Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Folha de Cobre Funciona Para Aterramento?


Posts recomendados

Boa noite a todos do Clube do Hardware! Sou bem leigo sobre eletrônica. Estou fazendo uns cursos online de manutenção e reparo de celulares e notebooks, no curso, eles especificam que deve ser feito o aterramento para manusear as placas, etc. Eles mostram a maneira correta de fazer, o medidor terro metro, a haste de cobre,  depois o fio deve ser conectado no relógio principal, etc. Que deve ser feito por um eletricista profissional. Mas também é dito que funciona com a folha de cobre, o qual eu comprei para usar, mais o kit antiestático. Que deve ser limpa com álcool isopropílico a cada 3 horas. Mas minha dúvida é: essa folha de cobre, plugado com o jacaré, o jack duplo, mais a pulseira antiestática, vão realmente deixar minha manta aterrada e a mim? Tem alguma forma de eu testar para ter plena certeza que estou aterrado? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ao tocar em qualquer coisa metálica grande já descarrega sua estática. P.ex. você, carregado, pode tomar um choque ao tentar segurar a porta do ônibus e este, isolado pelos pneus, nem "na terra" está. Menos dramático, o mesmo choque você toma numa maçaneta metálica. Portanto se sua chapa de cobre for grande e no chão, sim, pode descarregar sua estática pela pulseira e calcanheira.

Uma ideia conceitual portanto teórica não deixando de ser ideia práica: pra você saber que está carregado, uma chave de fenda de teste com lâmpada neon: encoste-a e algo metálico e observe a possibilidade de ver uma piscadela nela. Depois encoste direto: pronto: descarregou.😁

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...