Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fazer overclock em memória RAM na B450-E Gaming


Posts recomendados

Bom dia a toda comunidade

Galera sou meio leigo em (OC)

Gostaria de uma ajuda técnica..

Tenho a seguinte configuração:

placa-mãe: Asus Rog Strix B450-E Gaming / Processador: Amd Ryzen 3400g / Memória XPG Spectrix D60G, RGB, 16GB (2x8GB), 4133MHz, DDR4, CL19 / Ssd XPG Spectrix 240GB / Sata 2tb / Fonte Gamdias 750W Real 80 Plus Bronze / Water cooler 120mm / 6 cooler fans 120mm

 

Coloquei pra rodar e automaticamente a placa-mãe fez (OC) para 2666mhz mas segundo Asus a placa-mãe consegue até 4400mhz.. claro que eu não quero chegar até 4400mhz mas até os 4133mhz que a memória possui os algo mais próximo possível sem forçar.. E sem correr risco de danificar nenhum componente.. rsrs.. uma dor de cabeça pra vcs né ? Kkk valeu galera agradeço humildemente por cada ajuda de cada um de vocês.. obrigado por tudo.. :)

segue uma foto da máquina que eu mesmo montei.. caso tenham alguma sugestão pode me passar que será tudo muito bem vindo galera..

15933588450778849141945006703573.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, Juniorexpert disse:

Coloquei pra rodar e automaticamente a placa-mãe fez (OC) para 2666mhz mas segundo Asus a placa-mãe consegue até 4400mhz.. claro que eu não quero chegar até 4400mhz mas até os 4133mhz que a memória possui os algo mais próximo possível sem forçar.. E sem correr risco de danificar nenhum componente.. rsrs.. uma dor de cabeça pra vcs né ? Kkk valeu galera agradeço humildemente por cada ajuda de cada um de vocês.. obrigado por tudo.. :)

4400mhz é marketing. Aliás, mesmo 4133 também é, mas...

 

Enfim, se sua RAM tem perfil de 4133, basta ativar o XMP e rezar para o processador e mobo serem decentes de suportar o OC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Juniorexpert disse:

@Imakuni a placa-mãe é feita para OC é uma placa de ótimo desempenho mas queria uma ajuda para OC manualmente.. pra deixar redondinho..

Eu vi essa placa-mãe rodando a 4400mhz inclusive essa memoria está inclusa na lista de compatibilidade da placa-mãe no site da Asus..

De 4133 para 4400, não vai ter diferença nenhuma... se você já ativou o xmp e está rodando a 4133, não precisa mexer que o desempenho não vai mudar. Só mexa se você quiser aprender a fazer overclocks avançandos, mas aí também não é em forum que você vai conseguir a ajuda que precisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Juniorexpert disse:

Eu vi essa placa-mãe rodando a 4400mhz

Só uma memória está no QVL certificada a 4400 MHz, é uma Galaxy HOF com 1.4 V de tensão (part numb. HOF4PXL4BST4400P19MF162C)

A Adata mais rápida certificada, de acordo com a lista, é de 3600 MHz, de part numb. AX4U360038G17-BR80.
Não encontrei a sua memória na lista de certificadas. Absolutamente não significa que não vá funcionar (na absoluta maioria das vezes vai, em alguma frequência), mas significa que o fabricante da placa-mãe não testou, nem garante.

No mais, entenda que o controlador de memória fica dentro do processador e, na maioria das vezes, ele é quem acaba sendo o limitante pra frequência em que você vai conseguir rodar. O que a AMD garante pro 3400G é 2933 MHz, o quanto mais você vai conseguir além disso depende da sorte. Com quase toda a certeza você consegue 3200, a partir daí é sorte, tentativa e erro. Se não exceder 1.35 V e 1.15 V de NB/SoC, não vai danificar o processador, a placa, nem as memórias. Mas já aviso de antemão que 4133 é bem difícil de conseguir, seu processador é Zen+ e mesmo muitos Zen 2 (cuja frequência mínima garantida sobe pra 3200, maioria pega 3600) não chegam a essa frequência.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/06/2020 às 22:07, Shaman93 disse:

Só uma memória está no QVL certificada a 4400 MHz, é uma Galaxy HOF com 1.4 V de tensão (part numb. HOF4PXL4BST4400P19MF162C)

A Adata mais rápida certificada, de acordo com a lista, é de 3600 MHz, de part numb. AX4U360038G17-BR80.
Não encontrei a sua memória na lista de certificadas. Absolutamente não significa que não vá funcionar (na absoluta maioria das vezes vai, em alguma frequência), mas significa que o fabricante da placa-mãe não testou, nem garante.

No mais, entenda que o controlador de memória fica dentro do processador e, na maioria das vezes, ele é quem acaba sendo o limitante pra frequência em que você vai conseguir rodar. O que a AMD garante pro 3400G é 2933 MHz, o quanto mais você vai conseguir além disso depende da sorte. Com quase toda a certeza você consegue 3200, a partir daí é sorte, tentativa e erro. Se não exceder 1.35 V e 1.15 V de NB/SoC, não vai danificar o processador, a placa, nem as memórias. Mas já aviso de antemão que 4133 é bem difícil de conseguir, seu processador é Zen+ e mesmo muitos Zen 2 (cuja frequência mínima garantida sobe pra 3200, maioria pega 3600) não chegam a essa frequência.
 

 

adicionado 7 minutos depois
agora, Juniorexpert disse:

 

Entendi amigo... realmente foi o q você disse consegui apenas 3200mhz mas na minha placa nao era XMP era opcão D.O.C.P Standard... quando coloquei 3600mhz e salvei a config.. a placa nao iniciava.. ela reiciava 2 vezes e ligava nas configs.. padroes. No 3200mhz rodou certinho sem alterar temperatura nem nada... mas agora entendi que é relacionado ao processador.. estou pensando em colocar o Processador AMD Ryzen Threadripper 2970WX, Cache 76MB, 3GHz (4.2GHz Max Turbo) com ele você acha que consigo alcançar os 4133mhz da memoria ?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/06/2020 às 22:07, Shaman93 disse:

Só uma memória está no QVL certificada a 4400 MHz, é uma Galaxy HOF com 1.4 V de tensão (part numb. HOF4PXL4BST4400P19MF162C)

A Adata mais rápida certificada, de acordo com a lista, é de 3600 MHz, de part numb. AX4U360038G17-BR80.
Não encontrei a sua memória na lista de certificadas. Absolutamente não significa que não vá funcionar (na absoluta maioria das vezes vai, em alguma frequência), mas significa que o fabricante da placa-mãe não testou, nem garante.

No mais, entenda que o controlador de memória fica dentro do processador e, na maioria das vezes, ele é quem acaba sendo o limitante pra frequência em que você vai conseguir rodar. O que a AMD garante pro 3400G é 2933 MHz, o quanto mais você vai conseguir além disso depende da sorte. Com quase toda a certeza você consegue 3200, a partir daí é sorte, tentativa e erro. Se não exceder 1.35 V e 1.15 V de NB/SoC, não vai danificar o processador, a placa, nem as memórias. Mas já aviso de antemão que 4133 é bem difícil de conseguir, seu processador é Zen+ e mesmo muitos Zen 2 (cuja frequência mínima garantida sobe pra 3200, maioria pega 3600) não chegam a essa frequência.
 

Corrrigindo o processador que vou substiruir é o Ryzen 9 Am4

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...