Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Chuveiro derrubando disjuntor e interrompendo fluxo de água


Posts recomendados

Pessoal, boa noite.

 

Moro em um prédio antigo (fiação fina e rígida), possuo há 6 anos um chuveiro lorenzentti advanced, o qual durante muitos anos usei na posição 3 (mais quente), até que de uns 6 meses pra cá a resistência deu problema e a única posição que continuou esquentando foi a  posição 2.  

Resolvi trocar a resistência e comprei a original na Leroy Merlin, cujo modelo pela embalagem atende a uns 4 ou 5 modelos da lorenzetti, inclusive este. Não tem mistério trocar essa resistência, só encaixa numa posição. Porém logo na primeira investida na posição 3, no mesmo dia, do nada ouvi um barulho de "tec" e o disjuntor desarmou, no mesmo momento o fluxo de água do chuveiro foi interrompido sem explicação (como se fosse um tranco) e desliguei rápido para evitar queimar chuveiro/resistência. Vi que o disjuntor na verdade estragou (deve ter sido um curto grande, ele ficou mole e não dava mais pra ligar ou desligar).

 

Chamei um vizinho que trabalha em construções, ele trocou o disjuntor por um de 25 (o disjuntor que deu problema era só de 20, talvez por o prédio ser muito antigo)..  Tomei banho no mesmo dia na posição 3. No dia seguinte, na mesma posição 3, depois de uns  7 minutos de banho.. a mesma coisa..  o "tec" no disjuntor, a água do chuveiro é interrompida novamente (como se fosse um tranco) nesse mesmo tempo, desligo rápido para evitar problemas maiores.  Dessa vez o disjuntor apenas desarmou (talvez por ser um pouco mais forte), voltei la.. liguei ele novamente, e agora só estou usando o chuveiro na posição 2, mas ainda com receio pois não deu tempo avaliar se o problema vai voltar a acontecer. 

 

Não entendo que "tranco" é esse que dá na mesma hora que o disjuntor cai , que a água do chuveiro para de sair do nada, nunca vi isso acontecer, inclusive antes desses dois eventos sempre tomei banhos de médio prazo e nunca vi a água sequer diminuir (a não ser que obviamente eu intervenha manualmente).

 

Dúvidas

1) A fiação é antiga, mas o que eu nao entendo é que na resistência original que veio no chuveiro, com o disjuntor antigo.. usei na posição 3 ...durante anos e nunca tive nenhum tipo de problema

2) Como o fluxo de água pode ser interrompido dessa maneira? Se eu nem mexo no registro. Tomo banho normal e nunca vi isso acontecer outras vezes, só nessas duas ocasiões onde o disjuntor desarmou.

 

Obrigado.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

45 minutos atrás, brunorcm disse:

1) A fiação é antiga, mas o que eu nao entendo é que na resistência original que veio no chuveiro, com o disjuntor antigo.. usei na posição 3 ...durante anos e nunca tive nenhum tipo de problema

Acontece muito da resistência nova ter uma potência diferente e na hora da compra a gente nem percebe.

No seu caso, a nova deve ter maior potência.

E comigo foi o contrário, comprei uma mais fraca e a água ficou morna.

 

47 minutos atrás, brunorcm disse:

2) Como o fluxo de água pode ser interrompido dessa maneira? Se eu nem mexo no registro. Tomo banho normal e nunca vi isso acontecer outras vezes, só nessas duas ocasiões onde o disjuntor desarmou.

Provavelmente seu chuveiro tem algum tipo de válvula ou algum motor pressurizador, quando a energia é cortada ele reduz a água.

 

Quando arrumar tudo, tome cuidado com o disjuntor de 25A. O fio pra ele deve ser de 4mm² no mínimo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ao googlar imagens chuveiro lorenzentti advanced de fato vi que ele tem um pressurizador e o mais interessante: é o mesmo que tenho kk. O meu desliguei o pressurizador pois gasta + água e fica + fria.

O disjuntor era antigo 25A e caía se no máximo. Coloquei de 40 também antigo. No seu caso, se for 220 penso que deva ser 32A

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz interessante! Eu nem sabia que dava pra mexer na "estrutura" do chuveiro assim.. rs, no meu caso aqui eu não sei o que você aconselha, mas como disse no início a fiação é muitooo antiga nesse apartamento, no caso, vou ficar usando só no 2. Eu acho que talvez seja arriscado aumentar o disjuntor se a fiação não é proporcional (estou certo? não entendo de elétrica). 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tens razão em vários sentidos...

-Eu apenas cortei o fio da bombinha. Usuário "normal" não deve mesmo mexer na estrutura do chuveiro senão pode abalar sua "estrutura" kk

-Fiação antiga é bom que seja disjuntor valor próximo ao original. O meu é 220 fio 4mm e com 25A desarmava em 5 minutos se no máximo. Eu prefiro água pelando mas se o 2 te atende, então tá.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz Então rs não é nem que me atende.. na verdade queria no 3, só que..  ele vai cair se eu usar no 3, a não ser que eu aumentasse o disjuntor, porém aumentar demais (30 pra cima) com a fiação que eu tenho hoje, talvez eu tenha que encarar dar uma "atualizada" nessa fiação..  um colega meu que consegui contato hoje me indicou colocar uma de 6mm com disjuntor de 30...   ai sim eu posso voltar a usar o 3 com segurança provavelmente né.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, brunorcm disse:

@Isadora Ferraz Então rs não é nem que me atende.. na verdade queria no 3, só que..  ele vai cair se eu usar no 3, a não ser que eu aumentasse o disjuntor, porém aumentar demais (30 pra cima) com a fiação que eu tenho hoje, talvez eu tenha que encarar dar uma "atualizada" nessa fiação..  um colega meu que consegui contato hoje me indicou colocar uma de 6mm com disjuntor de 30...   ai sim eu posso voltar a usar o 3 com segurança provavelmente né.

 

kZE1R2x.png

 

3055-P (6400W 220V = 29A) cabo 4mm² (até 32A) e disjuntor 30A

mas se a sua resistência for a outra...

3055-O (7500W 220V = 34A) cabo 6mm² (até 41A) e disjuntor 35A

 

Mas vale também usar o cabo de 6mm² independente de qual seja, porque aí você deixa uma folga pra caso eventualmente decida trocar a resistência (ou o chuveiro) de novo e opte por um modelo mais potente

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...