Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

b450m steel legend não liga


Posts recomendados

Olá, tenho um computador com as seguintes configurações:
Ryzen 5 3600x
B450m Steel Legend
GTX 1660 Galax
8 GB RAM Crucial Ballistix 2666 mhz
Fonte EVGA 600W White 80 Plus
6 Fans Aigo R5
SSD 240gb Sandisk.

O problema com meu computador é que após desligar ele simplesmente não liga mais.
Os Leds da placa-mãe acendem normalmente, eu ja tive o mesmo problema com essa mesma placa-mãe, constataram o erro e me enviaram uma placa-mãe nova, porém como agora o mesmo problema foi apresentado eu gostaria de saber qual seria a possível causa do problema, ja montei e desmontei o computador, liguei só com os componentes essenciais, sem a placa de vídeo, sem o cabo de 12 v e nada.simplesmente não liga mais, da ultima vez que isso aconteceu eu deixei ele parado e uns 5 dias depois ele voltou a ligar, eu cheguei a pensar na possibilidade de ser algum problema com a fonte, mas calculei no powersupply calculator e eles indicam uma fonte de 430w...
Alguém pode me dar uma luz ou me dar alguma dica pra solucionar esse problema? como uso para trabalho não posso ficar muito tempo sem pc, por isso ainda não acionei a garantia.
Agradeço desde já.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tente testar a entrada dos P4 do processador com um multimetro, coloque na escala de continuidade ponha a ponteira preta no conector de entrada GMD (fio preto) e a ponteira vermelha no conector de entrada para 12v (fio amarelo), se ele bipar e sinal que está havendo continuidade no circuito do processador o que define um curto em algum componente (Mosfet ou capacitor são os mais comuns de darem defeito, ou até mesmo o PWM). Se não haver curto teste a parte primária da placa coloque uma led (de qualquer cor) se eu não me engano no buraco 5 do pci (ou se não for é o 15, ultimamente uso mais das placas post então meio que esqueci qual é o buraco, mais se você pesquisar vai encontrar) se o led não acender é sinal que alimentação não está chegando nesse parte da placa sendo algum componente responsável por transmitir essa alimentação estado em curto. Também teste da temperatura dos componentes, veja se estão superaquecendo demais (chip de rede, chipset, clock etc.)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vitor_TEC Olá Vitor, eu efetuei os procedimentos que falou de utilizar um multímetro para ver se há condutividade entre os o fio preto e o fio amarelo, e constatei que há continuidade entre os dois pontos.
Sendo assim existe alguma forma de eu retirar esse curto? e também gostaria de saber se tem como eu identificar o causador do curto para efetuar possíveis voltas do mesmo problema.

adicionado 7 minutos depois
6 minutos atrás, Johnnzzera disse:

@Vitor_TEC Olá Vitor, eu efetuei os procedimentos que falou de utilizar um multímetro para ver se há condutividade entre os o fio preto e o fio amarelo, e constatei que há continuidade entre os dois pontos.
Sendo assim existe alguma forma de eu retirar esse curto? e também gostaria de saber se tem como eu identificar o causador do curto para efetuar possíveis voltas do mesmo problema.

E Após vários testes notei que esse curto não é constante, testei todas as entradas do gmd entre si e não é sempre que o multímetro bipa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você efetuou o teste na entrada da placa ou na fonte? porque na fonte ele vai dar continuidade mesmo por causa dos capacitores, mais se foi na placa, tente verificar se tem capacitores ao redor do processador que estão estufados, e tente ver as entradas e saidas dos mosfets de alta, eles tem de entrar 12v no dreno e  2,5v de gat já o source tem de dar 1,5v. Para testa-los coloque a ponto de prova preta na carcaça metálica da placa-mãe e a ponta de prova vermelha nos drenos, gate's e nos source's dos mosfets de alta. Se houver alguma alteração na entrada de 12v o problema geralmente é capacitor de entrada já se houver alteração no gate o problema pode ser pwm (nem sempre pode ser outros componentes ao redor do pwm), mais se houver 12v e 2,5v de entrada e na saida do source não sair nenhuma tensão ou uma tensão muito baixa o problema é o próprio mosfet. Se a integridade dos mosfet de alta estiverem ok, teste os mosfet de baixa no qual receberam a entrada de 1,5v dos mosfet de alta. Esse vídeo explica mais detalhadamente como identificar e fazer o teste. 

