Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Arduíno mini usado de forma independente


joaotux

Posts recomendados

 Olá, eu estou querendo fazer um projeto e para isso vou começar a estudar eletronica pois até o momento eu não sei nada, o projeto é um mini rastreador com GPS e GSM, eu preciso que ele seja o mais pequeno possível, por isso me interessei no arduino mini, mas não entendi se a versão mini pode ser usada sozinha com os módulos GPS e GSM ou se teria que usar ela com um arduino uno por exemplo, estou com está duvida pois todos os sites de venda desta placa vem somente com a descrição de que ela é compativel com arduino me dando a impressão que ela não trabalha sozinha.

 Tem como alguém me tirar essa dúvida e até me dar dicas do que devo usar para concluir este projeto?

 

Como eu disse, ainda não sei nada sobre eletronica, mas quero saber se ao estudar arduino mesmo que seja com um uno, se no futuro poderei fazer este projeto somente com o mini.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@joaotux o chip integrado é o mesmo de um Arduino UNO, é um ATMega328p. As limitações do Mini em relação ao UNO e modelos mais completos são a quantidade de memória Flash, SRAM, EEPROM, entre outras especificações. Mas o código que funciona em um, teoricamente funciona no outro (se não ultrapassar as limitações), por isso terá que simplificar o máximo possível e tomar cuidado com os tipos de variáveis , quantidade de funções, etc.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No geral, é pra funcionar sim.

Faça a o código para o mini sem problemas e teste.

Se você tiver o uno, pode testar nele, o máximo que vai acontecer é você ter que otimizar o código depois.

 

Eu não tenho o mini, mas uso o uno e nano...

 

Eu programo no nano, depois que termino, gravo num novo atmega328p ou attiny85 o bootloader e depois o código... e saio usando.

 

As vezes, preciso trocar as portas lógicas/analógicas dependendo do mcu que vou usar, mas se for o mesmo atmega328p, deve funcionar ok.

 

A versão mini tem duas versões:

 

3.3v opera em 8mhz;

5v opera em 16mhz;

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se o problema for espaço físico, você nem vai usar arduino. Vai usar apenas pra compilar e programar o mc dele + algum módulo.

Me permita observar: se for pra aprendizado tá valendo mas acho que está cogitando pegar um atalho bem grande. Se for pra usar mesmo, penso que não vai conseguir com facilidade 'concorrer' com os recursos de um pronto nem em preço nem em eficiência. A não ser que pretendes fazer uma personalização do sistema.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só corrigindo uma informação:

 

O Uno e o Mini usam o

mesmo Atmega328, portanto nada muda em termos de capacidade de armazenamento de programa, Sram e Eeprom.

 

Mudam os pinos, muda a interface de comunicação USB, mas nada que cause problema quanto ao uso stand-alone como o que se pretende neste tópico.

 

Só tome cuidado com os Mini porque existem duas versões, a de 3,3 V roda com clock de 8 Mhz , e a de 5V com 16 Mhz.

 

Nao tenho certeza, mas acho que o Mini possui menos pinos disponíveis...

 

Paulo

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, muito obrigado por compartilharem essas informações comigo, sou desenvolvedor de software e quero aprender arduino para usar em projetos pessoais mais não sabia por onde começar, o projeto que tenho em mente vai ser atendido pelo mini, mas como ainda não sei nada, vou iniciar pelo uno, assim poderei aprender melhor, muito obrigado a todos.

adicionado 2 minutos depois

@Isadora Ferraz No meu caso é para aprendizado mesmo, pelo preço realmente tem soluções prontas bem interessantes.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...