Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Perda de pressao das laminas de contato do conector microSD e SD HC


Posts recomendados

isso é certo? um tecnico em eletronica havia me  dito essa possibilidade de com o tempo o cartao SD HC ou microSD inserido perder pressao das laminas de contato, palavras dele: " as laminas que fazem contato com o Chip de memoria SD ou micro SD ficarão sem pressão para melhor contato"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Junior Alex A durabilidade desses conectores é calculada em número de inserções/remoções. O que pode ocorrer é a formação de oxidação natural entre os contatos do cartão e do drive. Em situações normais de uso dificilmente isso vai ocorrer. Câmeras digitais comumente usam o mesmo cartão por toda sua vida útil sem nunca terem perda de contato ou condutividade. O que é mais comum acontecer é a vida útil do cartão em si expirar ao longo do uso, mas isso ocorre porque a durabilidade do cartão é determinada pelo número de escritas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

45 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Câmeras digitais comumente usam o mesmo cartão por toda sua vida útil sem nunca terem perda de contato ou condutividade

o mesmo acontece com telefones celulares e alguns modelos de gravadores de audio usados por reporteres.

 

existe porém uma situação adversa extremamente incomum, porém não impossível, que é um conector de péssima qualidade, neste caso você só insere o cartão uma vez, na segunda já ha erá deformação plastica nos contatos que nimpedirá o funcionamento, mas como eu disse é algo muito retomo, afinal tal conector não é lá tão caro à ponto dos fabricantes optarem por soluções very-low-cost.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eder Neumann Imagino que isso deva acontecer mesmo. Temos uma infinidade de adaptadores externos (USB ou de tamanho de cartão) que são completamente descartáveis pela baixa qualidade de fabricação. Já vi muitos que funcionaram apenas uma vez porque o plástico do qual foram fabricados não suportou a mínima pressão/deformação. Tive vários inclusive que foram para o lixo por isso. Em casos extremos, ainda ocasionaram danos aos cartões por mal contato ou curto. Antes eu tinha uma pequena coleção de cartões e adaptadores, hoje tenho mal mal o que que está permanentemente no celular, o restante só lembrança por causa desse tipo de frustração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

essas laminas do conector trabalham retraindo quando tem o encaixe do cartao microsd? muito tempo na mesma posição nao torna essas laminas permanentes na posição do cartao inserido?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Junior Alex disse:

muito tempo na mesma posição nao torna essas laminas permanentes na posição do cartao inserido?

não pois elas foram feitas especificamente para este fim, assim como as molinhas que tem dentro das canetas que são dimensionadas para se moverem até certo ponto sem se deformarem, caso este percurso de movimento seja excedido por qualquer razão que seja (inserir um objeto que não seja um SD por exemplo) a lamina sofrerá deformação permanente sem conseguir retornar a forma original.

é como um clipe de papel, se você manter até umas 5 folhas dentro dele por 10 anos ele não terá deformação alguma quando você retirá-lo, mas se colocar 40 folhas neste mesmo clipe ele deformará no exato momento que você encaixá-lo nas folhas pois neste momento ele terá extrapolado sua zona de trabalho elástico e estará na zona de trabalho plástico (onde a deformação é permanente).

outro exemplo são os pinos de soquete de processador que são projetados para trabalhar por tempo indeterminado até o limite para o qual o soquete é desenhado, se alguem deixar cair uma chave de fenda em cima dele e dobrá-lo para o lado que não foi projetada a dobra operacional ele deformará e não funcionará corretamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

no caso do conevtor microSD e SD HC com o cartao inserido ter uma tensão constante nos terminais e com variações de temperatura isso pode afetar a longo prazo a pressao das laminas de contato?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

teria que ser uma variação de temperatura considerável (acima da metade do ponto de fusão do metal, para a maioria dos materiais) para promover alguma mudança significativa no ponto de transição entre zona elástica e zona plastica que pudesse promover este defeito.

Então acredito que não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...