Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

RX 580 desligando sozinha


Posts recomendados

Galera comprei uma AREZ-DUAL-RX580-O8G novinha, instalei ela tranquilo, tenho um fan de intake e um de exaustão no gabinete e nunca tive problema com temperaturas antes (apesar de que já comprei 3 fans novos e to esperando entrega), tenho uma fonte AeroCool Strike-X 600w Plus Bronze com PFC ativo, antiga, mas que não me deixou na mão esse tempo todo e foi analisada há 1 ano atras por um amigo eletricista que atestou o funcionamento perfeito dela. Meu problema é o seguinte a temperatura dela está alcando níveis bem altos, joguei com ela no Escape From Tarkov sem problema de fps, mas alcançando uma máxima de 89C, 1C mais baixo do que o limite de fábrica, realizei um undervolt, um overclock de 1400Mhz na gpu e 2200Mhz de memória, e fiz um fan curve bem agressivo, testei no heaven e elá se mostrou completamente estável, no tarkov ela diminuiu para 78C max e rodando tranquilo, mas ainda não me sinto muito confortável já que os fan estão rodando próximos de 100% sempre que em load. O problema mesmo foi quando fui jogar Red Dead Redemption 2 com ela e depois de uns 30min ela estabilizou em 83C, mas pouco tempo depois aparentemente desligou, a tela ficou preta e tive que reiniciar o PC, alguém tem alguma sugestão ou ideia de qual pode estar sendo o problema?, minha placa anterior era uma GTX 1050Ti, o máximo que ela chegava em load era 74C e com os fans no automático chegando à uns 60%, queria sugestões de como abaixar as temperaturas dessa RX 580 pra conseguir jogar estável sem colocar a placa em risco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kishign Talvez seja a pasta térmica, as vezes a padrão vem mal passada ou é de qualidade fraca. Se você entender abre e troca, se não chama um técnico, esse tipo de coisa eles cobram micharias.

obs: tenha cuidado, se ele vier com conversinha querendo botar defeito e cobrar mais já pode dispachar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Vinícius_Gabriel disse:

@Kishign Talvez seja a pasta térmica, as vezes a padrão vem mal passada ou é de qualidade fraca. Se você entender abre e troca, se não chama um técnico, esse tipo de coisa eles cobram micharias.

To esperando a chegada de uma MX-4 que comprei recentemente, ***** que não queria abrir ela pra não perder a garantia, recebi a placa ontem

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kishign Se seu gabinete é bem ventilado (recomendo mínimo de três ventoinhas, duas de intake e 1 de exhaust, então acione a garantia. Observe que quando manipulamos placas de vídeo não devemos pressionar o dissipador. Pressioná-lo pode descolar o adesivo térmico que tem entre a GPU e o bloco, o que causa perda acentuada de desempenho de arrefecimento. Se tiver feito isso, só trocando a GPU para não perder a garantia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kishign

Vou ir pouco na contramão sobre o aquecimento, mas não estou dizendo que é para descartar a possibilidade.

Abordando por outro lado, o desligamento acontece apenas no Red Dead Redemption 2? Uma pesquisa de leve me levou a relatos do pessoal falando que pode ser o jogo em si o problema. Com a GTX 1050Ti acontecia o mesmo neste jogo?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, LNPott disse:

Melhor coisa, e posta um feedback aqui, pra podermos ter ideia do ocorrido como um todo.

Abri uma solicitação pela Kabum, qualquer coisa atualizo por aqui, coloquei a 1050Ti de volta.

adicionado 1 minuto depois
50 minutos atrás, Noah Gustavo disse:

@Kishign Qual a marca/modelo do seu gabinete? Ele é bem ventilado?

 

33 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@Kishign Se seu gabinete é bem ventilado (recomendo mínimo de três ventoinhas, duas de intake e 1 de exhaust, então acione a garantia. Observe que quando manipulamos placas de vídeo não devemos pressionar o dissipador. Pressioná-lo pode descolar o adesivo térmico que tem entre a GPU e o bloco, o que causa perda acentuada de desempenho de arrefecimento. Se tiver feito isso, só trocando a GPU para não perder a garantia.

Meu gabinete é um Aerocool Cylon, meio budget, mas até então não foi um problema, to com 1 fan frontal de intake e 1 traseiro de exhaust, encomendei mais 3 e to aguardando, pretendo colocar 3 de intake frontal e 1 traseiro de exhaust.

adicionado 3 minutos depois

@Lost Byte Aconteceu somente com a RX 580 e no Red Dead, mas realmente a máxima que observei no RDR2 com o undervolt e fancurve custom foi de 83C, no Escape From Tarkov atingiu 89C, mas a placa não chegou a desligar, ainda assim acho uma temperatura ridiculamente alta tendo em vista que tava com o undervolt feito.

adicionado 5 minutos depois

@Eder Neumann Não testei sem ele, é plausível, mas ela segurou por uns 20-30min sem artefato nenhum, tinha testado no Escape From Tarkov e no Heaven com as mesmas settings e não chegou à desligar, apesar de ter atingido 89C no Tarkov e por voltar de 78-80 no Heaven. Meu incomodo maior não é nem a placa ter desligado uma vez, mas a temperatura muito alta.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Kishign disse:

@Eder Neumann Não testei sem ele, é plausível, mas ela segurou por uns 20-30min sem artefato nenhum, tinha testado no Escape From Tarkov e no Heaven com as mesmas settings e não chegou à desligar, apesar de ter atingido 89C no Tarkov e por voltar de 78-80 no Heaven. Meu incomodo maior não é nem a placa ter desligado uma vez, mas a temperatura muito alta.

tste no furrmark

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

40 minutos atrás, Kishign disse:

Meu gabinete é um Aerocool Cylon, meio budget, mas até então não foi um problema, to com 1 fan frontal de intake e 1 traseiro de exhaust, encomendei mais 3 e to aguardando, pretendo colocar 3 de intake frontal e 1 traseiro de exhaust.

