Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Processador queimado ou em curto?


Posts recomendados

Hoje pela manhã eu estava sem o que fazer, e resolvi abrir meu PC para realizar aquela limpeza preventiva. Como de praxe, resolvi trocar a pasta térmica do meu Ryzen 5 2600X e tirar a poeira da área em volta do socket. 

 

Montei tudo de volta no gabinete, e quando ligo máquina, ela dá sinal de vida, mas não dá boot. TODOS os componentes ligam, inclusive o disco rígido. No entanto, a tela entra em modo de economia de energia, e fica por isso mesmo.

 

Fazendo o clássico processo de eliminação de possibilidades, fui testando os componentes: memória RAM, placa de vídeo, placa-mãe (ela é uma b450m da Gigabyte) e por fim processador. Não tendo total certeza a respeito dessa última alternativa, peguei um Ryzen 5 1600 de um colega para testar; instalado, a máquina inicia normalmente. A certeza subiu para 98%. No entanto, para não deixar dúvidas, testei o meu processador em outra placa-mãe AM4, da Asus. Nesse teste, a máquina nem sequer ligou: não deu um único sinal de vida. 

 

Fui examinar de perto o Ryzen 2600X , inclusive fazendo uma inspeção nos pinos para ver se algum não havia entortado durante a montagem. Não era o caso.

 

Finalmente, notei que haviam resquícios minúsculos de pasta térmica próximos aos pinos. E como eu utilizei uma Arctic Silver , eu acredito que ela pode ter conduzido alguma eletricidade estática residual para dentro da cápsula e inutilizado o processador.  

 

Só que eu não tenho certeza se o processador realmente foi pro saco ou se ele está em curto. Sem um multímetro fica complicado.

 

Baseado nessas informações, o que os senhores acham? Ainda há esperança? O prejuízo será de 1000 reais (valores de 2019), mas vai ser bem maior se eu tiver de comprar outro processador com o dólar nos céus.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@SadTech rapaz, que baita azar. tentou aplicar um limpa contato diretamente nos pinos da cpu e aguardar o efeito? nunca vi pasta térmica causar tamanho estrago...

 

sua sorte é ter o R5 1600 por 699 boletando na Kabum caso ele tenha morrido. mas já se prepara pro pior porque se você testou em outra máquina e não deu boot, provável que seu deu ruim pro 2600x.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, SadTech disse:

Hoje pela manhã eu estava sem o que fazer, e resolvi abrir meu PC para realizar aquela limpeza preventiva. Como de praxe, resolvi trocar a pasta térmica do meu Ryzen 5 2600X e tirar a poeira da área em volta do socket. 

 

 

mas você removeu o processador nessa limpeza?

 

6 minutos atrás, SadTech disse:

Finalmente, notei que haviam resquícios minúsculos de pasta térmica próximos aos pinos. E como eu utilizei uma Arctic Silver , eu acredito que ela pode ter conduzido alguma eletricidade estática residual para dentro da cápsula e inutilizado o processador.  

 

 

nao creio nessa hipotese apesar de saber q em informatica pode acontecer de tudo e eu ja peguei alguns rabos de foguete q nem acredito até hj.. essa pasta q você usou nao causaria curto no processador ja que ela nao é daquelas q é metal liquido.. supondo q seja a artic silver comum, ja que você nao citou o modelo exato dela

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Infelizmente não dá para mostrar com detalhes, porque minha câmera não é das melhores, e os resíduos de pasta são minúsculos, mas eles estão na borda direita do die, bem ao lado dos pinos mais externos.

15927823995262453228879305422571.jpg

adicionado 2 minutos depois

@rodrigo.dcvieira sim eu removi o processador do socket. 

 

A Arctic Silver que utilizei é daquelas versões de 50 reais que vendia no ML. Tem leves teores de prata. Não sei o preço dela atual, mas não é a versão Premium desta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Joguei um pouco de isopropanol nos pinos e esperei secar. Montei o processador no socket, liguei umas três vezes, e nada. Esperei mais um pouco, na quarta vez ele iniciou o SO como se nada tivesse acontecido. Fiquei feliz, mas para ter certeza, desliguei o PC. E quando religuei, ele apresentou o mesmo problema de novo.

 

Estou começando a suspeitar de curto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Venho aqui informar a todos que resolvi o problema. E por incrível que pareça, não era o processador, muito embora todas as evidências apontavam que ele era a peça com defeito.

 

Na verdade, o defeito estava em um dos módulos de memória. Fiz a substituição, a BIOS foi devidamente carregada, junto com o sistema operacional.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

36 minutos atrás, SadTech disse:

Venho aqui informar a todos que resolvi o problema. E por incrível que pareça, não era o processador, muito embora todas as evidências apontavam que ele era a peça com defeito.

 

Na verdade, o defeito estava em um dos módulos de memória. Fiz a substituição, a BIOS foi devidamente carregada, junto com o sistema operacional.

 

 

Processador dar problema é beeeem raro. Não é nem um pouco incrível que não tenha sido ele, rs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Shaman93 Realmente, pra um processador dar defeito, tem que bater uma marreta nele kkkkkk digamos assim.

Falando sério agora, o que me fez acreditar que o processador tinha ido pro saco foi o fato de eu ter testado ele em outra placa-mãe AM4 e ter funcionado. E quando eu peguei um Ryzen de 1ª geração para testar na placa-mãe onde ele estava, aí funcionou. Então eu fiquei quase 01 mês em choque kkkk tentando imaginar o que aconteceu. Resumindo a história, ele ligou milagrosamente, e rodei o MemTest86, que detectou um módulo de RAM defeituoso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Cara eu tô com um problema parecido com um Ryzen 5600X, está ligando as fans placa de vídeo e o resto do hardware inteiro menos o teclado, mouse e monitor. Tenho um Athlon 3000G pra fazer testes e quando coloquei no lugar do 5600X funcionou tudo de boa, ainda não fiz teste de RAM com o Athlon já que o 5600X não inícia a máquina, mas creio que elas não sejam o problema porque já tentei ambas individualmente e juntas, porém nada de iniciar. Será que existe possibilidade de um dos módulos de ram não ligar com um processador e com outro sim?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...