Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Processador com temperatura alta.


Posts recomendados

Pessoal, estou com um ''Problema'', ontem baixei o jogo valorant, e como tem o boato dele queimar placa de vídeo, baixei também o MSI afterburner para medir a temperatura, cujo minha placa de vídeo é integrada com o processador (Ryzen 3 3200g), chegou a bater 100°C mas desceu, no mesmo momento que bateu essas temperaturas, fechei o jogo, o pc tem menos de 1 ano de uso, foi comprado já montado. Gostaria de saber se essas temperaturas são normais para esse processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fxtreme Acho que no final do mês levarei ele para uma empresa de TI da minha cidade, e pedir para fazer a limpeza total dele e trocar a pasta térmica. Mas a relatos no Google do anterior dele o ''3 2200g'', que não adiantou trocar a pasta térmica. Se isso não resolver não sei o que fazer...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

1)Ta aqui mais um relato, aqui não mudou muita coisa também, mas eu não coloquei uma pasta muito boa e no seu caso que tem mais tempo de uso, pode ser que ajude

2)Se não resolver vai ter que trocar o cooler,pesquisando rápido eu achei esse com um custo benefício legalhttps://www.kabum.com.br/produto/73759/cooler-para-processador-deepcool-intel-amd-gammaxx-400-silente-120mm-pwm-fan-with-blue-led-light-dp-mch4-gmx400

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Matheus dos Santos O cooler original da AMD não costuma atingir tais temperaturas.

 

1 hora atrás, Matheus dos Santos disse:

@Fxtreme Fiz uma breve pesquisa e vi que é normal ele chegar a 95°C, testei também em outro jogo ontem mesmo, PUBG lite, e chegou as casa dos 89°C, não passando disso, e Valorant creio eu que seja até mais leve.

Não é "normal", É O MÁXIMO QUE ELE PODE CHEGAR. Temperaturas na casa de 70º devem sempre ser consideradas altas em qualquer situação.

 

Recomendo a aquisição de um cooler de qualidade. Os modelos que recomendo são o Cooler Master H411R (opção barata), o Hyper 212 (opção intermediária) ou o Hyper 212 Turbo ou Black Edition (alto desempenho). Qualquer um deles será suficiente para sua CPU, sendo que os últimos ainda te dão a opção de um bom OC. Use a pasta térmica que vem com esses coolers, lembrando que a antiga deve ser completamente removida antes com papel absorvente e isopropanol.

 

Seu gabinete também tem que ser bem ventilado, e para isso ele precisa ter um bom número de ventoinhas para a entrada e para a saída de ar (recomendo duas para entrada e duas para saída) seguindo esse tipo de orientação de ar:

image.thumb.png.f43258ce65fa9077f0898945ceb303d7.pngimage.png.1f0c064c984eb89e62c87fd7b38e3c36.png

 

Observe se seu gabinete está em posição que permite bom fluxo de ar, bem como se o painel frontal está com seus filtros limpos.

 

Não recomendo o Gammax 400, pois o sistema de fixação de AMD para ele é péssimo e pode danificar seu PC se você errar na instalação.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Obrigado pelas dicas, meu gabinete é um da Pichau, tem 3 fans na frente, creio eu que seja todo para entrada de ar, fonte fica na parte de cima, na parte superior tem saida/entrada de ar, e na parte de trás também tem uma parte para colocar fan que está sem, e fica para saída de ar. Estou vendo para comprar um cooler melhor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Matheus dos Santos sem ventoinhas expelindo o ar quente seu gabinete vira um forno, pois o ar quente fica sendo constantemente reciclado. Tente balancear o número de ventoinhas puxando e expelindo ar o mais breve possível. Siga a imagem acima para saber a orientação das ventoinhas.

adicionado 0 minutos depois
30 minutos atrás, Matheus dos Santos disse:

Estou vendo para comprar um cooler melhor.

Instale mais ventoinhas no gabinete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Então, aqui estou mais um dia hehe, fiz esse teste para ver e deu essa temperatura ai 66°C, não bastando, entrei no Valorant, a temperatura subiu para 70/71°C, testei somente no treinamento, não joguei nenhuma partida. Você não saberia um que estressasse somente o processador, por que vi alguns e eles estressam a placa de vídeo (furmark) é um deles, procurei no YTB e também não vi nenhum vídeo. Só que esse "furmark" não da para mim pois não tenho placa de vídeo.

adicionado 7 minutos depois

@WOZ Dods Não sei também, se ele não atinge acima dos 70°C, por conta dele ter VGA integrada com o processador, tanto que diz que a temperatura que ele pode chegar tranquilo é 95°C, e aquele dia que testei com o MSIafterburner, ele chegou a bater 105°C, e depois desse dia comecei a monitorar pelo HWMonitor, e em nenhum dia chegou a esse ápice. Acredito que o MSI estava apresentando problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Querido, minha recomendação sempre será de investir em arrefecimento de qualidade tanto do gabinete quanto da CPU. Se puder, coloque mais ventoinhas no seu gabinete, com a disposição que elucidei acima, bem como em um cooler de qualidade para sua CPU. O gasto é bem investido tendo em vista o aumento na durabilidade do sistema. Se conseguir, com essas duas medidas, cair para baixo de 60º, posso lhe garantir que seu sistema durará muitos anos antes de qualquer problema. Meus últimos 4 PCs sempre mantiveram temperaturas na faixa de 54º máximo mesmo no verão, e nenhum deles perdeu componentes até a presente data por aquecimento ou falha (sim, os 4 ainda estão operando normalmente, seja em minha casa ou na casa de parentes). Pessoalmente eu não consigo subestimar por um segundo o valor de investir em bom arrefecimento. 

Lembre que tudo que investir no arrefecimento de seu PC atual será reutilizado nos próximos. Uma boa solução de arrefecimento dura uma vida facilmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...