Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Super-aquecimento pode baixar a performance e/ou ocasionar gargalos em jogos?


Posts recomendados

Olá sou novo no fórum e leigo na questão de hardware, ultimamente tenho tido um problema no meu PC especialmente durante jogos.

 

Config:

 

Processador: Core i5-2400 3.10GHZ

Memória ram: 2X4GB 8GB em dual channel  

SSD ADATA 240GB * sistema

HD Seagate 500gb

Placa de vídeo: GTX 750 ZOTAC 1GB

Fonte: Fonte 500W da Ketchup *sei que não é boa.

Gabinete: Warrior - GA178

 

A situação é a seguinte: Jogando CS:GO (um jogo que exige mais do processador) ele roda em média a 120FPS dependendo do mapa, essa é uma ótima taxa de frames para mim

que tenho 75hz  porém alguns meses ele vem dando quedas bruscas de FPS fazendo com que fique não jogável se tratando de um jogo muito competitivo, quando eu atirava o fps abaixava, quando havia muitas granadas e tiros ele também abaixava, eu comecei a tentar monitorar por conta própria, e ativei no próprio jogo uma função que mostrava-me os fps

e outras informações entre elas: ping, loss etc... porém tudo estava normal a não ser as quedas de Fps que ficavam mais evidentes quando ficava abaixo dos 75fps, porém no cs go existem dois parâmetros, o VAR e o SV que no meu caso estavam oscilando e ficando muito altos causando a queda dos FPS, eu pesquisei muito a respeito porém não havia muitas informações na net. muitos diziam que poderia ser o HD que quando oscilava do 0 ao 100% poderia estar causando essa queda, e sim o meu HD fazia aquilo eu tentei resolver esse problema do HD de várias maneiras porém nenhuma funcionava, então eu instalei o crystal disk info e vi que o HD estava com Bad blocks aparentemente eu poderia resolver o problema trocando o hd por um SSD e eu o fiz, agora tenho o meu windows e o cs instalados no SSD porém mesmo assim o problema persiste (o SSD está perfeito e saudável nunca antes ligado), monitorando com o MSI AfterBurner eu percebi que o meu processador estava esquentando muito, ele ficava constante em 99°C durante os jogos, eu nunca tinha reparado mas quando ele chega nessa temperatura o pc começa a fazer um ruido, eu sempre achei que fosse normal pelo alto uso da gpu e cpu durante jogos, mas na verdade se tratava da temperatura, muitas vezes durante várias horas de jogo o pc "frizava" e desligava sozinho eu vi que isso acontecia por causa da temperatura também que quando chegava no máximo o pc desligava por uma questão de segurança. o que me deixa intrigado é que ele antes chegava a 99°C (eu sabia pelo ruido) e não dava essas quedas de Fps que deixavam o jogo não jogável. Testando em outros jogos o mesmo acontece, assim que eu abro o Minecraft o computador já começa a fazer aquele ruido super alto ou seja ele chega 99°c assim que abro o jogo, e quando entro em qualquer mapa tenho de esperar muito para que consiga mexer o cursor sem o LAG, (isso com o jogo nas config altas) sabendo que minecraft é um jogo que não exige muito do chip gráfico e que o mesmo está com uma temperatura normal cerca de 60°C eu assumo que só possa ser a CPU. Quando não estou jogando o processador acaba ficando não muito longe disso cerca de 80°C para cima porém as vezes quando abro algum programa, uma nova aba no navegador, o pc da uma pequena travada acho que por menos de um segundo, isso fica mais evidente quando estou ouvindo alguma música e do nada acontece essa pequena travada e junto com ela o áudio da música também trava (fica robótico).

 

 

Queria saber se há alguma chance de não ser um problema do CPU já que pelo que eu vi em vídeos os processadores são fabricados para poder funcionar até mesmo em altas temperaturas (mesmo que eu não saiba se funcionar nesse caso possa ser diferente de funcionar bem) e também queria saber se isso pode ser também ocasionado pela fonte.

também queria saber se o fato do processador ser mais velho ele esquente mais. (no meu caso eu o comprei de segunda mão ou seja eu não sei o quão velho ele é.)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Geovane Washington Quanto as perguntas, sim e sim, naturalmente o pc vai diminuir o clock pra compensar esse aumento de temperatura, então com certeza vai perder performance.

você ja fez limpeza na máquina? verificou se o cooler está bem encaixado no processador? trocou a pasta térmica?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Geovane Washington Texto enorme mesmo como o amigo @Caio Ferreira cita.