Se tinha 2 e adquiriu mais 3, então vai ficar com 5. Instale 3 no frontal, um atrás e um no tampo superior, bem no fundo dele. 

adicionado 1 minuto depois

@Kishign Se sua GPU já está superaquecendo, não recomendo furmark. Esse programa vai fazê-la atingir uma temperatura ainda mais alta do que em jogos. Não vejo razão para estressar algo que você vai poder trocar sem dor de cabeça alguma na garantia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realizei o teste no furmark por 10 minutos e os resultados foram esses: temperatura estabilizada 1 grau abaixo do máximo de fábrica dela (90) 89C, rodei com o undervolt e esse overclock mínimo de +40Mhz na GPU e +200Mhz na memória, e com a curva de fan personalizada bastante agressiva, ficou em 100% durante a maior parte do teste, não chegou a desligar nem a apresentar artefatos, mas acho essa temperatura absurdamente alta, provavelmente pasta térmica de má qualidade ou mal aplicada, acionei a garantia da Kabum. A opinião de vocês é bem vinda!

furmark_000000.jpg

adicionado 1 minuto depois
7 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Se tinha 2 e adquiriu mais 3, então vai ficar com 5. Instale 3 no frontal, um atrás e um no tampo superior, bem no fundo dele. 

Era a minha intenção, mas não consigo colocar fan na parte superior porquê o conector de energia do CPU na placa-mãe fica no caminho, vou testar com os fans novos quando chegarem pra ver se o espaçamento é suficiente, mas acho improvável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Kishign disse:

Era a minha intenção, mas não consigo colocar fan na parte superior porquê o conector de energia do CPU na placa-mãe fica no caminho, vou testar com os fans novos quando chegarem pra ver se o espaçamento é suficiente, mas acho improvável.

É só repassar o cabo dele. Esse cabo pode ser passado pela frente da placa-mãe se não ficar bom passando em outra opção, ficando embaixo da GPU nessa posição. Em alguns casos é necessário retirar a placa-mãe para fazer a passagem de cabos e instalação das ventoinhas, pois muitos gabinetes não tem espaçamento adequado.

 

@Eder Neumann Acho que uma GPU a 89º já seria mais que suficiente para determinar superaquecimento meu caro. Não atingiu o limite térmico ou desligou porque está fazendo throttling. Testar o limite térmico de um componente até esse desligar NÃO é indicado em qualquer circunstância, e a durabilidade do componente pode ser prejudicada. Se tem garantia, por que não acionar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kishign Eu faria só mais um teste com a tampa lateral do gabinete aberta, só para ter certeza que não é má ventilação.

 

Como você usava uma 1050, que consome bem menos talvez o gabinete não esquentava tanto, já a RX580 consome bem mais, e se o gabinete não é bem ventilado, vira um forno.

 

Eu faria esse teste tirando a tampa só como desencargo de consciência mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Vou fazer isso então, valeu pela dica, quando os fans chegarem vou refazer o cable management do pc.

@Noah Gustavo Realizei o teste já amigo, cheguei até a trocar os fans de posição pra ver, mas é questão da placa mesmo, acho que o único dado válido é que o crash dela realmente se deu pelo RDR2, tava jogando agora pouco e ela desligou com 79 graus, mas como to com um undervolt, uma curva de fan bem violenta e o frame capado pra não forçar ela demais, e o furmark atingindo 89 graus não me sinto confortável com ela, ainda to esperando uma resposta da Kabum, mas espero conseguir receber outra dela. Caso a próxima ainda apresente temperaturas altas, ou eles se recusem e essa persista aí o jeito vai ser trocar a pasta dela.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se fosse GPU antiga eu recomendaria troca da pasta térmica por uma cerâmica e esse quebra galho do tópico abaixo. Placa nova tem que devolver. Se outra vier com o mesmo problema, devolve novamente, se repetir a terceira, pede dinheiro de volta que é seu direito pelo CDC e compra uma melhor com a correção.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, WOZ Dods disse:

Acho que uma GPU a 89º já seria mais que suficiente para determinar superaquecimento meu caro. Não atingiu o limite térmico ou desligou porque está fazendo throttling. Testar o limite térmico de um componente até esse desligar NÃO é indicado em qualquer circunstância, e a durabilidade do componente pode ser prejudicada. Se tem garantia, por que não acionar?

Eu não disse que não há algo de errado com a VGA, eu me referi aos desligamentos repentinos que a causa deles não parece ser a VGA.

O aquecimento precisa ser tratado sem sombra de dúvida. Não comentei antes pois estava com pressa aqui hehehehe

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eder Neumann Ainda acho que a culpada é a GPU. Ela foi o denominador comum no aparecimento do problema. Antes dela não havia problema. Se outro fator estiver influenciando, não será fácil descobri-lo até que ela tenha deixado de ser um fator.

 

A fonte pode ser um problema, Aerocool nunca fez uma fonte decente que eu sequer tenha ouvido falar, e esta em especial já tem bastante tempo de uso. Só que quando temos um componente agindo de forma tão anômala (GPU), é melhor que esse seja eliminado antes de partirmos para outros.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...