Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual a diferença entre filtro de linha e protetor eletrônico?


Ir à solução Resolvido por faller,

Posts recomendados

9 minutos atrás, Mino Cosmik disse:

 

Pela descrição do anuncio não passa de um protetor contra surtos com outro nome, neste caso acredito que eles querem dizer "Protetor para Eletrônicos" e não protetor eletrônico.
 

11 minutos atrás, Mino Cosmik disse:

 

Esse ai pelo visto não passa de uma extensão de tomada, por isso é chamado filtro de linha.

No próprio anuncio não consta nenhum tipo de proteção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mino Cosmik

Filtro de linha: https://pt.wikipedia.org/wiki/Filtro_de_linha

Na real um verdadeiro filtro de linha seria um dispositivo que serve para tirar ruídos de telefones e conexão de internet. Porém é mais popularmente conhecido (o que é errado) como aquelas réguas de extensão

Um filtro de linha real seria assim:

bps4042c_7575_m.jpg

Protetor elétrico: O nome que você procura provavelmente seja "protetor contra surtos de tensão", normalmente com aparência de uma régua de extensão. Naquele link da Wikipedia no início explica melhor a função dele.

 

DPS: https://pt.wikipedia.org/wiki/Dispositivo_de_proteção_contra_surtos

Basicamente todos estes termos geralmente se tratam da mesma coisa, apenas com nomes e siglas diferentes.

Um DPS também pode ser encontrado nesta forma:

maxresdefault.jpg

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Mino Cosmik disse:

De fato eu tb fiz uma pesquisa semelhante esses termos se confundem, para mim não ficou claro o suficiente.

Eu não sei como funciona todo o procedimento de cada item, mas na prática posso tentar dar alguns exemplos.

DPS / Protetor contra surtos de tensão:

Sabe quando cai um raio, quando falta luz do nada ou há aquela variação e fica uma luz fraca na casa? Pois então, nestes casos você já pensou no "ahhhhhhh vai estragar alguma coisa elétrica, vou tirar da tomada", e é exatamente para isto que o DPS serve, que seria evitar que o pior aconteça, e caso algo tenha que ser estragado, em teoria vai ser apenas aquela proteção que tem dentro do DPS.

 

Filtro de linha:

Tende a eliminar o chiado da linha telefônica, assim como manter uma melhor estabilidade de internet (caso seja conexão junto a esta linha). Não tenho certeza se é assim, mas é o que peguei por cima nesta questão de filtros.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

Conceitualmente um filtro de linha, dentro do conceito envolvido nessa discussãoserve para filtrar a linha de energia eliminando os ruídos elétricos nela presente. Esses ruídos advém de sinal de radiofrequência, induzidos nessa linha, os componentes resultantes de harmônicos dos originais 60 Hz que compõem a maior parte da energia pela linha transportados. Sua concepção envolve filtros passa baixa que deixam passar sem nenhum problema os componentes de baixa frequência da rede elétrica que opera na frequência de 60 Hz bloqueando componentes de energia em frequência superior a essa, que na pratica são representados por ruído, indesejável.

Sua implementação se baseia em componentes passivos como capacitores e indutores na configuração de filtro passa baixa, que é mais ou menos essa dai com variantes:

image.png.8aa0ef708b76ee4f4e28c36f78727251.png

Infelizmente a maior parte dos dispositivos comercializados em nosso mercado não cumprem de forma adequada esse função de filtragem embora ainda carreguem essa denominação..

 

Conceitualmente a proteção eletrônica visa garantir proteção elétrica aos equipamentos elétricos ou eletrônicos a ele conectados. Essa proteção geralmente envolve proteger contra sobrecorrente, curto circuito, sobretensão e/ou surtos de tensão provindos quer rede elétrica, quer pelo ar em tempestades com raios e descargas atmosféricas.  A implementação prática desses dispositivos envolve o uso de fusíveis ou elementos poly switches, ou disjuntores, dispersores a gás, ou centelhadores, varistores, elementos tranzorb ou diodos zener.

image.thumb.png.ae581616e5fdc0c9610837d9f9da6d0c.png

 

Essas proteções eletrônicas podem ser usadas também em redes telefônicas com fio, por exemplo:

image.png.3a5886d3ad6bcd959d27b39c4dc9e6ae.png

 

Já o DPS (dispositivo de proteção contra surtos de tensão) é mais usado para proteger contra surtos de tensão derivados de descargas elétricas atmosféricas que são induzidas na rede elétrica por queda de raios em tempestades. Basicamente é constituído por varistor de bom tamanho e fusível térmico. Usualmente tem a forma e tamanho de um disjuntor é colocado junto ao quadro de disjuntores.

image.png.338a306d8f64b037bfd677cb160664dc.png

 

  • Curtir 5
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...