Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Esse conector queimou, o que faço?


Posts recomendados

vejam, eu estive esses dias jogando e de repente o pc desligava e eu não sabia o porque, daí hoje ele desligou e não ligava mais. eu então fui ver qual o problema e o cabo que liga a fonte a placa-mãe tava muito difícil de sair, com muito esforço saiu mas daí tinha um cheiro de queimado e tinha colado uma parte do plástico naquele local (anexo). queria saber o que posso fazer. a placa-mãe parecia funcionar normal, dava energia mas não dava vídeo de jeito nenhum, as luzes acendiam e uma parte do usb também mas mouse e teclado não acendia. o que me resta fazer? dá pra usar a placa-mãe ainda? a fonte não presta? (aerocool kcass 400w 80p)

IMG-20200624-WA0053.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não tava fazendo overclock não gente, e o conector da fonte ficou queimado sim mas tem outro que inicialmente estava acoplado a ele, que é semelhante porém tem diferenças nas formas dos dentes. a minha placa-mãe é uma m5a7bl - m lx/br e o processador um fx6300. 

adicionado 3 minutos depois

eu ainda devo ter garantia para a fonte, é algo que ei poderia recorrer? na verdade, na hora que o conector estava queimado e estava por isso, colado a placa-mãe; tudo ligava normalmente só que não dava vídeo e nem ligava mouse e teclado mas o cabo da internet piscava. isso indica que foi danificada a placa-mãe?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, tractatuslogicophilosopicu disse:

não tava fazendo overclock não gente, e o conector da fonte ficou queimado sim mas tem outro que inicialmente estava acoplado a ele, que é semelhante porém tem diferenças nas formas dos dentes. a minha placa-mãe é uma m5a7bl - m lx/br e o processador um fx6300. 

Estava com pressentimento que seria esse tipo de configuração. Apesar da placa-mãe relatar o processador como compatível, ela não é adequada para ele. Existem diversos relatos de instabilidade com o desempenho e sobreaquecimento do VRM desse tipo de placa-mãe com processadores FX-6xxx e FX-8xxx. Em conjunto com uma fonte não tão boa, a situação tende a piorar.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@tractatuslogicophilosopicu na verdade eu indicaria trocar a configuração, pois não vai achar placa-mãe boa para seu processador hoje em dia com facilidade, e se achar, provavelmente estar com preço um pouco salgado. Mas o chipset é o AMD 970, se quiser procurar. A configuração é antiga e teria mais benefício trocando tudo logo. A fonte recomendo trocar também, mas depende de quanto está disposto a investir.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/06/2020 às 16:54, GuilhermeGB disse:

@tractatuslogicophilosopicu na verdade eu indicaria trocar a configuração, pois não vai achar placa-mãe boa para seu processador hoje em dia com facilidade, e se achar, provavelmente estar com preço um pouco salgado. Mas o chipset é o AMD 970, se quiser procurar. A configuração é antiga e teria mais benefício trocando tudo logo. A fonte recomendo trocar também, mas depende de quanto está disposto a investir.

amigo, desculpa a demora pra responder. achei uma mobo m5a97 cujo socket é 970 e tá por 450 nova, daí tô pensando em pegar para não gastar mais com outra mobo e outro proc, o que acha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pois é, na verdade meu medo é este. como falei, a minha fonte tem esse pino que queimou e outro que é vago, mas no inicio era acoplado e era apenas um, mas daí tinha como desacoplar para encaixar na placa então o fiz, enfim... sobrou esse outro que não é a mesma coisa não, na verdade, o que muda é o formato que alguns pinos são meio triangulares no lugar de ser quadrado mas eu fiz o teste em outra placa-mãe e aparentemente eu consigo usa esse pino no conector mesmo com formatos diferentes... eu imagino que tenha ficado bastante confuso mas se ainda tiver dúvidas eu posso mandar fotos. enfim, quando fiz esse teste na outra placa-mãe ela ligou normal mas essa placa-mãe estava com um problema de dar imagem. mas creio que o fato de ter ligado ja indica que está tudo ok, né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@tractatuslogicophilosopicu mande foto para eu entender melhor o que está falando. Não é bom ficar ligando qualquer conector em qualquer lugar pois cada um tem uma função específica e a posição dos pinos não é a mesma. Ligando de qualquer jeito você pode acabar queimando alguma coisa aí.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@tractatuslogicophilosopicu desconfiei que estava falando do conector PCI-E. Não aconselho forçar uma ligação desse tipo, ou pode acabar tendo problemas. Existe um motivo para os conectores não serem iguais. A forma de funcionamento é diferente, e a posição dos pinos também, os fios amarelos e pretos não ficam na mesma posição, amarelos são 12 V e pretos são GND ("negativo").

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...