Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Conversor DC para AC 12v


Posts recomendados

Alguém poderia me ajudar como eu posso "excitar" um trasformador? 

Eu quero fazer uma conversão 12vdc para 5vdc, mas com o negativo isolado. 

Existem conversores isolados para comprar mas queria fazer um caseiro por meio de um trafo 12-5vac, só que eu não sei transformar 12dc em 12ac para fazer o transformador funcionar.... Se alguém souber como poderia fazer agradeço desde já... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Eduardo Smiderle disse:

Tenho transformador de 12ac para 5ac

 

E minha fonte de alimentação é 12dc

 

 

 

Se a carga não for muito grande, pode tentar uma fonte rabo-quente.

image.thumb.png.94f0525e7b0da26f4969242f2a105ec1.png

Pra montar um conversor DC-AC é mais complicado do que comprar um transformador de 220/110V - 12V.

 

Pra fazer a conversão 12VDC-5VDC basta utilizar o ci 7805 e isolar o negativo dele.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, Luís Roberto C. da Silva disse:

Se a carga não for muito grande, pode tentar uma fonte rabo-quente.

image.thumb.png.94f0525e7b0da26f4969242f2a105ec1.png

Pra montar um conversor DC-AC é mais complicado do que comprar um transformador de 220/110V - 12V.

 

Pra fazer a conversão 12VDC-5VDC basta utilizar o ci 7805 e isolar o negativo dele.

Exatamente isso que n sei fazer, isolar o negativo. 

 

A carga é extremamente pequena. 

O projeto é o seguinte : um amplificador de áudio 12vdc, aí botei um módulo Bluetooth nele, só que fica um chiado porque eles compartilham o mesmo negativo.... 

Aí pesquisando vi que para isolar o negativo teria que comprar aqueles módulos pretinhos lá, ou usar um trafinho...  Daí optei pelo trafo. Mas se tiver outra maneira de isolar o negativo do circuito seria ótimo, porque ja tenho um conversor 12dc para 5dc dentro do próprio amplificador, no qual usei para ligar o módulo Bluetooth. Só que o negativo é compartilhado. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não sei que módulo bt é este mas se for daquelas caixinhas bt, geralmente são amplificador classe d que realmente sua saída não compartilha gnd. Isolar pode não resolver. Mas se insistir em isolar, algo como um oscilador hartley com um trafinho qualquer (12...5 se não existe, adapte) pode ser um conversor dc dc minimalista

Gerador-de-Alta-Tens%C3%A3o.png...só o norte hein! 🤕

...

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Não sei que módulo bt é este mas se for daquelas caixinhas bt, geralmente são amplificador classe d que realmente sua saída não compartilha gnd. Isolar pode não resolver. Mas se insistir em isolar, algo como um oscilador hartley com um trafinho qualquer (12...5 se não existe, adapte) pode ser um conversor dc dc minimalista

Gerador-de-Alta-Tens%C3%A3o.png...só o norte hein! 🤕

...

Isso, eu só n lembrava o nome doq eu queria kkk era o oscilador mesmo.. 

Quanto o módulo Bluetooth, é um componente separado do amplificador... 

Tenho uma fonte 12v, onde boto o amp, e no módulo eu usei aqueles carregador de celular veicular pra baixar pra 5v(mas vou mudar dps pra um regulador). Só que no caso mesmo com o carregador veicular os 2 estavam ligados na mesma fonte de alimentação, ai para tirar o ruído ou teria q usar uma fonte separada ou isolar o negativo. 

 

Creio que com esse oscilador irá resolver... Obrigado!! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Eduardo Smiderle disse:

A carga é extremamente pequena. 

O projeto é o seguinte : um amplificador de áudio 12vdc, aí botei um módulo Bluetooth nele, só que fica um chiado porque eles compartilham o mesmo negativo.... 

Aí pesquisando vi que para isolar o negativo teria que comprar aqueles módulos pretinhos lá, ou usar um trafinho...  Daí optei pelo trafo. Mas se tiver outra maneira de isolar o negativo do circuito seria ótimo, porque ja tenho um conversor 12dc para 5dc dentro do próprio amplificador, no qual usei para ligar o módulo Bluetooth. Só que o negativo é compartilhado. 

 

Para esse caso, penso que a isolação na parte do áudio é mais fácil.

Soluções com um trafinho menor e opto acopladores são uma saída.

 

Isolar a alimentação não parece uma solução muito eficaz, ainda mais pra circuito de áudio.

 

9 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

geralmente são amplificador classe d que realmente sua saída não compartilha gnd. Isolar pode não resolver.

Acho que é isso mesmo, assim como a de outro amigo que passou por aqui há algum tempo.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...