Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sobre SSDs NVMe e recomendações


Posts recomendados

Tenho algumas dúvidas sobre SSDs NVMe, aí vão elas:

 

1 - A velocidade de Leitura e Gravação realmente fazem diferença ou nem é perceptível? Por exemplo, o Adata XPG SX6000 tem Leitura 2100MB/s e Gravação 1500MB/s enquanto o Corsair MP510 tem Leitura 3480MB/s e Gravação 3000MB/s. Ah e eu usaria para programas de edição de vídeo e foto, pacote Adobe praticamente (Premiere, Photoshop...), e jogos.

 

2 - Quais são os malefícios do SSD ser DRAMLESS como o Adata é (e vice-versa)? E como identificar? Nunca consigo achar nos anúncios se o SSD é DRAMLESS ou não.

 

E sobre recomendações, quero um de 1tb e vejo muitos modelos agora, esse ADATA que citei vive tendo promoção dele por R$750 por aí, tem um na Kabum (WD Blue SN550) por R$815, e o Corsair MP510 que tem velocidades muito boas está por R$1.154, mas não sei se vale o preço, vai depender se a velocidade e o papo da DRAMLESS fizer muita diferença ou não.

 

Desde já, obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tem que equilibrar a escolha de acordo com teu setup. qual seu processador, placa-mãe, ram e placa de video? fonte também.

 

digo isto porque a depender da tua maquina, talvez nem reconheça ou nao possa extrair o potencial todo do NVMe. pra jogos nao faz a menor diferença, veja:

 

 

adicionado 3 minutos depois

um colega de fórum fez uma tabela com várias infos dos SSDs disponíveis no mercado. ele é quem manja disso. se não me engano, o nome dele é Gabriel, algum mod/adm pode citar ele aqui ou você mesmo pode procurar por tópicos/artigos no fórum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, lukpotato disse:

1 - A velocidade de Leitura e Gravação realmente fazem diferença ou nem é perceptível?

Na prática, não. Um SSD sata 3 básico vai carregar um jogo em 20 segundos, um NVMe com altíssima taxa de leitura vai carregar em 18, 17 segundos... Quando muito. As vezes nem isso. A vantagem clara é só em aplicações específicas, geralmente profissionais, e ainda assim limitada.

 

29 minutos atrás, lukpotato disse:

2 - Quais são os malefícios do SSD ser DRAMLESS como o Adata é (e vice-versa)?

Menor vida útil e menor velocidade. Ainda assim duram bastante e são muito mais velozes que um HD.
 

29 minutos atrás, lukpotato disse:

E como identificar?

Datasheet do modelo específico.

Sobre recomendações, pessoalmente pegaria o mais baratinho (depois de uma breve pesquisa pra garantir que não tem problemas de série) e de maior capacidade.
 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
4 horas atrás, lukpotato disse:

Ah e eu usaria para programas de edição de vídeo e foto, pacote Adobe praticamente (Premiere, Photoshop...), e jogos.

Talvez faça diferença pra você um SATA III e um NVMe, mas aí não sei se compensa a diferença de preço atual. As demais respostas já foram dadas acima.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mick 07 no meu caso tem que ser NVMe porque meu note só tem espaço para colocar um NVMe, SATA III não.

 

@Shaman93 então mesmo que eu use para aplicações profissionais também como o Premiere que usa bastante o ssd com os renders e tal não faria tanta diferença a velocidade de leitura e gravação e ser DRAMLESS? Melhor pegar o mais baratinho mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, lukpotato disse:

@Shaman93 então mesmo que eu use para aplicações profissionais também como o Premiere que usa bastante o ssd com os renders e tal não faria tanta diferença a velocidade de leitura e gravação e ser DRAMLESS? Melhor pegar o mais baratinho mesmo?

Olha, depende de alguns fatores. Tamanho dos seus projetos, quantidade de projetos, frequência de edição, formato de compressão, orçamento. Pra edição de vídeos em 1080p em geral, armazenamento não chega a ser uma limitação e mesmo HDs costumam servir bem. RAM, por outro lado, tende a ser bastante exigida, podendo ser interessante ter 32 GB ou até mais. Se você lida com vídeos em 4k, projetos enormes e em grande volume, o restante do hardware é top e está com orçamento folgado, o NVMe pode ser interessante.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Shaman93 hmm entendi, muito obrigado pelas explicações, eu trabalho tanto com vídeos 1080p quanto em 4k, na grande maioria dos casos o bruto é sempre em 4k, então vou guardar mais um dinheiro e esperar mais um tempo ver se abaixa um pouco os preços para tentar pegar um MP510 e mais pra frente colocar mais 16gb de RAM (tenho 16GB no momento, meu notebook é um Lenovo Legion Y540, ele até vem com um NVMe mas além de só ter 128gb ele é horrível, eles não especificam nada no site mas fiz diversos testes e ele se saiu bem mal, assim como a memória RAM, também deixou a desejar bastante nos testes, sem contar o Thermal Throttling que é absurdo, mesmo com pouco uso o processador e a placa de vídeo quase batem 100ºC, mas enfim, só estou desabafando sobre o note hahah).

 

@Caio Ferreira tenho um Lenovo Legion Y540, aí vai as configs principais:

Core i7-9750H

16GB de RAM

RTX 2060 6gb

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para quem faz muitas cópias de arquivos grandes(20Gb), vocês acham que um SSD NVMe DRAM-less com 1500 Mb/s de gravação supera um SSD SATA 3 com DRAM como um Samsung EVO 860?

 

Eu sei que no início da gravação o NVMe vai copiar bem mais rápido, mas depois dos primeiros 2-3Gb a velocidade vai cair por causa da ausência de DRAM. Então a minha dúvida é se a velocidade cairá para algo abaixo da velocidade do Samsung EVO 860, que apesar de ser limitado pela porta Sata3 (550Mb/s), como possui memória gddr4 ele consegue manter uma velocidade alta até o final...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Shaman93 só pra confirmar o MP510 não é DRAMLESS né?

adicionado 20 minutos depois

Já aproveitando o post para sanar outra dúvida, quando estava para trocar meu desktop por um notebook (por conta do trabalho, precisava de mobilidade) eu vi muita gente falando que os notebooks perdem muito desempenho pelo Windows não vir "puro", vir com diversos programas inclusos, e isso ocorre em notebooks da Dell, Lenovo... é real isso? E se sim, então é melhor eu reinstalar um windows limpo no ssd novo do que clonar esse que já veio com o notebook?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@gutopereira se precisar tirar alguma dúvida, favor abrir tópico próprio.

 

15 horas atrás, lukpotato disse:

eu vi muita gente falando que os notebooks perdem muito desempenho pelo Windows não vir "puro", vir com diversos programas inclusos, e isso ocorre em notebooks da Dell, Lenovo... é real isso? E se sim, então é melhor eu reinstalar um windows limpo no ssd novo do que clonar esse que já veio com o notebook?

Sim, o ideal é fazer instalação limpa.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mick 07 imaginei que a instalação limpa fosse melhor mesmo, estava receoso em perder algo importante para o funcionamento do notebook pois nunca tive um, então não sei se tem algo de extrema importância que já vem instalado nele ou algo do tipo. O único problema é que ele veio com o W10 ativado, se eu fosse baixar um W10 limpo eu perderia a chave do produto né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mick 07 ahh entendi, perfeito então. Só mais uma coisinha, juro que é a última, eu não tenho pendrive para bootar o W10 no SSD novo, como posso fazer? Não tem espaço para dois SSDs, tenho que tirar o que está o Windows para colocar o novo, tem algum jeito de fazer? Ou só comprando um pendrive mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...