Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

formatar um notebook positivo SIM+ 980M


Ir à solução Resolvido por Jão Fonseca,

Posts recomendados

Estou a uns cinco dias tentando formatar esse notebook (Positivo: Sim+ 980m), sempre que eu começo a instalação ele trava na primeira tela de carregamento dos arquivos, isso para todos os sistemas que eu tentei, sendo eles o win 7, win 8.1 e o win 10. Em todos o erro é no mesmo lugar, trava na primeira tela de carregamento. Quando pesquisei por isso muitas pessoas disseram que resolveram o problema ao retirar um pente de memória, no meu caso só tinha um mesmo, então eu fiz a troca, tentei com 5 diferentes pentes sempre tentando em slots diferentes, não deu certo. Tentei fazer o boot de forma diferente, usei o rufus, yumi e o balena, nenhum resolveu também.

Depois dessas tentativas frustradas concluí que não tinha como eu formatar por esse notebook, não sou um perito na área, mas concluí que o problema ou está na placa-mãe, não sei se isso está correto mas considerei assim para tentar prosseguir com outras tentativas.

Vale ressaltar que antes de eu formatar esse HDD, ele tinha o Windows 10 e funcionava perfeitamente, o motivo da formatação era a troca de usuario, e nativamente ele veio com o Windows 7. Sendo assim, eu peguei o HDD desse notebook e coloquei no meu notebook Samsung para tentar fazer a instalação e passar para ele, eu sei que isso não se faz, que eu precisaria que alguns drivers depois mas mesmo assim o fiz. Não funcionou, quando eu devolvi o HDD para o computador positivo, ao dar o boot ele dizia "BOOTMGR IS MISSING'', ou "Reboot and Select proper boot device or insert boot media in selected boot device"(ou algo assim). Eu tava esperando que de algum modo eu conseguisse entrar no sistema e aí sim eu fazia as correções de drivers e etc, mas não estava passando nem da fase do boot, pois aparentemente os drivers de inicialização não estavam em sintonia. Eu sei que se eu entrasse com a imagem pelo usb e fizesse a correção de inicialização resolveria meu problema, mas como eu disse, ele não consegue passar da primeira tela de carregamento do pendrive com o Windows.

Alguém sabe o que mais eu poderia tentar? eu já estou quase ficando louco com esse notebook.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Membro VIP

Bom dia.  Pode tentar formatar com uma imagemro Linux. É bom verificar também a configuração no setup. A ordem do boot. Pode também  ver aquela instalação própria que já vem de fábrica e a partir dali atualizar.  Algumas placas tentam bloquear instalações de outros sistemas.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu até gostaria de tentar um linux, ao menos pra ver se vai funcionar, mas não posso deixar com linux, pois quem vai usar não está acostumado com esse sistema. Quanto às ordens de boot creio que fiz tudo certo. Eu não acho que tem bloqueio, pois ele veio com o win 7, depois colocaram um win 10 nele. Seria muito bom se desse apenas de restaurar ele, mas não tem nenhuma configuração desse tipo nele, aparentemente.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Jão Fonseca Desative o Secure Boot, ative o CSM, deixe a opção de carregamento em UEFI+Legacy se tiver.

 

Baixe uma imagem nova de windows com o media creation tool aqui: https://www.microsoft.com/pt-br/software-download/windows10

 

Instale em um pendrive novo para garantir que o pendrive não é o problema.

 

Tente rodar essa imagem por uma porta USB 2.0 (preta). Troque por outra se não der.

 

Na hora de escolher por onde instalar, tente usar a opção Legacy (que não tem UEFI no nome).

 

Lembre que o HD pode ser o problema, então se tudo falhar, teste outro.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Membro VIP

@Jão Fonseca Boa noite. O Linux facilitaria seus testes mas como tem outro notebook. Pode colocar esse HD em outro notebook e fazer testes no próprio HD para ver se ele está com problema. Como partes defeituosas no HD. Pode tentar entrar no Windows pelo modo seguro e tentar acessar a opção de restauração do sistema.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Solução

Depois de algumas outras tentativas eu consegui, aparentemente aquele notebook não se dava bem com o pendrive, não sei se caso eu testasse com outro daria certo. Digo isso pois sei que o problema não era exatamente com o pendrive, pois durante todo esse drama eu usei este mesmo para formatar outro notebook e deu tudo certo.

Enfim, resolvi meu problema quando fiz a instalação a partir de um DVD com a imagem do Windows, simplesmente tudo fluiu corretamente como deveria ser. Obrigado a todos pelo apoio.

  • Curtir 2
Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • GusGraf alterou o título para formatar um notebook positivo SIM+ 980M

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Aprenda a ler resistores e capacitores

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!