 

adicionado 9 minutos depois



Se achar o procedimento muito complicado leve a um técnico e peça para ele fazer os testes no vcore da placa-mãe para ver se o curto está realmente na placa-mãe ou se não é a fonte de alimentação (Em algumas situações as tensões da fonte pode mudar sem o usuário perceber, mantendo ainda o funcionamento do computador, essas pequenas alterações e indicativo que futuramente um problema na fonte vai aparecer, sendo ele ocasionado pela má drenagem dos capacitores do primário da fonte).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
Em 22/06/2020 às 14:30, Johnnzzera disse:

Olá, tenho um computador com as seguintes configurações:
Ryzen 5 3600x
B450m Steel Legend
GTX 1660 Galax
8 GB RAM Crucial Ballistix 2666 mhz
Fonte EVGA 600W White 80 Plus
6 Fans Aigo R5
SSD 240gb Sandisk.

O problema com meu computador é que após desligar ele simplesmente não liga mais.
Os Leds da placa-mãe acendem normalmente, eu ja tive o mesmo problema com essa mesma placa-mãe, constataram o erro e me enviaram uma placa-mãe nova, porém como agora o mesmo problema foi apresentado eu gostaria de saber qual seria a possível causa do problema, ja montei e desmontei o computador, liguei só com os componentes essenciais, sem a placa de vídeo, sem o cabo de 12 v e nada.simplesmente não liga mais, da ultima vez que isso aconteceu eu deixei ele parado e uns 5 dias depois ele voltou a ligar, eu cheguei a pensar na possibilidade de ser algum problema com a fonte, mas calculei no powersupply calculator e eles indicam uma fonte de 430w...
Alguém pode me dar uma luz ou me dar alguma dica pra solucionar esse problema? como uso para trabalho não posso ficar muito tempo sem pc, por isso ainda não acionei a garantia.
Agradeço desde já.
 

Cara estou com o mesmo problema, só que comprei todas peças novas meu é um Ryzen 5 3600, montei tudo conectei a fonte, acende o Led mas não liga no portão power nem com chave fechando curto direto nela. Até agora não tive resposta que pudesse resolver, me parece ser um problema comum dessa placa-mãe mas ainda não achei solução. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

@Erick Cunha @Johnnzzera @Pedro Valerim
boa tarde eu estou na luta com a mesma placa, meu setup e

steel legend b450m

2 memorias d41 tuf de 8 gb

1 ssd da wd green 120gb

2 hds de 500 gb 1 seagate de 2,5" e 1 de 3,5" da samsung

processador ryzen 5 3400g

cara tentei fzr limpeza do cmos, etc... mas nada acontece... as vezes ele funcionava quando deixava sem usar muito tempo sem usar (cerca de dias), o primeiro problema q vi foi q o painel de audio frontal não estava funcionando... ai começou a travar a inicialização da bios, dps parou de reconhecer os usbs, e os hds isso quando ele iniciava, ate travar totalmente... e so os led da placa-mãe acender, os da memoria ram acender, os coolers funcionarem... mas nada de video, nem iniciar a bios...

acionei a garantia ja que comprei a placa em junho, so terminei de montar meu setup no final de agosto...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@augusto_cesar @Johnnzzera @Erick Cunha

Depois de tentar de tudo e a um dia de enviar minha placa-mãe para a garantia cai em um vídeo falando sobre o mesmo problema e a estranha solução de aquecer a placa com secador de cabelo, fui tentar fazer e por incrível que pareça DEU CERTO! Vou postar o vídeo aqui pois fica mais bem explicado. Acredito que possa ser o caso de muitos aqui e estamos tentando descobrir qual fenômeno esta acontecendo. @Smurf Obrigado a dica do processador pois foi por ai que achei a solução.

 

Vídeo que discute a situação:

https://www.youtube.com/watch?v=wn5qRYanlWE&t=1s

 

Muito Obrigado.

 

Meu computador:

 

Processador Ryzen 5 3600x

placa-mãe Steel Legend b450

Placa de Video Nvidia rtx 2060 super elite galax

Memória RAM 2x 8G 3600mhz da XPG

Ssd 128G Kingston

Fonte Corsair CV550 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite a todos.

Estou com um problema parecido também ... 

Comprei uma steel legend b450m , com o intuito de dar um upgrade no PC

A placa que tinha nele é uma a320m também da asrock .

Enfim quando chegou a steel legend b450m , fiz a troca na primeira vez deu video , usei o PC e a parti da segunda vez que liguei não deu mais video ...nunca mais deu já faz um tempo ...processador não é ... pois coloquei de volta a320 e estou usando ele nesse momento...canais de memoria também usei os corretos ou então nem dava video a primeira vez...

