Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock Rog Strix B450-E Gaming, Posso usar memoria de 4133mhz ?


Posts recomendados

Galera primeiramente muito prazer, é uma honra entrar na comunidade!

Gostaria de uma resposta técnica humildemente:

Recentemente comprei uma placa-mãe  Asus Rog Strix B450-E Gaming e a dúvida é a seguinte, comprei Memória XPG Spectrix D60G, RGB, 16GB (2x8GB), 4133MHz, DDR4, CL19, Cinza - AX4U413338G19J-DT60

Gostaria de saber se posso usar essas memórias nesta placa já que no site da Asus diz q esta placa da suporte 4400mhz (OC) mas sem OC suporta até 3600mhz eu acho..

Se eu usar essas memórias sem fazer Overclock elas vão funcionar ? Mesmo que seja na frequência máxima da placa sem over? A dúvida é se vai funcionar ou não? E também se consigo fazer over pra funcionar em 4133mhz ou até mesmo estender para 4400mhz como diz na placa-mãe?

Eu possuo processador AMD Ryzen 3400g

Agradeço galera forte abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poder você pode, elas vão funcionar abaixo dos 4133 MHz sem problema algum.

Agora a partir dos 3200 MHz+ já é outra história, a fabricante garante a estabilidade até 4133 MHz, OK quanto a isso, mas a outra questão é o controlador de memória do processador, o que implica na "loteria do silício".

 

Nas specs oficiais da AMD o Ryzen 5 3400G suporta memórias de até 2933 MHz, na realidade vai até além disso, porém os 2933 MHz são até onde a AMD garante a estabilidade, acima disso é por conta do usuário mesmo.

 

E no caso desse processador em questão a média dele fica em torno de 3200~3600 MHz, pode ser que você consiga os 4133 MHz ou pode ser que não, só testando pra saber mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito Obrigado Amanda Gonçalo por tirar um tempinho pra me ajudar rs..

Eu perguntei pelo fato de já ter comprado esta memória..  E fiquei com medo de abrir o lacre e não  servir na placa é eu não  conseguir mais devolver ela ou trocar.. mas só de saber que ela vai funcionar no Máximo da placa e processador já me ajuda bastante.. porque no futuro posso por exemplo trocar o Processador é até mesmo a placa-mãe... ou fazer Overclock nesta placa-mãe mesmo.. porque segundo a Asus ela suporta até 4400mhz certo ? Aí terei que trocar processador também.. mas a questão era saber se funcionava pra n perder a garantia ou a troca, devolução..

Uma outra dúvida você recomenda fazer overclock? Não passando dos limites e mantendo a tensão?

Outra dúvida vou poder usar elas em dual channel? Sabendo que apenas ficará na frequência máxima suportada pela placa ? E não corro risco de danificar algo ? A única coisa que errei foi que gastei mais à toa ? Rsrs.. 

E a frequência máxima garantida pelo fabricante é ajustada automaticamente ou preciso fazer algo ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Juniorexpert disse:

Uma outra dúvida você recomenda fazer overclock?

 

O Ryzen 5 3400G é um processador com desempenho bacana, mas ai vai do seu julgamento mesmo e eu sugiro testa-lo por um tempo em stock, se sentir a necessidade de dar um overclock nele, ai você deve começar a buscar aprender sobre isso antes de simplesmente sair fazendo.

 

 

10 horas atrás, Juniorexpert disse:

Outra dúvida vou poder usar elas em dual channel?

 

Sim, o dual-channel será ativado automaticamente.

 

 

10 horas atrás, Juniorexpert disse:

E não corro risco de danificar algo?

 

Dano hoje em dia só acontece por excesso de tensão ou temperatura, e no caso do processador ainda há recursos de proteção térmica mas nunca é bom dar sorte pro azar né?

 

 

10 horas atrás, Juniorexpert disse:

A única coisa que errei foi que gastei mais à toa?

 

Talvez sim, talvez não, 4133 MHz até parece um leve exagero hoje em dia porém os Ryzens escalam bem a performance com o clock da memória, então de toda forma você ainda tem um ganho de performance a 4133 MHz.

 

 

10 horas atrás, Juniorexpert disse:

E a frequência máxima garantida pelo fabricante é ajustada automaticamente ou preciso fazer algo ?

 

A BIOS irá ajustar automaticamente para algo entre 2133 e 2933 MHz, isso varia de acordo com as informações no chip SPD da memória. Já no futuro para caso queira passar para 4133 MHz+, será necessário que você ative manualmente por lá, na configuração do XMP.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa que massa você é nota 10000000 nem sei como agradecer.... Obrigado mesmo.. vou testar na semana q vem e te falo os resultados.. mas você me salvou, muitissimo obrigado.. 

Ah.. achei você no FB.... eu add... sou o Junior Oliveira caso você possa fazer o Overclock pra mim com segurança.. me diz o valor que cobra aí você pode tentar por acesso remoto.. ou ir me auxiliando.. algo do tipo... 

Obrigado mais uma vez E parabéns pelo seu talento 🤩

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...