Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Baixar Debian com Interface Gráfica


Junior Borges
Ir à solução Resolvido por Davi Silva Santos,

Posts recomendados

Bom dia pessoal,

 

Estou com um PC aqui parado e estava pensando em instalar o Debian nele, como sou leigo em Linux gostaria de baixar uma ISO com interface gráfica, para aos poucos ir me aprimorando no modo texto.

 

No site oficial do Debian (https://www.debian.org/index.pt.html) eu só encontrei ISO em modo texto, teria alguma com a interface gráfica junto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, o Debian já vem com interface gráfica nele. Mas, para iniciar, aconselho uma distribuição mais userfriendly, como o Mint, por exemplo. Baseada no Ubunto, que é baseada no Debian. Dependendo da configuração do PC, talvez algo mais leve, como o Lubunto ou Linux Lite.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pois é,

 

Eu baixei um arquivo debian-10.4.0-amd64-netinst.iso de 336 MB, mas inicia só em modo texto.

adicionado 1 minuto depois

Eu vou dar uma olhada nesses outros sistemas.
 

Obrigado !

adicionado 4 minutos depois

Essa versão do Debian que eu baixei será que baixei errado? Sem interface?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Junior Borges Se você é leigo em GNU/Linux, não é uma boa ideia escolher de cara justo o Debian, conforme o colega comentou. Não é um sistema tão complicado, mas também não vai ser amigável como um Ubuntu.

 

Vai ter que pesquisar para resolver algumas coisas e pode acabar tendo uma má impressão inicial do sistema...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Recomendo que use a ISO DVD do Debian para acelerar a instalação do sistema. As imagens também são compatíveis com gravação em memórias flash USB (pen drives) e permitem instalar o sistema em modo UEFI (disco em GPT) e BIOS (disco em MBR).

A imagem em questão é encontrada em duas versões: a oficial e a que contém software não livre. Dependendo do seu hardware a segunda imagem é mais recomendada. Tenha em mente que o Debian por padrão, mesmo na ISO com software não livre, não instala o driver proprietário da NVIDIA devido as incompatibilidades deste com a configuração padrão do GNOME (Wayland).

 

ISO DVD oficial: https://cdimage.debian.org/cdimage/release/current/amd64/bt-dvd/

ISO DVD com software não-livre: https://cdimage.debian.org/cdimage/unofficial/non-free/cd-including-firmware/current/amd64/bt-dvd/

Se quiser testar o sistema primeiro você pode gravar as imagens Live. Elas são otimizadas para teste do sistema operacional com seus principais ambientes gráficos e também são dividas em versões padronizadas e com software não livre.

ISOs Live oficiais: https://cdimage.debian.org/cdimage/release/current-live/amd64/bt-hybrid/

ISOs Live com software não livre: https://cdimage.debian.org/cdimage/unofficial/non-free/cd-including-firmware/current-live/amd64/bt-hybrid/

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...