Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PCI 3.0 x16 na Asus Prime B450M-Gaming/BR


Posts recomendados

Saudações!

 

Venho aqui pra tirar uma dúvida referente ao Slot de expansão da placa-mãe de nome contido no título. No meu primeiro tópico pedi ajuda na escolha de uma placa de vídeo para futura expansão que irei fazer no meu PC. 

 

Meu processador é um Ryzen 3 3200G, ou seja, uma APU (vídeo integrado), e, através de um artigo do exímio colaborador @Rafael Coelho, descobri que essa placa-mãe associada a um processador desse tipo, tem o seu slot PCIe 3.0 x16 trabalhando a x8. Segue o link do artigo:

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/placas-mae/placa-mãe-asus-prime-b450m-gamingbr-r36931/?nbcpage=2

 

Então, visando a adição de uma placa de vídeo dedicada futuramente, me ficou a seguinte dúvida:

Se eu quiser o PCIe nessa placa-mãe trabalhando nos seus x16, ao invés dos x8, eu necessariamente preciso trocar a APU por uma CPU, ou só de instalar a minha GPU a placa-mãe ignora que esse processador tem vídeo integrado e devolve os x16 pro meu slot, possibilitando a minha placa de vídeo a trabalhar no seu potencial máximo?

 

Desde já, agradeço a quem puder sanar essa dúvida, e esclareço que sou novato nesse mundo do hardware e não faço ideia se essa minha lógica é aplicável hehe

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Genérico man disse:

Ao colocar a GPU, a limitação no pci-e continuará, mas honestamente, a perda de performance não é lá tão grande.

Compre a placa de vídeo e depois pense em comprar um outro processador, a menos que você tenha a grana sobrando.

Opa, Boa noite!

 

Pelo que li no artigo do administrador @Gabriel Torres, a perda do x16 para o x8 é de 8GB/s na taxa de transferência, ou seja, cai pela metade... Segue o link: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/placas-mae/tudo-o-que-você-precisa-saber-sobre-a-conexão-pci-express-r34504/

 

Eu realmente não sei o que isso significa na prática, mas na teoria me pareceu um valor considerável...

 

O meu plano é realmente deixar pra trocar o processador beeeem depois, talvez até junto com a placa-mãe. Mas por agora tô pesquisando uma placa de vídeo em conta pra adicionar, mas como tá tudo muito caro (principalmente GPU), já tô pensando na alternativa de expandir minha RAM pra 16GB (adicionando mais 2x 4GB) e dedicar 2GB (agora no automático - 1GB) deles pra minha Vega 8 integrada sem comprometer a RAM disposta pro restante do sistema, e explorar um pouco mais esse meu setup que ainda tá novinho em folha....

 

Seria uma solução mais em conta, não seria a ideal, mas, segundo o artigo (em vídeo) do canal Adrenaline, já me traria um aumento de desempenho... Segue o link pra quem quiser conferir o vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=WRZ08YNKg0A&list=PLB3bkcT5ue2hr2zbL1V4mt6KmbHsRblTt

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sei como é, estou também com um setup quase igual ao seu. Mas bem, não espere muito ganho de desempenho com essas memórias novas, você já tem o dual channel, e isso é o mais importante.

Caso queira, considere um overclock no gráfico integrado e nas memórias, isso provavelmente trará mais ganho do que a compra de mais memória, como visto nesse vídeo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Genérico man disse:

Sei como é, estou também com um setup quase igual ao seu. Mas bem, não espere muito ganho de desempenho com essas memórias novas, você já tem o dual channel, e isso é o mais importante.

Caso queira, considere um overclock no gráfico integrado e nas memórias, isso provavelmente trará mais ganho do que a compra de mais memória, como visto nesse vídeo.

Entendi... Ainda não explorei muito essa questão dos overclocks, tanto de CPU, GPU e RAMs, pois tenho receio em fazer elas em troca da longevidade dos meus componentes, até porque (é a principal reclamação que vejo por aí sobre a Asus Prime B450M-Gaming/BR) a minha placa-mãe não possui o tal do dissipador no VRM...

 

Por enquanto tô analisando o clock da minha RAM, mas tô observando umas variações infelizes na latência (CL18) dela ao setar elas em 2666MHz (valor máximo pra essa Viper Elite), então por enquanto tô deixando elas no automático (2133MHz, CL15) enquanto dou uma pesquisada sobre esses valores... Em breve criarei um tópico a respeito disso...

 

Quanto a compra das memórias, acho que irei fazer, de qualquer forma, pois descobri que posso direcionar até 3GB para a GPU, e deixar o resto do sistema com apenas 5GB já é complicado...

adicionado 2 minutos depois
4 horas atrás, Genérico man disse:

como visto nesse vídeo.

