Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC reiniciando abruptamente quando rodando aplicativos pesados


Posts recomendados

Olá pessoas e alienígenas, estou com um problema muito incômodo que começou a um dia atrás (03/07/20).

 

Primeiramente minha spec:

 

placa-mãe: Asus Z97 PRO wifi ac

Processador: i7 4790k

Memória: 4x4Gb (16GB) HyperX 1,866MHz (nesse exato momento com XMP desativado, então estão rodando a 1,333MHz)

Placa de Vídeo: GALAX RTX 2080 OC White e também uma EVGA GTX 980 ACX 2.0 SC

Fonte: Corsair CX750

Windows 10 última versão

 

Problema:

 

Até o dia 02/07/20 eu estava jogando sem problemas, porém no dia seguinte começou o problema, enquanto estou realizando tarefas básicas no PC (navegando pela internet, vendo vídeos, etc.) mesmo por várias horas o PC funciona normalmente, porém ao iniciar alguma tarefa mais pesada como jogos em poucos minutos ou até em segundos o PC desliga abruptamente (sem tela azul) e logo em seguida ele liga dando início ao boot do windows.

 

Testes realizados:

 

Nenhum overclock realizado.

Já realizei formatação completa do Windows.

Tentei jogar via Linux e o PC também reinicia.

Testes de temperatura, a CPU fica por volta de 75°C e a RTX 2080 por volta de 80°C no máximo 86°C.

Baixei o "intel processor diagnostic tool" e minha CPU passou em todos os testes.

Testes de memoria RAM indicam que todas estão OK (Usei o próprio software do Win 10)

Drivers da nvidia atualizados versão 451.48

Bios a mais recente disponibilizada pela a ASUS

Pensei também que a quantidade de Watts da minha fonte não fosse suficiente para as duas placas, então eu desmontei todo o PC e montei uma bancada apenas com a RTX 2080, placa-mãe, CPU, RAM, apenas 1 SSD e utilizando a mesma fonte. O PC também reiniciou em jogos.

Tentei realizar um teste de stress com o 3D Mark, assim como nos jogos, o PC também reiniciou.

Verifiquei a fonte se podia ter algo queimado mas está tudo em ordem.

 

Estou com suspeitas de que seja a fonte ou a placa de vídeo, suspeitas ainda mais forte sobre a fonte, não possuo outra fonte para realizar testes, por isso estou criando este tópico, será que deixei passar alguma coisa? Pode ser algum outro problema? Estou de olho na fonte Corsair Hx850i,porém dar um tiro no escuro gastando dinheiro nessa época de crise ta complicado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Atualizando: Comprei uma nova fonte da XFX "750w 80+ gold" e agora tudo está uma beleza, nada de reinicializações repentinas, abri o BF V coloquei em 4k pra forçar ainda mais a placa de vídeo e por enquanto é só alegria.

Antes eu não tinha aberto a fonte antiga (Corsair CX750) só tirei o excesso de poeira e dei uma "cheirada" pra ver se sentia cheiro de queimado mas não tinha sentido nada. Hoje fiz uma inspeção mais minunciosa nela e percebi que tinha um tipo de líquido estranho no transformador (creio que esja o transformador, não sou perito kkk só sei que o líquido não era água) e espero que a fonte não tenha estragado algum outro componente do PC, mas até o momento não estou sentindo algo anormal.

Enfim, espero que esse post possa ser útil para quem esteja sofrendo do mesmo problema. Um abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...