Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Stuttering em alguns games


Posts recomendados

 Bom dia, prezados. Espero que todos estejam bem. 

 

Gostaria do auxílio de vocês, para identificar um possível problema com o meu computador. O mesmo possui as configurações abaixo:

Computador:
	Processador: Ryzen 7 1800x
	Placa de vídeo: GTX 1070 8GB Galax Edition
	Memória Ram: 8gb(x2) hyperx fury
	SSD Kingstom (aquele baratinho)
	Fonte CX 650
    
Periféricos relevantes:
	Monitor LG 27GL650F
    
Jogos que jogo:
	Valorant; ou e GTA V

O monitor é novo, adquirido na semana passada e possui 144hz e G-SYNC Compatible. O que eu tenho notado, é que esses jogos, tem tido algumas "travadas", "engasgadas" durante a gameplay. Em um primeiro momento, pensei que fosse apenas Bugs do jogo Valorant. Mas depois, testei nos demais jogos citados e ocorria o mesmo problema, então me surgiu a dúvida, se poderia ser um eventual problema com a minha placa de vídeo ou com o monitor. Modifiquei diversas configurações, seguindo vídeos como este: Pokiz - Configurações VALORANT, mas o problema persistia. Fiz a reinstalação dos jogos e dos drivers da placa de vídeo, também resetei as configurações de fábrica do Monitor e do Painel da NVDIA (não criando configuração especifica para jogo x ou y). O problema, aparentemente diminuiu drasticamente, ocorrendo em escala muito menor, mas isso, configurando o jogo (Valorant) com o Rendering Multithread ativo, e as configurações todas no baixo. 

 

 

Gostaria de um auxílio, para identificar se isso pode ser um problema no meu Hardware. Se for problema de configuração, teriam algum tutorial, link, guia, vídeo para me instruir a deixar as configurações setadas da melhor maneira possível?

 

Desde já, muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@kauedsribeiro No último fim de semana comecei a jogar o jogo Remnant, especialmente online. O jogo estava tendo frame drops de 60 para 24 regularmente, fosse com configurações altas ou baixas. Não foi o primeiro jogo que tive esse mesmo problema, mas esse ficou impossível de jogar assim. Fechei o MSI afterburner, o aida64 e tudo mais que achei aberto, bem como fechei meu antivirus. O problema parou e não voltou mais. Aparentemente o culpado era o MSI afterburner, e não foi o primeiro jogo que ele atrapalhou dessa maneira.

 

Recomendo que teste fechar programas que estejam funcionando em segundo plano, em especial este. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lost Byte Sim, G-SYNC Compatible está ativo. Começou a algum tempo, mas ficou mais forte agora com o Valorant. Após os ajustes mencionados (drivers, reinstalações) diminuiu drasticamente o problema, mas não o excluiu.

 

Perdão, esqueci de mencionar qual é a placa-mãe: ROG STRIX B350-F GAMING

adicionado 0 minutos depois

@Eder Neumann Drivers e SO atualizados. Vou providenciar a instalação do MSI, e tentar capturar o momento da travada e enviarei o print por aqui. Notei que sempre que o FPS cai para menos de 144, que começa as travadas, parece que ele está, de alguma forma, tentando sempre manter os 144, e essa queda de FPS, mesmo sendo um FPS alto, não sincroniza com a frequência do monitor, que é 144hz.

 

 

Consigo notar esse problema, também neste teste: https://www.testufo.com/vrr

adicionado 3 minutos depois

@WOZ Dods Eu nem tenho o MSI Afterburner instalado, mas obrigado pela dica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@kauedsribeiro Outros programas em segundo plano no windows podem interferir. O windows game mode, por exemplo, bem como o xbox game bar e outros programas similares, bem como antivirus. Testar desativar estes programas é interessante, mas pelo que você disse seus frame drops não tem sido tão acentuados. Com uma GPU capaz de manter 144 FPS você não deveria ter esse tipo de problema. Talvez testar as configurações de vídeo e procurar alguma que esteja influenciando nisso, bem como fazer uma instalação limpa dos drivers de vídeo da Nvidia após desinstalá-los com o DDU, tenha algum impacto positivo. Seu monitor também deve ser observado, procurando problemas similares que outras pessoas que possuem o mesmo modelo tenham tido (seja através de forums ou da página de suporte da fabricante).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, kauedsribeiro disse:

Sim, G-SYNC Compatible está ativo.

 

16 horas atrás, kauedsribeiro disse:

Notei que sempre que o FPS cai para menos de 144, que começa as travadas, parece que ele está, de alguma forma, tentando sempre manter os 144, e essa queda de FPS, mesmo sendo um FPS alto, não sincroniza com a frequência do monitor, que é 144hz.

Desative o g-sync e tente desabilitar qualquer tipo de v-sync tanto no painel do controle de vídeo como dentro dos jogos.

Qualquer variação brusca de FPS vai aparentar ser travadas.

Isto acontece em todos os outros jogos? GTA V eu descartaria como teste por ele ser um jogo não lá estas coisas para manter um desempenho estável. Valorant é um jogo online, e meio que ainda novo. Mesmo que não tenha mencionado, CS:GO tem aparecido muitos casos de desempenho ruim, outro jogo que eu descartaria para teste.

Teria algum jogo offline (ou puro single player) para testar?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...