Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

atualizar bios perde garantia?


leo7_

Posts recomendados

tenho uma placa-mãe Asus rog strix b450- F gaming, comprei ela faz pouco tempo, ta nova, liguei tudo pra testar e funcionou normal, mexi em algumas coisas da bios e deixei num modo da placa-mãe que faz um overclock automático (nada muito exorbitante) porque ainda to com um processador meio fraco, funcionou por um tempo mas começou a travar as vezes, eu desativei, reiniciei o pc e travou na inicialização do windows, zerei a bios e deixei tudo padrão, o problema persistiu, tentei formatar fiz de tudo e nada dava, apos muita insistência consegui formatar e fiquei por uns dois dias sem nenhum problema, mas apos ativar o DOCP ou algo assim nas memorias e setar pra 2666 e fazer o "EZ Tuning wizard" que é uma ferramenta da bios pra fazer um pequeno overclock (burrice minha) o problema voltou, tentei de tudo mas não deu nada, e também atualizei a bios. No outro dia levei pra um técnico e ele não deu jeito, foi aí que me falou que poderia tentar atualizar a bios, mas que eu podia perder garantia (fiquei deseperado por dentro já que ja fiz isso mas não falei nada) e deixei lá pra fazer mais uns testes. Depois dessa longa história venho perguntar:realmente perde garantia? E se sim, por que a própria fabricante disponibiliza bios novas no site?

o problema segundo ele é realmente na placa-mãe, ele disse que testou tudo e o resto tá certo

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, leo7_ disse:

@Shaman93 o técnico é de confiança, ja fiz varias coisas lá ele tem experiência

Pode ser. Mas ele falou bobagem sobre atualização da BIOS e não soube verificar que a versão que está já é atualizada. Duas bandeiras vermelhas aí.

 

6 minutos atrás, leo7_ disse:

esse overclock automático basicamente só coloca o processador no turbo dele que é 3.7ghz e aumenta a memoria

Não conheço essa placa, mas o OC automático que a minha placa da MSI aplica é uma porcaria. Eleva demais a tensão sem necessidade. O perfil XMP (automático) que seta também não é legal, deixa a frequência mais baixa (2933 em vez de 3000) e os timings frouxos. O ideal pra fazer OC é não usar esses recursos automáticos e dar uma estudada no assunto. Gastar algumas horas lendo, ou então deixar em stock mesmo. Pela descrição do seu problema, é a partir daí que tudo começou...

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se a placa ainda está em garantia, manda para a garantia, o que pode acontecer é eles lhe devolverem a placa sem garantia ou consertada ou uma nova.

Vai que realmente a placa está com defeito e você está correndo o risco de perder a garantia. Tentar não custa nada, sem pc você já está mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Samuel Perini Não sei como está a garantia da Asus, mas muitas lojas e fabricantes não pagam o frete, caso não seja constatado problema na placa. Eu tentaria isolar o problema em outros componentes primeiro, fazendo testes de estresse específicos pras memórias, processador, placa de vídeo, fonte e por aí vai. Se tudo aguentar, pode ser que a placa-mãe esteja com problema mesmo e valha a pena acionar a garantia.

Aliás, OP (por algum motivo não consegui te marcar), qual a configuração completa da máquina? Inclusive marca e modelo da fonte. Descreve um pouco melhor essas travadas e quando acontecem, pode ser que consigamos te ajudar a resolver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Samuel Perini

12 minutos atrás, Samuel Perini disse:

Se a placa ainda está em garantia, manda para a garantia, o que pode acontecer é eles lhe devolverem a placa sem garantia ou consertada ou uma nova.

Vai que realmente a placa está com defeito e você está correndo o risco de perder a garantia. Tentar não custa nada, sem pc você já está mesmo.

o pior é que comprei na Kabum que tem um dos piores atendimentos pra essas coisas, e no site deles a placa está em falta, mas vou tentar a garantia.

adicionado 5 minutos depois

@Shaman93 a fonte é nova de 500w, duas memorias rise mode diamond de 4 gb, processador athlon 3000g ( tinha um ryzen 3 2200g mas tive que vender e optei por esse porque tava sem dinheiro no mes q comprei e nao queria ficar sem pc) tenho dois SSDs, eu mandei pra esse técnico e ele disse que trocou as peças pra saber o que era e chegou à conclusão de que provavelmente o problema é na placa-mãe mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, leo7_ disse:

@Shaman93 a fonte é nova de 500w

Qual a marca e modelo?

 

15 minutos atrás, leo7_ disse:

eu mandei pra esse técnico e ele disse que trocou as peças

É, ele também disse que atualizar a BIOS perde a garantia e sugeriu atualizar uma BIOS já atualizada... :confused:
 

15 minutos atrás, leo7_ disse:

chegou à conclusão da placa-mãe mesmo

Só tem duas formas dele realmente ter confirmado isso. Montou uma plataforma completa que ele sabe que funciona 100% na sua placa (CPU com vídeo integrado ou CPU+GPU, memórias e fonte) e continuou apresentando as travadas (é como eu faria) ou então testou seus componentes individualmente em outra placa-mãe, que ele sabe que funciona 100%, e não teve travadas. Torço aqui pra que ele seja honesto e tenha realmente feito algum desses dois testes pra diagnosticar. Se a sua fonte é genérica, seria minha primeira suspeita. De qualquer forma, boa sorte com o RMA!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@leo7_ teria que verificar se a garantia deve ser feito com a kabum ou diretamente com a asus, Assim como o @Shaman93 mencionou, possivelmente o frete de envio pode ter custos. Vale fazer uma pesquisa de valores e procedimentos a serem seguidos.

Também é valido levar a placa e os componentes para um segundo técnico, uma segunda opinião pode ajudar e um segundo técnico pode ter alguma ideia ou visão que nós e o outro técnico não tivemos.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Shaman93 marca da fonte é gamdias que é brasileira acho, a marca não é estão conhecida mas tem bastante produtos o modelo é kratos rgb, eu usava antes e nunca deu problema ela tem 80 plus.

Pois é esse técnico tem uma loja conhecida e ta no ramo faz tempo, aqui na minha cidade os melhores sao ele e mais uma loja que cobra muito caro, ele só comentou sobre isso na hora sugerindo que pudesse ser algum problema na bios eu acho, depois eu lembrei que quando levei outro pc lá faz um ano  quando eu nao sabia o minimo sobre, mandei colocar o windows e ele teve que atualizar a bios e nunca falou nada a respeito de garantia, então acho que quando ele falou isso ele falou um pouco de ***** ou não explicou direito pra mim, pelo que sei tem como regravar bios, que é feito por outro processo, mas só vi um video uma vez, não sei se seria algo muito diferente porque nunca pesquisei sobre, mas ele nao falou de regravar e sim de atualizar, segunda eu pergunto dnv pra ele porque ele falou que ainda ia fazer outros testes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...