Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Memória RAM HyperX instável na frequência padrão em Dual Channel


Posts recomendados

Recentemente eu fiz um upgrade em alguns componentes do meu computador. O setup que eu usava antes funcionava perfeitamente, mas tinha algumas peças bem ultrapassadas. Então troquei a placa-mãe, o processador, as memórias e adicionei um SSD M.2.

 

placa-mãe nova: AORUS B360m Gaming 3 (rev1.0)

Processador novo: Intel Core i7 9700F

Memórias novas: 2 pentes HyperX Fury 8GB DDR4-2666 / Modelo: HX426C16FB3/8

SSD novo: Adata XPG Gammix S11 Pro (256GB)

 

  Porém, desde o primeiro dia que comecei a usar o setup novo, alguns problemas começaram a acontecer. Os jogos simplesmente fechavam pro desktop sem mensagem de erro, recebia BSOD enquanto jogava ou, as vezes, até enquanto usava o navegador. Alguns códigos de erro que normalmente apareciam:

 

IRQL NOT LESS OR EQUAL

MEMORY MANAGEMENT

PAGE FAULT IN NONPAGED AREA

 

  Pesquisei um pouco sobre isso e tudo indicava algum problema de memória. Comecei a fazer alguns testes e aí as coisas ficaram estranhas. Rodei o memtest86 com os dois pentes de memória em dual channel e na frequência padrão (2666MHz). Tanto com o XMP ativado ou setando a frequência e os timings manualmente o teste apontava erros. Tentei então rodar o teste com uma memória por vez e ambos os pentes passaram sem erro. Testei o computador na prática com apenas um pente de memória e realmente os problemas pararam (independente de qual dos dois estava instalado). 

  Como eu queria usar os dois módulos, continuei testando e abaixei a frequência manualmente para 2400Mhz com os dois pentes em dual channel. Desde então eu estou usando o PC a três dias e não ocorreu nenhum problema. Não me importo muito em usar as memórias nessa frequência, mas gostaria de entender qual a causa desses problemas, visto que tanto a placa-mãe quanto o processador deveriam suportar a frequência de 2666Mhz da memória. E porque quando só um pente está instalado o sistema fica estável em 2666Mhz?

 

Alguns detalhes da memória:

Modelo: HX426C16FB3/8

Frequência de Fabrica: 2666Mhz // Frequencia com XMP: 2666Mhz

Timings: 16-18-18-39

Tensão: 1.2 V

 

Espero que alguém possa me ajudar. Agradeço desde já.

 

-------------------------------------------------------------

SETUP:

 

Placa-mãe: B360M AORUS GAMING 3 (rev. 1.0)

CPU: Intel Core i7 9700F
Cooler: Cooler Box Intel 
Memória RAM: 2x HyperX Fury 8GB DDR4-2666 / Modelo: HX426C16FB3/8
Fonte: EVGA 500B 80 PLUS BRONZE
Discos: 1x HD Seagate Barracuda 1TB // 1x SSD Adata XPG Gammix S11 Pro, 256GB, M.2 NVMe 
VGA: EVGA Geforce GTX 950 2GB

Overclock CPU/RAM: Não
Overclock VGA: Não

Sistema operacional: Windows 10 Pro / Versão: 1909 / Build: 18363.900
Drivers: Todos atualizados para a versão mais recentes
Versão BIOS: F14.a

------------------------------------------------------------- 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@kYLER

A última atualização de BIOS para essa placa-mãe é referente a bugs com memórias Kingston. Pode ser que o fix não tenha surtido efeito, já que você atualizou a BIOS e continua com problema.

 

Sugiro entrar em contato com a Gigabyte ou a Kingston, relatando o problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...