Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Lívia Jacaúna

PC reiniciando em jogos pesados: i5 3330S e RX 460 4GB

Posts recomendados

Boa noite glr, postando aqui porque não sei mais a quem recorrer ou o que fazer em relação a isso. Espero que alguém que já teve o mesmo problema (e conseguiu resolver) leia esse tópico e me dê uma luz. Mas basicamente: Meu PC reinicia sempre que começo a jogar algum jogo pesado.

Primeiro, vou falar qual é minha config:

Placa de vídeo: RX 460 4gb

Processador: i5 3330s

placa-mãe: h61m-hg4 asrock

Fonte: EVGA 450w

10 gb de memória RAM - Um pente de 8 e outro de 2. 

Desde 2016 eu usava uma GTX 750 1gb PNY no meu PC. Essa plaquinha de vídeo é bem simples e não precisava de alimentação de 6 pinos. Recentemente eu peguei uma RX 460 4gb (Que pede alimentação). Comecei a usar, instalei todos os drivers direitinho. O PC fica de boa enquanto to navegando na internet, vendo vídeos, fazendo qlq coisa... Mas quando vou jogar algo mais pesado, como BF1, ele reinicia sozinho, simplesmente reinicia dps de 5-10 min de jogo. E isso começou a acontecer após eu trocar a placa de vídeo.

Instalei o MSI Afterburner pra monitorar a temperatura da CPU e GPU, e as temperaturas seguem normais, não chegam nem em 60º direito, pois o pc reinicia antes mesmo dos componentes esquentarem. Já pensei que o problema pudesse ser algum conflito de drivers (já que eu usava nvidia antes), formatei o computador mas o problema continuou.

Suspeitei da placa de vídeo e a levei para testar na casa de um amigo que tem uma fonte de 500w, e o PC dele não reiniciou. Então, não acho que o problema seja esse.

A minha fonte é esse mesmo modelo: https://www.pichau.com.br/hardware/fonte-evga-450bt-450w-80-plus-bronze-100-bt-0450-k0

Será se a fonte não está segurando a configuração? (Levando em consideração que comprei essa fonte em 2017) Ou o problema pode estar em outro componente?

porque quando uso a GTX 750 e jogo alguns jogos pesados essa reinicialização não acontece. Só quando a rx 460 está lá. 

muito obrigada a quem responder. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Lívia Jacaúna A fonte aguenta tranquilamente a configuração. Teste o computador com 1 pente de memoria por vez. A fonte está conectada a estabilizador,filtro ou direto na tomada?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Lívia Jacaúna Bom dia Lívia.
Embora uma boa fonte, tudo realmente leva a crer que ela esteja "falhando". Tudo tem um tempo de vida útil, infelizmente. E pode até ser outro o motivo, mas pelo seu relato o meu primeiro palpite seria a EVGA. Nos comunique se solucionar.
 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Felipe Barbosa Melo Vou tentar fazer isso. E eu uso o PC direto na tomada mesmo.

adicionado 6 minutos depois

@Daianne Limeira Pois é, eu nunca usei essa fonte com ela alimentado uma placa de vídeo, sabe? Agora que eu preciso alimentar a Rx 460, o pc anda reiniciando. E é só quando eu preciso alimentar a placa de vídeo. Pois quando uso a GTX 750 eu consigo jogar tudo normalmente, estressando a placa de vídeo e o CPU ao máximo.

Mas passei a madrugada pesquisando sobre, o computador estava reiniciando até mesmo em jogos mais leves como CS. Mas depois de um tempo mais longo de jogo (10-15 min). Achei uns vídeos na internet que ensinava a reduzir a "potência" do processador (e consequentemente gastar menos energia) e parece que parou de reinciar em jogos mais leves. Porém quando eu tento estressar DE VERDADE a GPU e o CPU no BF1 ou GTA V o pc reinicia. 

Não faço a menor ideia do que fazer mais kkk

Vou fazer o que o rapaz sugeriu acima, iniciar com só um pente. Mas, desesperançosa.  

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Lívia Jacaúna A RX 460 consome muito pouco, mas tmb não descarto a fonte defeituosa. Faça o teste, retire a GPU e use apenas o gráfico integrado do processador.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Voltando aqui pra dizer que o problema foi resolvido, realmente era a fonte. Troquei por uma de 500w da KCAS (a única fonte boa que cabia no meu bolso hehehe) e agora estou livre de todos os desligamentos.

Obrigada a todos que responderam <3

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Aprenda a ler resistores e capacitores

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!