Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Alguém de forma simples sabe me dizer que raios é ITIL aplicada na vida real?


Posts recomendados

Bom gente, cansei !

Todo lugar onde eu vou procurar que raio é esse de ITIL, dão se exemplos grandiosíssimos de empresas tipo Oracle, Google, Microsoft onde as pessoas perdem mais o tempo criando termos em inglês de gestão de empresas para qualificar tudo que ocorre  dentro delas do que de fato trabalhando. Fala-se toda hora de complience e outras coisas.
Aí quando pede-se um resumo os papagaios repetem tudo pronto: ah! ITIL é um conjunto de bibliotecas com boas práticas criadas nos anos 80 , que vem tendo algumas alterações e que não precisa ser seguida a risca.

 

Bom, falou falou e não falou nada, é o mesmo que alguma pessoa me perguntasse o que é uma DLL e eu respondente que também é uma biblioteca. Não ajudou nada.

Geralmente esse povo explica as coisas para quem já sabe... Quem não entende, passa a não entender mais ainda.

 

Digamos que eu tenha uma quitanda na boca do lixo, onde só vai maloqueiro pedir as coisas fiadas ou então noia pra assaltar, no local tem dois computadores dual core rodando windows 7 ainda : um é pra ser caixa e outro pra representar o estoque e fazer pedidos. Mal falo o português, quanto mais o inglês. Eu vou ter que ler toda a biblioteca da ITIL pra depois ligar os computadores? Que ser humano lê toda uma biblioteca pra montar uma empresa? Onde fica essa biblioteca? Só conheço a Mario de Andrade na boca do Lixo de SP e mesmo assim ela é enorme.

 

Quais são as "boas práticas" e em qual livros e página elas estão escritas? Tem exemplo direto sem enrolação?

Ou tudo isso é uma forma de ganhar-se direito criando coisas complicadas que ninguém entende mas quer ganhar título que entende, tipo faculdade e certificados?

 

Comprei um PC do milhão pra minha mãe que é uma cabrunca, só entende de fazer sexo e cozinhar, onde eu mostro as boas práticas do ITIL pra velha manter o computador funcionando por 30 dias pelo menos? Vou ter que levá-la pra conhecer essa biblioteca maldita da ITIL? A veia não sabe ler nem o manual do celular, vai ler uma biblioteca?

 

Que raios é essa coisa, me ajudem!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sandro.

 

A ITIL serve para empresa de uma pessoa só (E isso engloba a governança de TI)! Não tem nada de grandioso não. Processo é processo em qualquer lugar. Dá uma olhada neste curso gratuita da ITIL 4 Foundation da PMG Academy para entender o contexto: https://www.pmgacademy.com/produto/curso-online-itil-4-foundation-gratis/

 

Abraços!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, sandrofabres disse:

@ederlap

@Math.Pi  Ok, você poderia citar um mandamento simples desse manual e sua página de referencia por exemplo, afinal todo mundo "sabe" dizer o que é mas é incapaz de dar um exemplo prático de uso.

 

 

 

@Adriano Martins Antonio  Vou dar uma olhada.

Pode-se sitar como exemplo de boas praticas:

No meu caso, aplicadas em gestão de segurança da informação.

- Organização do ambiente de trabalho: não deixar anotações ou documentos importantes sobre a mesa de trabalho. Isso pode expor informações sensíveis da empresa a pessoas não autorizadas.

- Controle de acesso a ambientes de TI e gerenciamento de acesso predial: Implementar mecanismos de controle de acesso a CPD e ou áreas importantes da empresa a pessoal não autorizado. 

- Politicas de criação de senhas para funcionários: Senhas de emails, de acesso a ambientes etc.

E por ai vai ... 

O ITIL é uma ferramenta bem versátil podendo ser aplicada em varias situações em uma empresa. é como um guia para empresas que  buscam a melhoria continua de seus controles e processos. 

Estas práticas não são como uma regra, podem ser alteradas ou adaptadas, variam de empresa para empresa por isso que não é simples ficar citando-as, vai depender muito da empresa que deseja adotar estas boas praticas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/06/2020 às 09:38, ederlap disse:

- Organização do ambiente de trabalho: não deixar anotações ou documentos importantes sobre a mesa de trabalho. Isso pode expor informações sensíveis da empresa a pessoas não autorizadas.

- Controle de acesso a ambientes de TI e gerenciamento de acesso predial: Implementar mecanismos de controle de acesso a CPD e ou áreas importantes da empresa a pessoal não autorizado. 

- Politicas de criação de senhas para funcionários: Senhas de emails, de acesso a ambientes etc.

 

kkkkkkkkkkkk

Bom, isso aí qualquer aula dessas de ITIL que fazem mais enrolar do que serem objetivas sempre falam pra darem impressão que serão claras até o final, mas veja, você não falou de qual livro da tal biblioteca e página você pegou essa informação solta, apenas sintetizou algo que ouviu falar, ou seja conhecimento anedótico.

 

Outra, se eu precisar ler uma biblioteca inglesa com milhares de livros pra fazer o que eu já faço até com o PC do show do milhão , pra que eu teria que aprender esse diacho?