Inclusive, uma coisa que vi nesse teste é que ele usa memórias de 3466MHz, sendo que esse processador, segundo a fabricante, limita essa frequência a 2933MHz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Overclocks leves (ou bem feitos) não devem afetar muito a durabilidade dos componentes, pelo menos não de maneira significativa. Na questão do Vrm da sua placa-mãe, creio que o ryzen 3 3200g não deva ser capaz de puxar tanto dela, e creio que seu gabinete deva ter refrigeração o suficiente para que isso não seja um fator significativo.

 Essa latência aí na sua ram está estranha mesmo, você está usando a opção D.O.C.P? A velocidade da ram é o fator que mais afeta performance do gráfico integrado, por isso geralmente recomenda-se a compra de memórias 3000 mhz para cima para essas APUs (todos os ryzens em geral). Mesmo assim, uma memória 2666mhz cl18 deve entregar mais performance que uma memória 2133mhz cl15.

 No caso das memórias serem "limitadas" a 2933mhz, isso é na verdade mais uma recomendação geral do que uma limitação mesmo, indica que todos os ryzen 3 3200g são capazes de suportar memórias até 2933mhz, e acima disso é loteria, ao menos na plataforma AM4. Já no lado da intel é um pouco diferente, e nas plataformas mais básicas (placas mães com chipset não Z e processadores não K), aí esse número é uma limitação mesmo, se juntar i3 com memórias de 3200 mhz elas vão funcionar em 2400.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Genérico man disse:

D.O.C.P

Não faço ideia! Ainda hoje eu irei fazer uns testes e capturar umas imagens de dados obtidos com o CPU-Z para criar um tópico sobre essa latência, aí eu verifico esse tal de D.O.C.P e respondo aqui. 

 

6 minutos atrás, Genérico man disse:

acima disso é loteria

Realmente... até porque gastar muito sem a certeza de vai se receber o "prêmio" é uma boa definição de loteria pra mim hahaha

 

Pois então, nesse próximo tópico, além de expor a minha dúvida em relação às Latências obtidas com a minha memória, pedirei dicas de expansão pras minhas... Mas quero preparar um dossiê completo pra tirar todas as dúvidas de uma vez hehehe

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Genérico man disse:

você está usando a opção D.O.C.P?

Então, estava alterando as configurações para preparar meu dossiê sobre a memória, e vi que o DCOP estava desativado - no caso, estava no "auto". O ativei e, agora sim, o processador está me entregando aquilo prometido na descrição do produto!

 

Fui pesquisar sobre esse DCOP e descobri que ele é o "boost", da AMD, que ativa o perfil XMP(Intel) da minha memória, coisa que tentei fazer em outro momento e de outra forma, porém, sem êxito. Portanto, muito obrigado!

 

Vou deixar as imagens das configurações que testei só a nível de curiosidade. Segue:

 

397182297_2133MHzCL15(Auto).jpg.b06869143ef23ab43fe71821b5860895.jpg

                               2133MHz, CL15 (Auto)

 

68300046_2400MHzCL18.jpg.a6bf8784ba920ba026933f458a03c11c.jpg

                                    2400MHz, CL18

 

1166028233_2666MHzCL18.jpg.e336e2f0e1d7e5926a0b3b00fc1542b4.jpg

                                    2666MHz, CL18

 

1040617228_D.O.C.P.-2666MHzCL16.jpg.00b5b8de7191e05047234f9ffd1b8ec0.jpg

                             DCOP - 2666MHz, CL16

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, Caique Salheb disse:

Pelo que li no artigo do administrador @Gabriel Torres, a perda do x16 para o x8 é de 8GB/s na taxa de transferência, ou seja, cai pela metade... Segue o link: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/placas-mae/tudo-o-que-você-precisa-saber-sobre-a-conexão-pci-express-r34504/

 

Eu realmente não sei o que isso significa na prática, mas na teoria me pareceu um valor considerável...

Na prática, perde 3% de performance, numa RTX 2080Ti..

 

relative-performance_1920-1080.png

 

FONTE - https://www.techpowerup.com/review/nvidia-geforce-rtx-2080-ti-pci-express-scaling/

 

 

Em placas mais fracas, seria zero..

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, RS Faria disse:

Na prática, perde 3% de performance

é, realmente não justificaria o custo que eu teria em trocar o processador pra obter os x16 completos... Ainda mais que minha TV só aguenta resolução 1376 x 738, o que deve diminuir ainda mais essa diferença.

 

Muito obrigado!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...