Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pc congelando a cada 5 minutos


Posts recomendados

Olá, boa madruga! Queria saber o porq do meu pc estar congelando a cada 5, 6 min. A umas 2 semanas isso começou a acontecer. Eu to mexendo nele, não importa se estou no navegador ou em algum programa ou só na área de trabalho. Ai em algum momento, eu clico pra minimizar tela, trocar ou fechar de programa, e até rola a animação de quando tu clica ou passa o mouse em cima de algum programa ou nos atalhos de minizar/fechar, mas o computador não responde ao comando. aí do nada só congela tudo, inclusive o cursor do mouse e fico incapaz de clicar ou fazer qualquer coisa, ai depois de uns 40 seg ele volta ao normal. Acontece a qualquer minuto, as vezes de 5 em 5 minutos, e nos melhores casos, de 10 em 10 minutos! Por favor me ajudem.

Ps: Eu trabalho como designer, e uso o photoshop, meu pc tem um i7 2600k, 4gb e um hd de 140gb (O meu hd de 1tb queimou). Eu não acho que seja o meu pc q é fraco de mais, pois eu antes do pc, trabalhava num daqueles pc slim que a placa é de notebook, com um celeron e 4gb ram (lagava um pouco mas não congelava) 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você precisa fazer o diagnóstico para saber a razão. Existem muitas possibilidades e é impossível ter certeza sem um diagnóstico detalhado.

 

Recomendo que comece testando esse HD de 140GBs. Esse tipo de disco não é fabricado há mais de 12 anos, e com certeza está bem desgastado. HDs danificados causam congelamento e instabilidade no sistema.

Use o programa HDtune ou o Crystaldiskinfo, verifique a aba health ou SMART, bem como faça um teste de superfície.

 

Se houver qualquer erro, substitua o disco o mais breve possível.

 

Se o problema persistir após a substituição do disco, faça teste de memória com o memtest86 inicializável. 

Demais testes você vai precisar de componentes adicionais para fazer (fonte, placa-mãe, placa de vídeo e CPU).

 

Sempre observe as temperaturas de operação do sistema, em especial Chipset, CPU e GPU, utilizando programas como o MSI Afterburner ou o HWMonitor por exemplo. Qualquer temperatura acima de 50º ocioso ou 70º em carga deve ser considerada alta. Geralmente pode-se corrigir isso melhorando o fluxo de ar do gabinete (acrescentando ventoinhas), ou no caso da CPU trocando-se a pasta térmica se esta for muito antiga.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, WOZ Dods disse:

Você precisa fazer o diagnóstico para saber a razão. Existem muitas possibilidades e é impossível ter certeza sem um diagnóstico detalhado.

 

Recomendo que comece testando esse HD de 140GBs. Esse tipo de disco não é fabricado há mais de 12 anos, e com certeza está bem desgastado. HDs danificados causam congelamento e instabilidade no sistema.

Use o programa HDtune ou o Crystaldiskinfo, verifique a aba health ou SMART, bem como faça um teste de superfície.

 

Se houver qualquer erro, substitua o disco o mais breve possível.

 

Se o problema persistir após a substituição do disco, faça teste de memória com o memtest86 inicializável. 

Demais testes você vai precisar de componentes adicionais para fazer (fonte, placa-mãe, placa de vídeo e CPU).

 

Sempre observe as temperaturas de operação do sistema, em especial Chipset, CPU e GPU, utilizando programas como o MSI Afterburner ou o HWMonitor por exemplo. Qualquer temperatura acima de 50º ocioso ou 70º em carga deve ser considerada alta. Geralmente pode-se corrigir isso melhorando o fluxo de ar do gabinete (acrescentando ventoinhas), ou no caso da CPU trocando-se a pasta térmica se esta for muito antiga.

Então, essa madrugada quando o pc congelou, as vezes escutava um barulho tipo como se o HD estivesse arranhando, bem na hora que o pc congelava! Vou comprar outro HD e vê se vai ser resolvido! Muito obrigado 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...