Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Memoria em single channel


Posts recomendados

Bom dia, tinha apenas uma memória ddr4 3000mhz e não conseguia achar outra idêntica, comprei outra com a mesma frequência só q de marca diferente e não consigo fazer funcionar dual channel, já olhei no manual da minha placa-mãe pra deixar nos slots certos e mesmo assim não foi, não tenho o que fazer? Devolvo essa memória e espero a outra ter em estoque de novo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lucas.ribeiro1 O Dual Channel não é dependente de frequência ou latência. Recomendo que desligue o XMP na BIOS e tente ligar com as memórias conectadas nos slots 2 e 4 (DIMM2 e DIMM4). Provavelmente vai inicializar normalmente. Aí você vai na BIOS e configura as frequências e latências manualmente para ver se inicializa normal. Você tem que colocar as latências da memória mais lenta (quanto menor a latência, mais rápida é a memória). Se não funcionar, resete sua BIOS para voltar a funcionar. Lembrando que na primeira inicialização das memórias a placa-mãe leva alguns minutos para tentar configurar-se para elas. Isso significa que ela vai ficar tentando iniciar e desligando várias vezes por 5 a 10 minutos, o que é perfeitamente normal, devendo ao menos iniciar com XMP desligado após esse processo (se não for bem sucedida em ativá-lo).

 

Lembrando, XMP é OC, porém automático. Nem todo OC é bem sucedido, e é dependente também de amostragem. Além disso, CPUs que estão sob muita pressão no socket, coolers que podem estar empenando a CPU para baixo e defeitos no barramento, pinagem ou VRM podem impedir que o Dual Channel e o XMP funcionem corretamente. 

adicionado 0 minutos depois

Um rapaz estava com tópico similar aqui outro dia e descobriu que o defeito todo estava na própria CPU, que estava com um dos pinos de contato com o socket danificado. Substituindo a CPU o problema foi solucionado, mas esse não é o cenário ideal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...