Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como é feito o controle da tensão e energia consumida por um dispositivo?


Posts recomendados

 Uma dúvida que me assombra desde o começo do meu curso de eletrônica é em como se pode fazer o controle automático do consumo e liberação de energia de uma fonte. Por exemplo, em celulares eles possuem uma bateria de íon-lítio com até 5.000 mAh de corrente contínua, mas esse consumo pode variar se você diminuir a luminosidade assim a bateria dura "mais" tempo. Eu gostaria de saber como esse controle é feito (não apenas o do celular, mas o dispositivo geral de controle da bateria). Por exemplo, se em um carrinho eu colocar uma bateria com uma corrente contínua muito alta os leds podem queimar mas as rodas podem funcionar, mas, se a corrente for muito baixa os leds podem funcionar mas as rodas não girarem. Então, minha pergunta em poucas palavras é: como se pode fazer gestão da energia liberada pela fonte de alimentação (em especial a CC) de modo que haja variação na liberação de energia e, além disso, como direcionar correntes específicas para certos lugares de equipamentos (como pouca corrente para os leds e muita para as rodas)? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Dragon_Extreme disse:

Por exemplo, se em um carrinho eu colocar uma bateria com uma corrente contínua muito alta os leds podem queimar

isso não acontecerá!

o que queima é a tensão se houver disponibilidade de corrente suficiente e nunca o contrário.

 

a corrente não é direcionada ela simplesmente vai. a fonte tem disponibilidade e os componentes usam conforme precisam. o unico controle que pode existir nestes casos é uma proteção contra curto-circuito onde utiliza-se um resistor de shunt ou tecnologia similar para identificar que ouve uma elevação brusca de corrente acima da capacidade da fonte/bateria.

 

 

adicionado 2 minutos depois

imagine que a bateria/fonte é uma caixa dágua e os compoentes são as torneiras e a tela do celular é a descarga do vaso sanitário (que é de válvula automática Docol/Hidra).

Se a soma de dois componentes for maior que a capacidade da fonte/bateria ambos terão prejuizo no funcionamento.

Os celulares limitam algumas operações quando detectam carga baixa de bateria através do software que lê que a bateria está com tensão reduzida e impede o usuário de abrir alguns Apps que acessam determinados dispositivos/recursos como a câmera.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...