 

MAS, sendo bem direto.

 

Superaquecimento pode sim reduzir o desempenho do hardware, não é só do processador, mas gpu também, pois o sistema está tentando reduzir a temperatura e isso significa reduzir desempenho também para que o mesmo esfrie.

 

E a fonte pode sim estar no meio, ainda mais quando a fonte é ruim.

 

 

Já quando a idade do processador, o i5-2400 é antigo, pra ter uma ideia, hoje na Intel temos os processadores de 10ª Geração, o 2400 é da 2ª Geração ainda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, Alexandre Regelmeier disse:

@Geovane Washington Quanto as perguntas, sim e sim, naturalmente o pc vai diminuir o clock pra compensar esse aumento de temperatura, então com certeza vai perder performance.

você ja fez limpeza na máquina? verificou se o cooler está bem encaixado no processador? trocou a pasta térmica?

Sim o cooler está bem encaixado e limpo assim como todo o resto da parte interna do gabinete, mas pelo que vi a pasta térmica está ressecada, acredita que se eu trocar possa resolver o problema do super-aquecimento? o @Eder Neumann disse que a temperatura suprotada dele é 72,6°C a pasta térmica causa toda essa diferença ? (lembrando sou leigo😄😄)

adicionado 4 minutos depois
7 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

@Geovane Washington Texto enorme mesmo como o amigo @Caio Ferreira cita.

 

MAS, sendo bem direto.

 

Superaquecimento pode sim reduzir o desempenho do hardware, não é só do processador, mas gpu também, pois o sistema está tentando reduzir a temperatura e isso significa reduzir desempenho também para que o mesmo esfrie.

 

E a fonte pode sim estar no meio, ainda mais quando a fonte é ruim.

 

 

Já quando a idade do processador, o i5-2400 é antigo, pra ter uma ideia, hoje na Intel temos os processadores de 10ª Geração, o 2400 é da 2ª Geração ainda.

Isso significa que meu processador pode ter mais de 8 anos... mas eu queria saber se com o passar dos anos o processador esquenta mais e mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se você sabe que a pasta esta seca presumo que tenha removido o dissipador, então sim, trocá-la ira ajudar bastante. limpe bem as duas superficies com alcool isopropilico antes de aplicar a nova, tem varios tutoriais muito bons no youtube para o processo.

 

a partir de 72,6 ele começa a ficar doidão como se estivesse embiragado, ele recebe algumas informações mas não trabalha todas ai as vezes o sistema operacional faz ele recalcular até obter o resultado correto por isso a perda de desempenho.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Geovane Washington Vale a troca com certeza, mas está um valor muito alto em relação ao padrão, deve ter outra questão no meio, seja a ventilação geral do gabinete, ou problema na própria fonte.

Considerando o valor máximo do fabricante você ta correndo sérios riscos, eu não deixaria o pc rodando nessas condições em hipótese alguma antes de resolver. Só ressecada não faria tanto assim, problema seria se você tivesse tirado o cooler e colocado novamente nessa pasta ressecada ai.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só sei que esses processadores LGA 1155 são meio esquentadinhos com cooler stock da Intel, o que mais se vê por aí é a galera rodando esses processadores com 70-80ºC. O meu 3470 quando comprei uns 4-5 anos atrás, não passava de 55ºC, agora atinge 65-67ºC em estresse, e não resolve nem com troca de pasta térmica nem com limpeza completa (talvez eu não esteja conseguindo encaixar o dissipador da forma correta). No site da Intel diz temperatura máxima 67.4ºC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

                                                                      sim                                                                       

    
     super aquecimento baixa muito a performance no pc,principalmente em jogos,já sofri esse problema,uma das causas é a pasta termica que pode estar ressecada ou com qualidade muito baixa(que foi o meu caso).

    outra forma é olhar se o dissipador do processador esta corretamente encaixado,de modo que faça uma leve pressão no processador.

    programas muito pesados abertos em segundo plano podem super aquecer o  processador  outra solução é comprar um kit de coolers e posicionar de forma correta no seu gabinete

      

                                                                           espero ter ajudado

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...