Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Excel Atualização Automatica entre Planinhas


Ir à solução Resolvido por Midori,

Posts recomendados

Bom dia,

 

     Alguem, poderia ajudar por favor? 

     Trabalho com tem planilhas, A, B e C.

     A planilha A é onde crio e atualizo os preços das materias primas. 

     A planilha B é onde coloco a quantidade de materia prima utilizada para determinado produto e a mao de obra.

     A planilha C é onde o da valor que deve ser vendido.

     O problema é que todas as vezes que atualizo a planilha A, tenho que abrir a planilha B, para a planilha C ser atualizada, caso contrario, a planilha C não atualiza. 

     Hoje tenho 500 planilhas B e toda vez que atualizo a A, preciso abrir uma a uma a B, para a C ser atualizada. Essas planilhas então ligadas com a função PROCV.

     Desde ja, agradeço qualquer atenção dispensada.

                                       Att,

                                                     Thiago

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vejamos... você altera uma informação no arquivo A. Esta alimenta o arquivo B que fornece dados para o arquivo C. Se você altera A, B não se atualiza automaticamente, ficando com o último dado. Ele só atualizará em B quando este for aberto mesmo.

 

Posso sugerir que você transfira os dados que estão em A para uma planilha dentro do arquivo B e passe a trabalhar só com B e C. Assim, as alterações que você fizer nesta planilha de valor de matéria prima alimentarão as fórmulas de matéria prima e mão de obra, atualizando o preço de venda no arquivo C.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, Kleber...

Não teria alguma formula ou configuração do excel, para que possa facilitar a minha vida?

 

A Planilha "A", eu insiro todas as novas materias primas e atualizo os preços.... são mais de 200 itens....

A planilha "B", eu vejo quais e as proporções de materias primas que vão no produtos... então eu uso a função PROCV, para buscar o valor da materia prima na planilha "A"...

Ex.:

Planilha A      Areia R$5,00/kg                                   Planilha B utilizo 0,5 kg + Mão de Obra R$1,00     

                      Areia R$5,00/kg      <-- PROCV-->      Custo R$2,50+R$1,00 = R$3,50 (celula B10)

 

A planinha C, puxo da "B" o custo (=planilhaB!B10)  R$ 3,50 + % (imposto e despesas), que me da o valor de venda.

 

Então todas vez que atualizo o valor da materia prima (planilha A), preciso abrir uma a uma a planilha B (são mais de 500), para poder atualizar a (planilha "C") o valor de venda. 

                          Att,

                                         Thiago

 

                 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

Em 22/06/2020 às 16:14, Midori disse:

Para automatizar o processo de abrir as planilhas e atualizar você pode usar macro.

          Bom dia, @Midori....

          Desculpe minha ignorância, mas tem como criar um macro apenas para abrir e fechar arquivos do excel?

 

          Atualizo a planilha "A", apenas abro, fecho e salvo a planilha "B", para a planilha "C" ser atualizado. 

     

            Obrigado novamente.

                    Att, 

                      Thiago

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Souza_Custo  Atribui "C:\Teste" como o diretório das planilhas, adapte conforme o seu caso e deixe apenas os arquivos do Excel necessários dentro dele (é possível colocar um IF para pular arquivos de outros formatos, mas deixei assim para simplificar). A macro vai abrir, salvar e fechar todos os arquivos.

 

Sub Macro()
    Dim Planilha    As Workbook
    Dim Arq, Pasta  As String
     
    Pasta = "C:\Teste\"
    Arq = Dir(Pasta)

    While Arq <> ""
        Set Planilha = Workbooks.Open(Pasta & Arq, True)
            Planilha.Save
            Planilha.Close
            Arq = Dir
    Wend
End Sub

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

     Bom dia,

     @Midori, fiz o que mencionou, mas não deu certo.

     Hoje perdi duas horas..... abrindo, salvando e fechando um pouco mais de 1100 planilhas.

  

     Obrigado

                     Att,

                                  Thiago

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Souza_Custo  Se não deu certo é porque alguma etapa não foi feita corretamente.

 

A planilha C por exemplo tem que estar aberta durante a execução.

 

Se você der mais detalhes sobre como procedeu será mais fácil entender a sua dificuldade. Você conseguiu fazer a macro abrir os arquivos?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Midori  Boa tarde,

     Peguei todos os arquivos "A", "B" e "C" e joguei na paste "Teste".

     Na planilha "A', fui no -desenvolvedor, -macro, -nome do macro "macro" e depurar.

 

Sub Macro()
    Dim Planilha    As Workbook
    Dim Arq, Pasta  As String
     
    Pasta = "C:\Users\HOME\Desktop\Teste"
    Arq = Dir(Pasta)

    While Arq <> ""
        Set Planilha = Workbooks.Open(Pasta & Arq, True)
            Planilha.Save
            Planilha.Close
            Arq = Dir
    Wend
End Sub

 

          Salvei e fechei.

 

       Abri novamente a "A", fiz a alteração de preço apenas para teste... 

       Desenvolvedor... macho e executar.

      Com a Planilha C aberta, nada alterou.

      Onde esse macho teria q ser criado? A, B ou C.

            Desde já agradeço muito sua atenção prestada.

 

                           Att,

 

                                     Thiago

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Souza_Custo Faltou colocar a barra no fim do caminho diretório, assim:

 

Pasta = "C:\Users\HOME\Desktop\Teste\"

 

Sem a barra e o caminho correto a macro não vai encontrar os arquivos e nada vai acontecer.

 

Além disso no diretório "C:\Users\HOME\Desktop\Teste\" deixe apenas as planilhas A e B. A planilha C não tem que ficar nesse diretório já que ela estará aberta executando a macro.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...