Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

esquema de fans para fluxo de ar


Posts recomendados

Fala pessoal, boa noite!

 

Então eu tenho seguinte PC:

i5 3470

Cooler CPU Deepcool Ice Edge Mini fs

placa-mãe Asrock h61-hg4

8gb ddr3 2x pentes

Fonte Corsair 430w bronze

Rx 550 4GB sapphire

Asus xonar dgx high end soud card

2 hds wd 7200 RPM

1 ssd kingston 120gb 

Gabinete Vinik lightning gamer vx (da foto anexada)

1 fan 120mm deepcool wind blade na lateral

1 exautor 120mm deepcool wind blade na traseira

 

Por residir em uma região muito quente (Nordeste) eu queria saber se compensa colocar dois fans na frontal conforme comporta meu gabinete. Minha duvida maior e com relação a balanceamento, porque eu sempre ouvi que você dever a mesma quantidade de fans jogando ar pra dentro e retirando. ex; tenho um de 120 lateral jogando ar proa dentro e 1 na traseira tirando ar, se eu por 2 na frente jogando pra dentro vai desbalancear? lembrando q meu gabi n tem suporte a fans em cima,eu teria que fazer um mod. O que vcs me dizem?

GABINETE_GAMER_1__57623_zoom.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@wildmantda

O recomendado é você fazer isso, de igualar o tanto que entra e o tanto que sai, fazer um balanceamento, para que não gere uma nuvem de ar quente(Ar quente menos denso,tende a subir) pois não vai ter fan suficiente para expulsa-la, se gerar a nuvem esquenta demais o processador e as peças que estão nela

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GomesDavi então deixo o só a fan lateral jogando ar pra dentro e a traseira retirando? Lembrando que ela possuem a mesma especificações e que eu n tenho problemas de temperatura. Apenas que aqui onde moro quente, logo as peças trabalham em alguns graus a cima. Nada que seja alarmante. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, GomesDavi disse:

para que não gere uma nuvem de ar quente

Não entendi...
 

16 horas atrás, GomesDavi disse:

(Ar quente menos denso,tende a subir)

Realmente, mas com diferença de temperatura na ordem de poucas dezenas de graus, no máximo, a tendência de convecção natural é muito pequena. A convecção forçada se sobrepõe facilmente. Até por isso colocar fans superiores injetando ar é uma possibilidade válida.

@wildmantda Se você tem o mesmo número de fans injetando e removendo ar, fica com pressão neutra e realmente o fluxo é maximizado. Mas não tem problema nenhum em colocar mais fans injetando, simplesmente vai ficar com pressão positiva (todo o ar vai entrar pelos fans e vai ter ar sendo expulso pelas frestas). É uma boa possibilidade se você tem filtros de poeira, garante que todo ar que entra passa por eles. Se fizer o contrário, tiver mais fans jogando ar pra fora, vai ficar com pressão negativa e vai ter ar entrando pelas frestas.

No seu caso, recomendo que coloque os 2 na frente sim. Fica com eles e o lateral injetando ar e com o de trás como exaustor. Vai ficar melhor do que só com os 2 que tem atualmente.

  • Curtir 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Shaman93 obrigado pela resposta shaman! eu farei isso, colocarei 2 fans 120mm wind blade da deep cool na frente e ficarei com o que ja tenho (1 fan 120mm deepcool wind blade na lateral e 1 exaustor 120 mm deepcool wind blade na traseira). Por minhas peças não serem estão esquentadinhas e ser de entrada eu não tenho problemas de temperatura, mas se o pc trabalha a uma temperatura baixa ele tem sobrevida maior, entao pra mim é muito positivo. E como moro no NE então é mais importante ainda, né? Obrigado pelo retorno!!! fui muito elucidador!!

adicionado 0 minutos depois

@GomesDavi gomes obrigado pela ajuda!! Sou muito grato pelo seu apoioo!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...