Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Z390 AORUS ELITE problema ao ligar o xmp


Posts recomendados

Bom eu comprei as peças do meu PC separa montei direitinho, instalei o sistema logo depois instalei uns jogos joguei um pouco porém lembrei que não tinha ligado o xmp pois minhas memorias são Corsair 2x8 3600 ate ai tudo bem reiniciei o PC entrei na BIOS e liguei o xmp cliquei em salvar e reiniciar porém ai que começou a dar os problemas o pc começou a desligar e ligar desligar e ligar, logo pensei deve ser problema de RAM tirei os pentes testei cada slot com apenas um pente o PC ligou normalmente apenas nos slots 1 e 3 logo pensei vou desligar o xmp desliguei coloquei novamente no segundo slot então  o pc ligou normal então coloquei os pentes no slot 1 e 3 liguei o PC ligou normal ai beleza em seguida falei vou ligar o xmp ao fazer isso deu o mesmo erro que havia dado nos slots 2 e 4 então tirem um dos pentes liguei consegui entrar na bios desliguei o xmp coloquei os 2 pentes nos slots 1 e 3 e o pc ligou normalmente com isso n posso ligar o xmp se não o PC não liga....

 

CONFIGS 

i7-9700kf

z390 AORUS ELITE

2X8 3600 corsair 

nvidia gtx 960 2GB

fonte 650w xpg 80 plus gold

WaterCooler Gamedias 240mm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Caio Ferreira acabei te att a bios para a f10c porém da a mesmo coisa , entao o pc liga as luzes ele ameaca a dar imagem e em seguida desliga porém so qd ligo o xmp ai qd acontece isso tenho q tirar a memoria ram colocar um pente so ai consigo entrar na bios desligar o xmp ai ele liga normal porque qd ele ta com um pente so com o xmp ligado ele congela na logo da aorus 

 

 

adicionado 0 minutos depois

@Caio Ferreira e n tentei resetar a bios 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Victor Dos Anjos Marques Primeiramente, a ordem correta de inserção das memórias é slots 2 e 4, não 1 e 3 (vide manual). Tente instalar assim, mas se não funcionar não adianta ficar chateado. XMP é um OC automático e não funciona sempre. Às vezes funciona, ás vezes não, e isso depende muito da amostra de memória, de CPU e até do modelo de MB. Em alguns casos é possível definir frequências e voltagens manualmente (subindo ou descendo um pouco a tensão, dependendo do caso), para solucionar esse tipo de problema, mas não há garantia que funcione.

adicionado 0 minutos depois

Nota: todo OC está sujeito a instabilidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Começando pela parte fácil, coloque os pentes nos slots corretos e não mude mais; no caso, slot 2 e 4 (os mais longe do processador em cada canal).

 

Segundo, quando você diz que o PC não liga com XMP, você deixou ele tentar dar boot por uns ~5min e mesmo assim não foi? Com mudanças drásticas na RAM, e ainda mais com frequências altas, às vezes pode demorar um pouco para dar boot enquanto a placa-mãe tenta treinar os timings. E mesmo que não ligue, a placa-mãe pelo menos deveria pelo menos se recuperar sozinha e entrar com as configs padrão, então experimente deixar o PC sozinho até ligar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods da esse problema ta no 2 e 4 também foi a posiçao padrão que eu ja tinha colocado, atualizei os drivers pelo Divreboost

adicionado 1 minuto depois

@Imakuni entao ele fica desligando e ligando sozinha e ela entra em modo pradrao ss pois a primera vez q aconteceu isso ela entrou em padrão ai ligo 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Victor Dos Anjos Marques disse:

atualizei os drivers pelo Divreboost

🤦‍♂️

adicionado 2 minutos depois
3 minutos atrás, Victor Dos Anjos Marques disse:

entao ele fica desligando e ligando sozinha e ela entra em modo pradrao ss pois a primera vez q aconteceu isso ela entrou em padrão ai ligo

Quando ela ligar dessa maneira você aproveita e vai à BIOS, configura os timings, frequência e tensão manualmente e vê se funciona. Já vi pessoas recomendarem subir uma mixaria a tensão para estabilizar (talvez tenha essa informação no fórum do fabricante), mas nunca fiz. Minha MB tem o mesmo problema, mas operou por 4 a 5 anos normalmente em XMP e de repente parou. Depois compartilhe os resultados conosco, mas lembre que também pode entrar em contato por email com a fabricante da placa-mãe ou das memórias para pedir dicas. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Victor Dos Anjos Marques disse:

entao ele fica desligando e ligando sozinha e ela entra em modo pradrao ss pois a primera vez q aconteceu isso ela entrou em padrão ai ligo 

Ah, beleza, então pelo menos não é tão grave a ponto da placa nem ligar ou então da Gigabyte fazer as porcarias da DualBios dela. Ufa, já é um bom começo.

 

Experimente então colocar os valores do XMP manualmente. Coloque os timings primários da etiqueta, tensão do pente de RAM em 1.4v (mesmo que o pente seja de 1.35, esses 500mv extras não vão prejudicar) e comece com uma frequência menor, digamos 3200mhz. Veja se dá boot. Se sim, tente manter tudo igual, aumentando para 3400, e se sim de novo, aí tente para 3600.

 

Lembrando, deixe a placa sozinha fazer seu trabalho, mesmo que falhe e entre no padrão.

 

6 minutos atrás, Victor Dos Anjos Marques disse:

@WOZ Dods da esse problema ta no 2 e 4 também foi a posiçao padrão que eu ja tinha colocado, atualizei os drivers pelo Divreboost

4 minutos atrás, Victor Dos Anjos Marques disse:

@Caio Ferreira vou instalar os do site pra ver se resolve entao

Não, não e não. Primeiro de tudo, não use esses Driverbazinga que não presta. E segundo, não adianta nada ficar mexendo em driver, seu problema não é no sistema operacional.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods eu ja entrei em contato com o suporte da placa-mãe agora vou entrar em contato com a corsair para ver o que eles falam

adicionado 20 minutos depois

@Imakuni ss n mexi nos drivers vou tentar fazer o que você falou mudar manualmente la 

adicionado 37 minutos depois

@Imakuni entao tentei o que você falou quando cheguei la reparei a tensão da ram como padrão estava 1.2 achei estranho mas coloquei 1.4 em seguida coloquei a frequencia em 3200 liguei o pc deixei chegar no widowns funcionou tranquilo em seguida coloquei 3400 funciou perfeito porém ao colocar 3600 subiu o sistema porém dps de uns 40 seg o sistema congelou voutei para 3400 e a te agora ta normal mas realizarei mais testes entrando em jogos pra ver se n trava ou congela mas por em quanto esta funcionando muito obrigado pelas dicas :D

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...