Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

BIOS da mãe sem controlador de CPU fan


Wan_Silva

Posts recomendados

Comprei uma placa-mãe Afox IH61-MA5 ddr3 1155 porque a minha ultima da Asus h61 ma br parou de funcionar. A placa-mãe serviu bem no meu i5 de segunda geração+ 8gb de RAM e uma GTX 750 2GB e não vi diferença em desempenho. O único problema, é que o cooler do CPU fica o tempo todo no máximo, coisa que não acontecia na anterior, pois deixava ele no médio na Bios e mesmo jogando, fazia pouco barulho. Em questão de temperatura,ficou exatamente a mesma de quando eu usava a placa-mãe da Asus, com o cooler mais silencioso, então não vejo sentido estar em full sendo que nem diminui a temperatura.  A placa-mãe Afox tem conector de 4 pinos para o CPU, mas mesmo assim a velocidade só e é baixa quando eu ligo o PC, minutos depois mesmo em uso normal ela aumenta a velocidade e não diminui mais.Revirei a Bios dela e não achei função nenhuma relacionada a energia ou controle de velocidade. Já tentei usar speedfan e similares para controlar o cooler d cpu mas não reconhece nenhuma fan, deve ser limitação da placa-mãe. Nunca imaginei que deveria me preocupar com uma função da BIOS que eu achei que era padrão em todas as placas mãe. Nos reviews dessa placa eu não vi nenhuma menção a esse problema, e dei preferência a ela pra tentar ao menos usar meu PC ate eu ter dinheiro pra comprar peças melhores, e por ser difícil encontrar alguma placa-mãe nova 1155 por preço justo, já que as que vi usadas os preços estavam muito sem sentido. Exste alguma forma de solucionar isso usando software, hardware? Não entendo como a velocidade aumenta mas não diminui, ou como a Mobo tem 4 pinos mas não oferece suporte a controlar a fan na BIOS. Uma possível atualização na biso resolveria esse problema, caso venha com essa função? Pensei em comprar Coolers desses que ficam na vertical, algum mais silencioso e que dissipasse calor também, apesar de que o cooler padrão está servindo, porém, com tanto barulho está me incomodando. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Via software ele teria que passar pela placa-mãe para configurar. Se a placa-mãe não tem a função, improvável que funcione. Recomendo atualização de BIOS e leitura do manual. Confira também a conexão do cooler na placa-mãe, qualquer coisa errada ali (que seja mal contato) pode ocasionar esse problema também. Se nada mais funcionar, você pode comprar um rabicho de redução de velocidade. Algumas ventoinhas vem com eles (as minhas vieram com cada uma), e talvez encontre barato no mercado. Tem controladoras manuais também, mas tem que pesquisar para ver se tem bons modelos no mercado a bons preços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...