Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

placa de video com cooler quebrado


Posts recomendados

Ontem comprei uma gtx 980 4gb usada, porém na hora da limpeza com um assoprador 3 hélices da placa quebraram de um mesmo cooler, ent a placa começou a balançar no gabinete mas de forma n estão brusca, eu queria saber se com essa vibração da placa pode ocorrer de danifica-la futuramente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, mutleydt disse:

vibração da placa pode ocorrer de danifica-la futuramente

Pode danificar o PC inteiro(todas as partes móveis) devido á vibração.Inclusive a VGA porque deve iniciar um processo de aquecimento pela falta das pás.Deve procurar substituição, inclusive se não achar original deve trocar as duas FAN.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mutleydt Sim, pode danificar a placa. Não é à toa que eu não uso sopradores.

 

Minha recomendação é que compre uma ou duas ventoinhas de 120 mm e faça como na foto abaixo:

 

825607255_aHR0cDovL21lZGlhLmJlc3RvZm1pY3JvLmNvbS9ULzUvMzA0MzEzL29yaWdpbmFsL2d0eDQ4MC1hYy1leHRyZW1lLTAyLmpwZw.thumb.jpeg.7895a64f7cbdbad7abf1d9f919df70b5.jpeg

 

Acredite se quiser, ficará melhor do que as ventoinhas originais.

adicionado 0 minutos depois

Já recuperei um bocado de GPUs com ventoinhas quebradas/queimadas assim, geralmente passa a rodar abaixo de 55º em load, mesmo as esquentadinhas da série 4xx da Nvidia.

adicionado 1 minuto depois

Inclusive a da foto é uma dessa série, rodando 20º abaixo da temperatura original.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, mutleydt disse:

no caso de eu retirar essa ventoinha quebrada e colocar um cooler debaixo da placa poderia resolver o problema por enquanto?

 

Como assim colocar um cooler?Cooler=placa de radiadores+FAN.Inclusive deve tomar cuidado porque não é qualquer FAN que caberá.Talvez deva procurar tipo FAN dupla(tem uma base de fixação única) e tome cuidado com a espessura dos FAN, para não atrapalhar demais os slots vizinhos.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PedraXEsta foto é de um artigo do Tom's Hardware de 10 anos atrás. Esse reparo foi feito experimentalmente (na foto) em uma GTX série 4xx, salvo engano uma 480, que estava superaquecendo. As ventoinhas foram retiradas e novas de 120 mm (slim) foram presas diretamente ao dissipador com abraçadeiras ou fios isolados. O desempenho de arrefecimento subiu muito em relação à mesma GPU ORIGINAL. A conexão das ventoinhas pode ser feita diretamente via molex, pois ventoinhas de baixa velocidade não são problema quando rodando na velocidade máxima.

Já repeti o mesmo procedimento várias vezes, inclusive usava na minha antiga GTX 560 e a temperatura dela nunca chegou a 50º em load. Usei dessa maneira por anos, até que precisei fazer upgrade. Vários clientes que deram o azar que o @mutleydt deu ou algo similar também estão com GPUs funcionando em condições similares há anos sem problemas.

Acredite, é mais fácil e mais funcional do que parece, e para quem tem como alternativa ficar sem GPU ou estressá-la e eventualmente perdê-la, venhamos e convenhamos que é muito bem vinda a correção.

 

@mutleydt você tem que remover a carenagem e as ventoinhas, deixando apenas o dissipador, prendendo as ventoinhas ao dissipador com abraçadeiras plásticas.

 

Essa é minha recomendação. Qualquer outra gambiarra que decidir fazer, é por sua conta e risco.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, mutleydt disse:

tipo assim, eu removeria o cooler quebrado e deixava sem, ai eu colocaria um cooler fan na parte debaixo do gabinete, fazendo jogar o ar pra cima da placa pra n esquenta-la mt, queria saber se resolvesse até as ventoinhas chegarem

FAN é FAN( é a mesma coisa que ventoinha) e cooler=bloco+radiador+FAN.Não confunda.

Esses tipo de adaptações acho desnecessárias.Em um período de transição, se as temperaturas continuarem amenas no inverno, acho que apenas um FAN funcionando e sem tampa lateral do gabinete  deve manter em nível aceitável(maximo de 80 graus). O pior é que está havendo uma falta generalizada de acessórios no mercado, antes era comum encontrar FAN de diversos tipos.Se tiver orçamento para comprar FAN com PWM seria melhor, e na falta de FAN duplo acho que colar dois FAN daria bom resultado(teria que ver um adaptador em "Y" para encaixar em um SYS_FAN de 4 pinos na MB.procurando no ML achei alguns FAN, teria que ver se adaptam.:https://lista.mercadolivre.com.br/fan-vga#D[A:fan%20VGA]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...