Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC desligando em jogos pesados


Posts recomendados

Boa noite, estou tendo um problema com meu pc. Acontece o seguinte, as ventoinhas da placa de video comecam a rodar ao maximo e o pc acaba com a tela sem sinal, o pc em si continua com tudo rodando (ventoinhas da placa de video e processador juntamente aos coolers) porém a tela sem sinal e o teclado (com iluminacao) trava. Isso ocorre principalmente em jogos pesados(ds3, the witchewr3) porém as vezes em jogos leves (LoL). Tal ocorrencia ja faz um certo tempo desde que iniciou, mas com uns ajustes eu conseguia manter o pc ligado. Primeiramente eu limitei o FPS pelo riva tunner e juntamente com o ajuste de ventoinhas pelo MSI afterburner passei um bom tempo sem problemas, porém recentemente mesmo com tais ajustes o pc desliga. Pelo riva tunner a temperatura enquanto roda dark souls 3 fica em torno de 60 graus e o processador em uns 70 graus. 

 

Detalhe que por um tempo o computador comecou a desligar quando eu usava o msi afterburner e eu passei a utilizar sem o mesmo (apenas com o riva limitando o fps) talvez ele sobrecarregue a fonte ao acelerar demais os fans??

 

Outro detalhe é q esse problema é de certa forma randomico, a 3 dias atras joguei dark souls 3 tranquilamente e a 2 dias atras ele dava umas desligada, ontem o problema se fez inexistente novamente e hoje desligou em situações de alto estresse. Nao consegui achar um motivo claro para tal.

 

observando passei a desconfiar da fonte q a principio supre meu pc porém algo pode estar a prejudicando, o que acham?

 

Configs: 

 

Processador: Intel Core I5-6400

Placa de video: AMD Radeon RX 480 8Gb

Fonte: 500w thermaltake 80 plus (exatamente essa https://www.terabyteshop.com.br/produto/5834/fonte-thermaltake-smart-series-500w-PS-SPD-0500NPCWBZ-W-pfc-ativo-cabos-flat)

Memória: 2x4gb ram ddr4

placa-mãe: H110M DDR4 asus 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

@lucas74 seu PC é ligado direto na tomada ou como faz a alimentação da fonte? Você já teve alguma tela azul ou algo do tipo?

O PC eh ligado num filtro de linha da clamper apenas (juntamente com ventilador,carregador de cel etc). Ja tive problema com tela azul a um tempo, porém era o HD defeituoso que ja foi trocado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lucas74 seu problema tem os sintomas de problemas com alimentação da placa de vídeo ou processador. Pode estar relacionado com a placa-mãe ou fonte. Pode não ser algo relacionado com isso, mas tem os sintomas. Realize alguns testes de estresse individualmente no processador e na placa de vídeo e veja se algo acontece.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, GuilhermeGB disse:

@lucas74 seu problema tem os sintomas de problemas com alimentação da placa de vídeo ou processador. Pode estar relacionado com a placa-mãe ou fonte. Pode não ser algo relacionado com isso, mas tem os sintomas. Realize alguns testes de estresse individualmente no processador e na placa de vídeo e veja se algo acontece.

Realizei o teste no processador pelo CPU Z e ficou tudo tranquilo, testei a placa de video no FurMark e o pc desligou insta, da para concluir algo disso?

adicionado 0 minutos depois
1 hora atrás, Caio Ferreira disse:

@lucas74 quando você estressa somente a CPU, acontece a mesma coisa?

estressei pelo CPU Z e nada ocorreu, aconteceu o desligamento instantaneo ao estressar a placa de video pelo FurMark

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, lucas74 disse:

Realizei o teste no processador pelo CPU Z e ficou tudo tranquilo, testei a placa de video no FurMark e o pc desligou insta, da para concluir algo disso?

Já eliminamos problema com o processador. Agora o problema pode estar com a alimentação da sua placa de vídeo (fonte com defeito ou de baixa qualidade), pode ser algum defeito na placa de vídeo mesmo, algum problema de driver (acho muito difícil) ou algo entre a placa-mãe e placa de vídeo. Comece desinstalando o driver da placa de vídeo e instalando tudo de novo. Seria bom testar a placa de vídeo em um computador diferente, se não resolver, ou testar uma outra fonte no seu computador (não uma fonte qualquer para evitar problemas).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/07/2020 às 09:41, Caio Ferreira disse:

@lucas74 a placa desligou antes mesmo de esquentar, correto? se sim, eu também desconfiaria da fonte bem mais que placa. a placa é nova? usada? comprou recentemente?

Me expressei errado quanto ao problema, a placa nao desliga o monitor so perde o sinal e os fans da placa parecem trabalhar mais como se ela estivesse esquentando porém antes do desligamente a temperatura nao sofre aumentos notaveis. A placa tem uns 3 anos e meio de uso

 

Em 03/07/2020 às 00:10, GuilhermeGB disse:

Já eliminamos problema com o processador. Agora o problema pode estar com a alimentação da sua placa de vídeo (fonte com defeito ou de baixa qualidade), pode ser algum defeito na placa de vídeo mesmo, algum problema de driver (acho muito difícil) ou algo entre a placa-mãe e placa de vídeo. Comece desinstalando o driver da placa de vídeo e instalando tudo de novo. Seria bom testar a placa de vídeo em um computador diferente, se não resolver, ou testar uma outra fonte no seu computador (não uma fonte qualquer para evitar problemas).

Reinstalei o driver de video e o problema persistiu, tentarei arrumar alguem com fonte para fazer o teste por aqui. Detalhe q recentemente liguei o pc pela placa on board e o pc nao desligou sera q da para eliminar algo por isso?

 

So para constar me expressei errado no post, o pc nao desliga, o monitor perde sinal e nada funciona (som, teclado,etc)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...