cooler do processador rodou, da placa de vídeo também, fonte na rotação normal, mas o LED do Power que fica no gabinete não acendeu, só do LED que indica a leitura de dados (um vermelho, perdão se eu estiver errado no nome). Aí eu fui fazer o teste, desmontei tudo, fiz os seguintes procedimentos:

1. Ligar só a fonte com o clips no fio verde e preto, deu partida normal;

2. Retirei minha Placa de Vídeo, liguei o monitor direto na placa-mãe, nada;

3. Retirei o cooler do processador, revisei se ele estava em condições normais, repassei a pasta térmica, coloquei o cooler, tentei ligar, nada;

4. Tentei tirar as memórias, ligar sem elas, nada, troquei de slot, nada;

5. Tentei ligar só com a memória e o processador, nada.

 

Nada que estava na tomada com o computador queimou, e eu não uso estabilizador, e minha fonte da Cougar tem proteção para variações na energia, e mesmo assim, o computador estava desligado. 

Aí quando eu estava quase desistindo, ele quase ligou, a luz do Power acendeu e o monitor quis ligar, eu estava preocupado que minha VGA tivesse queimado, mas ela deu sinal de vida, então eu conclui que minha placa-mãe foi pro brejo.

 

O que será que aconteceu? Eu pesquisei muito e só achei um caso parecido com o meu na internet, será que a corrente elétrica veio pelo modem? Me ajudem a decifrar esse mistério, por favor!

 

Agradeço desde já a paciência de quer ler tudo isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Afrânio Amorim 1- Não é que a fonte está armando com a ligação do GND com o PS_ON, que significa que ela está boa, tem que fazer o teste do secundário (testar as tensões de saída), se tiver dificuldade, pesquise sobre.

 

2- Se a sua placa-mãe dá BEEP(Possui Speaker), tente liga-la sem a memória RAM, se der uma sequência de BEEPS, já é um sinal de vida. Faça isto com o mínimo de componentes possível, sem placa de vídeo, sem nenhum cabo conectado(só o da fonte).

 

3- Para testar se a placa-mãe está funcionando, e está com problema no vídeo, use um teclado, se os leds do teclado como o Num Lock podem acender e apagar, então já é um sinal de vida. 

 

Enfim, pode ser defeito no secundário da fonte, faça vários testes com a fonte. Limpe toda a máquina e faça o teste sem memória RAM e com os LEDS do teclado. Pode ser vários outros problemas também, não vou perder meu tempo citando todos.

 

Estou aguardando...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Afrânio Amorim disse:

1. Ligar só a fonte com o clips no fio verde e preto, deu partida normal;

Esse teste não é extremamente superficial, e basicamente serve para testar se os fusíveis e varistores primários da fonte estão bons. A fonte ligar não significa que ela esteja boa...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ricardov Então, eu pensei nessa possibilidade, eu uso a Net/Claro, e a fiação vem direto do poste né, eu lembro do técnico pondo a escada no poste no dia que ele veio instalar

 

@lionlucas Vou tentar fazer isso amanhã, mas minha cidade está parada e eu não tenho outra fonte :(

 

@MikroTech - Informática

1. Vou tentar achar alguma assistência técnica amanhã na minha cidade, as que não faliram estão fechadas.

2. Infelizmente ela não tem Speaker.

 

3. Quando ele da partida o mouse acende l led, meu headset também, mas o teclado nem acende, nada.

Obrigado por compartilhar seu conhecimento e me ajudar.

 

@Lucas3301 Eu pensei que a fonte estava a salvo por ela estar desligada, não é uma super fonte das de ponta, é uma Cougar VTE 500, sou leigo com relação a fontes, mas me indicaram essa e me supriu muito bem já que minha VGA é apenas uma GTX 1050 TI.

 

Farei o que vocês me indicaram para testar e se eu conseguir solucionar eu posto o resultado, mais uma vez muito obrigado pela ajuda, esse computador é minha fonte de renda e de onde eu tiro o sustento para minha família, e minha cidade está muito mal de lojas para assistência técnica por causa da pandemia, então eu tô correndo atrás de me informar antes de sair e ter que ir até outra cidade para levar meu computador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Afrânio Amorim Um conselho. Antes de levar pra qualquer assistência técnica, temos que saber sobre a assistência técnica, se ela é de confiança ou não. Existem várias que causam prejuízo pro cliente, que só fazem o básico e apenas trocam peças (até a placa-mãe), geralmente eles condenam facilmente uma peça e exigem substituição da mesma, pesando no orçamento. Também existem ótimas assistências técnicas, as que realmente fazem reparo para satisfazer o cliente, entendem de eletrônica e informática e fazem reparos nas peças, como na placa-mãe e na fonte, e cobram um peço acessível com ótima qualidade, e o PC dura vários anos, mas estes técnicos altruístas são raros...

 

Apenas um aviso, digo isso por experiência própria. Tenho pouquíssima experiência, apenas 1 ano, não tenho diploma por ser de menor, mas sempre busco conhecimento e tento ser o melhor técnico possível. Que bom ter te ajudado de uma certa forma, mesmo eu tendo pouco tempo de experiência e conhecimento. Abraços! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...