Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

pc desligando e mantendo led ( do botão power ) do gabinete acesa.


Posts recomendados

Agradeço a atenção de todos desde já.

 

Bom, meu problema começou aparecer uma semana atrás mais ou menos. Basicamente o computador simplesmente apaga e o led do botão de power se mantém aceso, porém eu não consigo reinicia-lo e nem mesmo desliga-lo por completo, somente removendo da tomada ou ligando e desligando no interruptor da fonte. Infelizmente ou felizmente não há nenhuma atividade em questão que eu execute no pc que cause isso.

 

Em relação ao Sistema Operacional, antes de mexer no hardware eu formatei o pc, então não é nenhum tipo de malware ou qualquer vírus.

 

Bom cheguei as seguintes conclusões:

 

A primeira é que de fato é a fonte, pois é uma fonte de péssima qualidade e por eu utilizar este pc para estudar e para entretenimento comia umas 10 horas para mais, por dia fácil. mas nessa quarentena... Posso dizer sem medo que o pc se mantia ligado pelo menos umas 20 horas por dia. Mesmo que grande parte era sempre navegando na internet, ou em programas leves, já que eu passava maior parte do tempo por conta da facul mexendo no Visual Studio Code e por hobby brincando no Blender.. em questão de jogos nada que sugasse ao extremo o hardware, CS GO, LoL, Valorant porque é o que roda só kkk. Entendo a importância da fonte sim, sei quais malefícios ela pode trazer para os hardwares mas mantive ela mesmo assim, estava planejando pegar um combo de fonte com placa de vídeo para daí sim trocar, mas essa quarentena subiu absurdamente os valores das peças e ferrou todo meu planejamento.

 

A segunda conclusão é que já é tarde demais, a placa-mãe foi danificada e possivelmente outras peças, a pior hipótese mas impossível desconsiderar... E caso seja isso, quais as chances de recuperação do hardware, vale a pena?

 

Por fim, a única peça que não testei foi o hd. Recentemente cerca de 3 meses no máximo eu tinha feito testes nele e tudo mais e ele estava tranquilo, talvez alguém mais experiente possa saber se com essas características o problema poderia ser ele.

 

Observações:

 

 - Retirei e limpei componente por componente.

 - Utilizo filtro de linha.

 - O PC tem 4 anos ( a placa-mãe e o processador tem 8 meses )

 - Utilizo o Cooler Box original do processador ( sei que é ruim, pretendo trocar )

 - O gabinete é bem ventilado

 - nenhum dos hardware nem mesmo a fonte apresentou problemas de temperatura.

 

Config da carroça:

 

Processador: AMD FX 8300

placa-mãe: Gigabyte GA-970A-DS3P (rev. 2.x)

RAM: 2 pentes de 4GB da HyperX DDR3

Placa de Video: XFX R7 250E DDR3

HD: Seagate 3.5 - 1TB

Fonte: F-New FN-R 500W

 

Peço desculpa por qualquer erro de ortografia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 4 semanas depois...

@Vitor_TEC opa amigo desculpa a demora para responder. Encontrei o problema quando desmontei o meu computador e montei ele fora do gabinete, simplesmente a fan da placa de video não estava girando.. bizarro porque dentro do software que usei não mostrou a temperatura real da placa, até que utilizei outro programa e lá estava ela a 80° com qualquer tarefa subindo pra 90° que aí fazia com que o sistema desligasse. enfim já troquei de placa e o sistema voltou ao "normal" se não fosse pelo fato de eu ter instalado uma versão da bios de uma rev. diferente da minha atual kk e o pior é que quando tento instalar o certo da um erro lá e aparentemente tenho que tentar fazer isso por DOS. farei um post separado aqui pra ter mais detalhes de como posso fazer isso. Agradeço a atenção e novamente peço desculpas pela demora da resposta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tranquilo, nem sempre o software que mede a temperatura é precisa ou correta, sempre quando pego computadores que desligam sozinho eu busco usar um medido manual é bem mais confiável, ou até mesmo instalo um sensor térmico no computador em locais que eu sei que vão esquentar, assim eu tenho absoluta certeza da temperatura do componente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...