Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Processador atinge temperaturas altas


Posts recomendados

Troquei as peças do PC recentemente, (Asus prime a320 m/k br; ryzen 3 3200g, 16 gb ram, fonte cv 450 Corsair) então tive um problema com a minha tomada, pois meu PC não ligava (fui para a assistência ver se era alguma peça) troquei, e acabei trocando de gabinete também, e meu processador tem tido uma variação muito alta na temperatura, antes ele iniciava com 38°C, agr está iniciando entre 50°c, diminui se eu não utilizar nada, porém, jogando, e até num teste de stress que fiz, chegou a ter picos de 86°c, e nunca tinha acontecido antes, troquei a pasta térmica e não ajudou, o que fazer, o que pode estar causando esse aquecimento? É normal?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Vitchole disse:

trocando de gabinete também

Bom dia @Vitchole , se tudo estiver encaixado/instalado de maneira correta, a diferença poderia ser justamente o seu gabinete, provavelmente o anterior tinha mais ventilação. Veja se algo está obstruindo alguma passagem de ar (encostado na parede, etc), não ajuda muito mas tira a tampa lateral e veja se a temperatura abaixa.
Obs.: Não use estabilizador, pois estraga a fonte e pode vir a danificar os componentes internos do PC.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

50 minutos atrás, Vitchole disse:

Trocar o cooler do processador por um melhor ou até um watercooler diminuiria bem a temperatura?

Sim diminuiria.

 

50 minutos atrás, Vitchole disse:

mas devo me preocupar?

Se ele está tendo picos de 86º sim, pois pode haver throttling. 

tem quantas fans instaladas?

6 horas atrás, ShiroeAK disse:

tira a tampa lateral e veja se a temperatura abaixa.

fez o teste sem a tampa lateral?

O calor verificou se está bem firme?
Uma duvida que tenho aqui qual era o defeito do gabinete para ter trocado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ShiroeAK bom, fiz o teste de stress sem as duas tampas laterais, e chegou no máximo em 79ºC, no teste em jogo chegou em 74ºC, mas na maioria do tempo fica entre 60 e 70, aumentando cerca de 5ºC com o gabinete fechado, lembrando que chegou na casa dos 80ºC fechado, mas ele não permaneceu nessa temperatura, geralmente sobe e desce. Troquei de gabinete por estética e porque o que tinha estava enferrujando, nele havia 2 fans, nesse novo há 4, duas frontais, uma traseira e uma em cima. Me indica algum WC ou air cooler pra trocar? É significativa a diminuição de temperatura?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vitchole O R3 3200G é uma APU (gpu integrada dentro dele), ele provavelmente está esquentando mais justamente por que não tem uma gpu dedicada, a temperatura dele vi na fabricante é até 95º link (https://www.amd.com/pt/products/apu/amd-ryzen-3-3200g).
Os programas em segundo plano podem afetar diretamente a temperatura, vá no gerenciador de tarefas (crtl+shift+esc) vá na aba "inicializar" e desabilita o que não usa, depois aperte (Windows+R) e digite na janela que vai abrir "msconfig" vá na aba "serviços" vai ter um quadrado escrito "ocultar todos os serviços da microsoft" marque a caixa, em seguida vai carregar todos os serviços de terceiros, clique no Desativar tudo, depois clique em Aplicar/OK, e vai aparecer um aviso pedindo para reinicializar, de ok. 

 

E veja se abaixou a temperatura.
Aconselho a fazer um teste com o MSI Afterburner que permite monitorar informações como temperatura e carga durante os jogos, caso ainda não o tenha.

 

12 horas atrás, Vitchole disse:

Me indica algum WC ou air cooler pra trocar?

WC é mais pra fazer OC.
AC tem Deepcool Gammaxx C40, que é um bom custo beneficio e o Deepcool GAMMAXX GT RGB que é mais eficiente.


*O que pode afetar também é o ambiente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...