Eu fico pensando sobre o que você disse acima: qual birosca põe o CPD do lado do banheiro onde todo mundo pode entrar, tirar uma foto e sair impunemente sem o controle de quem teve ali? Precisa de biblioteca ITIL pra dizer que isso é loucura? Tá lá, tipo o CPD do banco itaú, eu entro lá faço um churrasco e saio na maior cara dura com um copo de vinho na mão? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Política  de controle de senha, hoje em dia, qualquer app chulé manda você fazer isso exigindo senhas absurdas, sem repetição nos últimos 6 meses e outras frescuras , quando não desconfiam do nada que você não é você por alguma força divina. Até o windows server já força você fazer essa P*taria , eu preciso aprender ITIL pra fazer isso? Daqui a pouco vai me dizer que bloquear a tela com w+l ao sair do pc é coisa que se aprende lá no tal do ITIL, mesmo essa troça sendo criada na época do MS-DOS onde nem fechamento de tela existia em sistemas 'caseiros'.

 

Ah, fala sério! Isso deve ser aquelas certificações java, onde se complica bem na linguagem pra ganhar dinheiro vendendo certificação depois. kkkkkkkkkkkkkkk.

 

Ah, outra coisa, não deixo nada importante na minha mesa pois minha mãe é safada, pega e leva. Ou seja, eu nem preciso dessa coisa de ITIL nada, nem sei pra que as faculdades perdem tempo com isso, alias, sei sim, pra encher linguiça e alguém comprar, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/06/2020 às 21:04, sandrofabres disse:

 

kkkkkkkkkkkk

Bom, isso aí qualquer aula dessas de ITIL que fazem mais enrolar do que serem objetivas sempre falam pra darem impressão que serão claras até o final, mas veja, você não falou de qual livro da tal biblioteca e página você pegou essa informação solta, apenas sintetizou algo que ouviu falar, ou seja conhecimento anedótico.

 

Outra, se eu precisar ler uma biblioteca inglesa com milhares de livros pra fazer o que eu já faço até com o PC do show do milhão , pra que eu teria que aprender esse diacho?

Eu fico pensando sobre o que você disse acima: qual birosca põe o CPD do lado do banheiro onde todo mundo pode entrar, tirar uma foto e sair impunemente sem o controle de quem teve ali? Precisa de biblioteca ITIL pra dizer que isso é loucura? Tá lá, tipo o CPD do banco itaú, eu entro lá faço um churrasco e saio na maior cara dura com um copo de vinho na mão? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Política  de controle de senha, hoje em dia, qualquer app chulé manda você fazer isso exigindo senhas absurdas, sem repetição nos últimos 6 meses e outras frescuras , quando não desconfiam do nada que você não é você por alguma força divina. Até o windows server já força você fazer essa P*taria , eu preciso aprender ITIL pra fazer isso? Daqui a pouco vai me dizer que bloquear a tela com w+l ao sair do pc é coisa que se aprende lá no tal do ITIL, mesmo essa troça sendo criada na época do MS-DOS onde nem fechamento de tela existia em sistemas 'caseiros'.

 

Ah, fala sério! Isso deve ser aquelas certificações java, onde se complica bem na linguagem pra ganhar dinheiro vendendo certificação depois. kkkkkkkkkkkkkkk.

 

Ah, outra coisa, não deixo nada importante na minha mesa pois minha mãe é safada, pega e leva. Ou seja, eu nem preciso dessa coisa de ITIL nada, nem sei pra que as faculdades perdem tempo com isso, alias, sei sim, pra encher linguiça e alguém comprar, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

 

 

 

 

 

 

Como eu disse o ITIL  é bem abrangente e aborda muitas áreas, o exemplos que te dei são praticas simples de segurança no ambiente de trabalho que sei por experiencia que muitos não seguem, parabéns para você se segue estas praticas simples. Se quer saber em que livro, capitulo, paragrafo eu adquiri esta informação, seja esforçado e buque conhecimento próprio, estamos aqui para auxiliar em duvidas e dar um caminho para seguir. Não estamos aqui para te dar de mão beijada. Se quer aprender mais sobre ITIL veja aqui, tem bastante coisa sobre o tema. 

Mas se você esta tentando implementar ITIL no PC do  milhão da sua mãe ou em uma quitanda na boca do lixo como citou acima, esquece amigo, isso realmente não serve para você.

 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 30/06/2020 às 12:39, ederlap disse:

Como eu disse o ITIL  é bem abrangente e aborda muitas áreas, o exemplos que te dei são praticas simples de segurança no ambiente de trabalho que sei por experiencia que muitos não seguem, parabéns para você se segue estas praticas simples. Se quer saber em que livro, capitulo, paragrafo eu adquiri esta informação, seja esforçado e buque conhecimento próprio, estamos aqui para auxiliar em duvidas e dar um caminho para seguir. Não estamos aqui para te dar de mão beijada. Se quer aprender mais sobre ITIL veja aqui, tem bastante coisa sobre o tema. 

Mas se você esta tentando implementar ITIL no PC do  milhão da sua mãe ou em uma quitanda na boca do lixo como citou acima, esquece amigo, isso realmente não serve para você.

 

 

kkkkkkkk. Pode não parecer mas quando eu lhe peço o capitulo, livro e página onde você viu esse ensinamento, na verdade não é com intuito de você me dar o conhecimento mas sim demonstrar que de forma acadêmica, a experiência que você obteve foi anedótica , ou seja, ouviu fulano, que ouviu ciclano, que ouviu beltrano falar que é assim, mas você mesmo não tem certeza. Esse conhecimento aí eu já tenho.

 

Mostrando um conhecimento referenciado e comprovável, é isso que eu busco. Falar que ITIL é um manual de boas práticas, isso é muito vago e todo mundo sabe.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...