Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Após ultima atualização : NO BOOTABLE DEVICE


Posts recomendados

Olá a todos,

 

Não estou certa se este é o tópico correto; Também não sei se a atualização do Windows 10 causou o problema, ou foi coincidência.

 

Tenho um notebook Dell. Ele vem com um SSD 256Gb com Windows 10 Home 64 + HD 1Tb 5400rpm.

 

Fiz um ATUALIZAR e DESLIGAR. E fui dormir.

 

Agora ele fica um tempinho com o logo da DELL na tela, e depois de um tempo aparece a mensagem WARNING MESSAGE NO BOOTABLE DEVICE na ferramenta "Support Assist: Pre-Boot System Performance Check".

 

Li vários tópicos e fórums, mas nada do que tentei mudou a situação.

 

Acessei o menu de ferramentas do notebook através do F12.

 

No DEVICE CONFIGURATION - exibe ambos discos.

No BIOS SETUP - exibe ambos os discos.

No DIAGNOSTICS, executei o básico e depois o completo - foram quase 7 horas - e ele indicou que estava tudo OK.

 

Fiz um pendrive com Ubuntu via RUFUS para tentar visualizar algo - Mas só apareceu o HD de 1Tb; o SSD não foi listado.

 

Fiz um pendrive com o Windows 10 para tentar uma recuperação - A opção de recuperação estava desabilitada. Consegui só fazer um backup do HD para um externo.

Ao tentar uma instalação do zero, ele só conseguiu localizar o HD; Não listou o SSD.

Aliás, esse pendrive foi gerado 2x - tanto pelo arquivo direto do site da Microsoft, como pela ferramenta da DELL para reinstalar o SO; em ambas o mesmo problema.

 

"Google" parece indicar que a questão é do UEFI - meu conhecimento é zero. Usei vários tópicos para ver se corrigia  o problema, mas não.

 

Usando o F12, na listagem de opções aparecia UEFI : Windows Boot Manager. Tentei selecionar esta opção manualmente, mas não funcionou.

 

Então, alterei o modo de boot seguro de ON para OFF. Não funcionou.

 

Na BIOS, removi a entrada "Windows Boot Manager".

 

Com a listagem zerada, o F12 agora exibia "UEFI TEON CV8-8E256-11 SATA 256Gb Partition 1" - Achei que isso era um bom indicativo, já que o SSD apareceu; Mas não.

 

Na BIOS, fiz um ADD BOOT seguindo um passo-a-passo que não deu certo - e estou achando que isso está causando o problema em si.

A nota dizia para criar uma entrada usando /EFI/Boot/bootx64.efi ; Mas no meu caso o /EFI/Boot aparece vazio.

Consegui achar esse arquivo em /EFI/dell/SOS/bootx64.efi.

Criei uma entrada usando este arquivo, e selecionando ele manualmente no boot, mas não funcionou.

 

Por sinal, no ADD BOOT ele lista filesystems FS0 até FS5.

O FS0 é o HD de 1Tb (D:)

O FS1 lista/ EFI

O FS2 exibe o conteúdo do C:, que é o SSD, com as pastas do Windows / Arquivos de Programas / etc

Os demais listam diretórios como IMAGE e RECOVERY, mas não encontrei o arquivo bootx64.efi neles.

Aliás, ao acessar os subdiretórios exibidos no FS, ele demora uns 30 segundos para ver a árvore do diretório selecionado - mas imagino que ele esteja acessando 

de modo meio que direto, sem uma visão armazenada prévia, então deve ser mais demorado mesmo.

 

Como as tentativas com pendrive não reconheceram o SSD - mas a BIOS reconhece sem problemas - estou imaginando o que está faltando

para os SO reconhecerem a existência do SSD.

 

Como tenho backup dos dados, não me importo de instalar o Windows do zero se necessário.

 

Obrigada,

 

PS: É óbvio que faz 4 meses que minha garantia expirou :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tentei, com o pendrive gerado pelo site da MS,

* Fazer a recuperação do UEFI, mas ao executar ele pede para fazer um reboot e nada acontece.

 

Usando o vídeo "Refazer o Boot do Zero em Sistemas UEFI" como referência:

* Acessei o PROMPT DE COMANDO para usar o DISKPART. E apesar da BIOS listar o FS do SSD e do HDD, no DISKPART do pendrive só lista o FS do HDD. Ele diz que possui FS de 0 até 2, tentei acessar todos, mas só listava o HDD mesmo.

 

Vi alguns lugares onde pessoas tentam instalar W10 num SSD novo, e em geral esse problema é relacionado com a formatação do mesmo - Mas acho que isso não se aplica aqui, uma vez que o SSD está no formato que veio de fábrica, e não acho que atualização do W10 iria mudar o tipo de formatação.

 

Obrigada,

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...