Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Utilizar relê VAC em circuito DC


Posts recomendados

Bom dia, boa tarde e boa noite, estou montando um fonte variável , porém a fonte base que utilizei não possui proteção contra curto circuito, então pesquisando encontrei varias ramificações do mesmo sistema utilizando um relê, porém, o único relê que tenho disponível é um com 3 especificações VAC, são elas 10A 250VAC - 15A 125VAC - 10A 250VAC, gostaria de saber se posso utilizar esse relê no circuito com corrente DC.

 

Desde já, fico muito grato :3

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, lucasfbranco disse:

@Luka Oliveira Que relé seria esse? Tens algum código?

 

Relés possuem contato seco, pode ser utilizado em CA ou CC...


O que precisa tomar cuidado é a tensão da bobina dele, se for 220VCA precisa ser em VCA se não ele nem vai funcionar...

O relé é de 5vdc,

o código é JQC-3FF-S-Z

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual corrente que vai passar por ele?


Por esse código achei um modelo com bobina 12V: https://www.powercircuit.com.br/produtos/8499/8499/1/Reles/RELE-12V-10A-1-CONTATO-5-PINOS-JQC-3FF-S-Z---Codigo10641

 

Suporta até 10A com tensão máxima CC de 30V.


Se o consumo estiver dentro de 10A pode ligar sem problemas, 

 

Se for um motor ou algo do tipo tome cuidado com a corrente de partida pois pode afetar na vida útil do relé.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, lucasfbranco disse:

Qual corrente que vai passar por ele?


Por esse código achei um modelo com bobina 12V: https://www.powercircuit.com.br/produtos/8499/8499/1/Reles/RELE-12V-10A-1-CONTATO-5-PINOS-JQC-3FF-S-Z---Codigo10641

 

Suporta até 10A com tensão máxima CC de 30V.


Se o consumo estiver dentro de 10A pode ligar sem problemas, 

 

Se for um motor ou algo do tipo tome cuidado com a corrente de partida pois pode afetar na vida útil do relé.

Uma corrente de 24v, e obrigado pela a indução do relé, saiu bem barato junto ao frete

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para quem dá umas cacetadas no inglês, tem um artigo aqui que fala extensivamente sobre relés.

Testei apenas um deles, que diminui a carga que a bobina usa depois de acionada. É que para acionar o relé precisa de um certa corrente mas para deixá-lo acionado, precisa de menos corrente. Fiz o teste e sem o recurso abaixo o relé usa, o tempo todo em que está acionado, cerca de 50mA. Mas da forma proposta aqui, uma vez acionado, seu consumo ficou oscilando entre 10mA e zero A... (Sim, zero é impossível mas meu medidor de corrente é o do multímetro, não marca menos de 1mA). Acho que não deve servir para quando o relé fica naquele liga-desliga dos pisca-piscas por exemplo... Mas apenas para ligar e ficar ligado, aí sim.

 

O esquema que testei é o primeiro (com um resistor e um capacitor) desse aqui:

 

relays-f6-1.gif.5a7ef3555a87aef14ee5f0aa68beea95.gif

 

Na parte 2 do artigo também tem recursos bem interessantes. Por exemplo como diminuir a fagulha entre os contatos (snubber) além de falar de coisas que talvez numa próxima encarnação eu venha a entender, como TV, MOV, SSR, flyback, emissão de sinais de rádio pela bobina, etc.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...