Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

NET Framework 3.5 - O Repositório de componentes corrompido. Erro: 0x80073712


Ir à solução Resolvido por orlovaspolice,

Posts recomendados

Olá amigos, estou aqui com Windows 10 Pro 64bits

Eu sempre gosto de instalar um softwarer antigo do Windows (ou que foi do Windows) de edição de vídeo, pra edições rápidas, devido a simplicidade do mesmo, o "Windows Movie Maker"

Ocorre que, no ato de sua instalação, apareceu a seguinte mensagem, que eu não sei se deve ser levado em conta como alguma coisa que tem que ser resolvida ou deve ser ignorado por ser obselo e não criar problemas na funcionalidade desse programa editor de video supracitado - A mensagem foi essa:

Não foi possivel instalar o seguinte recurso

.NET Framework 3.5 (inclui .NET 2.0 03.0)

O Repositório de componentes foi corrompido.

Cod. de erro: 0x80073712

De fato, nem parei pra testar se o Windows Movie Maker está funcionando ou não, mas preocupado com essa mensagem, cheguei a baixar manualmente esse "NET Framework 3.5" e quando vou executá-lo (instalá-lo), não conclui o mesmo e de novo aparece essa mensagem, de que o repositório fora corrompido e o Cod. de erro: 0x80073712

Em vista do exposto, é algo que dá pra arrumar (e merece ser reparado) ou essa mensagem é super normal mesmo e deve ser ignorada talvez por ser um programa arcaico?

Agradeço desde já a atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este NetFramework não precisa instalar manualmente, basta estar conectado a internet e o Windows Update ativado e ativar ele em Ativar ou Desativar Recursos do Windows

Para abrir o Painel de Controle Clássico pressione as teclas Windows+r e digite control

No Painel de Controle clique em Programas

 

Painel.png

  • Confuso 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

f_neto, desde já quero agradecer a boa vontade. Eu já havia tentado de várias formas, inclusive essa que você sugeriu, porém sem êxito. Até baixei e instalei o aplicativo "Microsoft .NET Framework Repair Tool" pra tentar reparar, mas não tive resultado (ou não soube operar o softwarer...mas, continuei presquisando e por volta das 03:00h consegui resolver o problema! Obaaaa!

Foi da seguinte forma e espero que se alguém esteja passando por isso, possa ler a matéria desse forum e ajudar também.

 

Usei o método: executar a ferramenta DISM

Essas são ferramentas de diagnóstico e auxiliam no reparo da imagem do sistema.

Pressione as teclas Windows + X, selecione Prompt de comando (Admin), copie e cole os comandos abaixo e pressione enter depois de cada comando.

Dism /Online /Cleanup-image /ScanHealth

Dism /Online /Cleanup-image /CheckHealth

Dism /Online /Cleanup-image /RestoreHealth

Dism /Online /Cleanup-image /StartComponentCleanup

Foi desse jeito que reparou o erro 0x80073712 que impossibilitava de instalar o NET Framework 3.5.

 

Graças a pessoas como você, f_neto, que não precisei restaurar td de novo.

Muito obrigado, desde já.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...