Os leds da placa liga ,cooler do processador não , não tem como mandar para assistência porque comprei no aliexpress.

Se alguém tiver uma luz... estou quase desistindo dela, mas ela e tão bonita... estou chateado pra caramba....

Levei em uma assistência em Guarulhos minha cidade,  o dono não conseguiu encontrar o problema ... não tinha componentes para substituição .. nem ryzen para testar tive que deixar meu processador lá uns dias.. enfim não deu certo.. mas também condenou a placa.. 

peço a gentiliza se alguém souber o que pode ser , ou souber de algum lugar que pode resolver ...se possível na zona norte de SP ou Guarulhos agradeço imensamente ...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • mês depois...

Bom dia, estou com o mesmo problema..
Comprei e chegou ontem a Steel Legend B450m e um Ryzen 5 3600, quando montei tudo, nada de dar vídeo ou bios.
Ja retirei e encaixei a RAM em todos os slots, Tentei ligar sem a RAM pra ver se haveria algum Beep e nada.

Tentei resetar o CMOS retirando a bateria tambem nada.
Sei que existe a possibilidade de ser problema na placa-mãe mas como ela está nova queria tentar poder testar algo antes de devolver.
Alguem conseguiu resolver esse problema ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 3 semanas depois...
4 horas atrás, Thiago MDJ disse:

@Johnnzzera Depois desse tempo todo você conseguiu resolver ou descobrir o que era?

Estou com o mesmo problema e até agora nada. 

@Gabriel Pereira Sousa Você conseguiu resolver o problema? Estou com o mesmo, pesquisando em tudo que é canto e até agora nada de resolver. 

Opa

 consegui resolver sim!!

No final das contas no meu caso era falta de alimentação na placa-mãe.

essa placa-mãe tem um conector de 4 pinos para alimentação dela bem no canto superior dela, Além dos outros pinos padrões.

no meu caso foi só ligar a fonte nessa entrada de 4 pinos que funcionou normal.

Lembrando também que os slots de memória ram pra ela mais compatíveis são os slots 2 e 4

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • 2 meses depois...

Olá pessoal, tudo jóia?

Sou novo aqui e estou tendo problema com minha recente requisição de upgrade que por sinal é o mesmo do @Gabriel Pereira Sousa!

Ligo o pc e funciona tudo porém não dá vídeo, e eu preciso ter vídeo para assim poder atualizar a BIOS pra motherboard reconhecer o processador Ryzen 5 3600. Já fiz teste na placa de vídeo no pc do meu sobrinho que é a mesma config e da vídeo normalmente, se alguém conseguiu resolver esse problema por favor me dê um help.

 

Minha configuração é:

Ryzen 5 3600

Motherboard steel legend B450M

Placa de vídeo GTX Galax 1060 6GB

memória RAM Crucial Ballistix 8GB 3200 MHz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • mês depois...

Estou com o mesmo problema, fiz até um post a respeito como mostra abaixo,
"Na primeira vez que liguei funcionou um tempo, depois congelou a tela e reiniciou, aconteceu isso umas 3 vezes, agora não está dando vídeo, o computador liga, cooler do processador roda normal, mas não da vídeo, mouse e teclado não acende, as vezes ele da vídeo e trava na tela para entrar na BIOS, umas tentativas consegui entrar na BIOS mas a tela congelou com a BIOS ativa, e as vezes volta a funcionar, dar vídeo, mas depois de um tempo ligado o computador congela a tela e reinicia, e volta tudo de novo na historia, não da vídeo".

 

24 minutos atrás, GenuinoMT disse:

Estou com o mesmo problema, fiz até um post a respeito como mostra abaixo,
"Na primeira vez que liguei funcionou um tempo, depois congelou a tela e reiniciou, aconteceu isso umas 3 vezes, agora não está dando vídeo, o computador liga, cooler do processador roda normal, mas não da vídeo, mouse e teclado não acende, as vezes ele da vídeo e trava na tela para entrar na BIOS, umas tentativas consegui entrar na BIOS mas a tela congelou com a BIOS ativa, e as vezes volta a funcionar, dar vídeo, mas depois de um tempo ligado o computador congela a tela e reinicia, e volta tudo de novo na historia, não da vídeo".

Eu solicitei a garantia da placa-mãe e estou aguardando respostas, quando a nova placa chegar eu volto aqui para contar para vocês se funcionou.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...