Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Memória RAM - frequência nominal e real

Posts recomendados

Olá.

Recentemente, pela primeira vez, montei um PC eu mesmo, com a seguinte configuração: placa-mãe Asus ROG Strix B450-F, processador AMD Ryzen 5 3600, dois pentes de memória de 8gb cada, Crucial Ballistix Sport LT, DDR4, CL 15, 3000mhz, e SSD Samsung 970 EVO M.2 NVMe, de 1 Tb.

Executando o CPUID-CPU-Z, ele indica, como frequência de memória, 1199.7mhz (arquivo anexo); acessando a BIOS, a memória tá configurada no automático. Eu mudei a frequência pra 3000mhz e executei o CPUID-CPU-Z de novo, e nada mudou em relação à indicação da frequência da memória RAM. Então, voltei pro automático de novo.

A tela da BIOS indica velocidade do processador em 3600mhz e frequência da memória RAM 24000mhz (arquivo anexo).

Gostaria de saber se é normal isso, ou seja, se é normal a frequência da memória estar abaixo da nominal, indicada pelo fabricante, e ficar assim, mesmo se alterada para a frequência nominal na BIOS.

Será que a frequência indicada pelo vendedor é só para overclock? Ou é preciso mexer nas configurações da BIOS para que a frequência se ponha de acordo com a indicada pelo fabricante, no caso, 3000mhz?

Agradeceria muito por qualquer dica a respeito.

Abraços a todos. 

cpu-z.jpg

cpu-z memória.jpg

IMG_20200703_184308.jpg

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@crownMCMXCVI e @f_neto , obrigado por suas dicas.

Eu mexi na bios e reconfigurei o "overclock tuner", alterando de "auto" para D.O.C.P. (o processador é AMD) e alterei tb a frequência da memória para 3000mhz, para ficar igual à memória real, indicada pelo fabricante, conforme vcs podem ver pelo arquivo anexo.

Espero que isso não cause nenhum problema. Como coloquei a frequência real da memória, acho que não tá havendo nenhuma sobrecarga, né?

Aliás, será que vale a pena dar essa forçada? Não sei se, no final das contas, a diferença de desempenho vai ser tão grande assim...

Por um lado, quero ter a memória funcionando na frequência indicada pelo fabricante mesmo, mas, por outro, não sei se isso vai fazer tanta diferença assim...

O que vcs acham?

bios.jpg

cpu-z.1.jpg

cpu-z.2.jpg

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Aprenda a ler resistores e capacitores

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!