Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Usando AD com POT


vtrx

Posts recomendados

Tenho uma dúvida.

Vou usar a 6 entradas analógicas de um PIC usando como referencia a alimentação 5v do próprio circuito.

Funciona normalmente com 2 POT,posição central representa metade da leitura.

Usei 2 POT de 10K,mas a duvida é quando usar 6 POT de 10K em paralelo,entre o +5 e -,a resistência entre a alimentação não vai ficar muito baixa e alterar o consumo do circuito?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, vtrx disse:

a duvida é quando usar 6 POT de 10K em paralelo,entre o +5 e -,a resistência entre a alimentação não vai ficar muito baixa e alterar o consumo do circuito?

Vai. 

Mas é muito pouco, não faz diferença. 

A corrente será de apenas 3mA, penso que só seja problema se a alimentação for feita com uma bateria muito pequena. 

Se este for o caso, aí pode trocar os potenciômetros por 20 ou 50k.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Renato.88 disse:

Vai. 

Mas é muito pouco, não faz diferença. 

A corrente será de apenas 3mA, penso que só seja problema se a alimentação for feita com uma bateria muito pequena. 

Se este for o caso, aí pode trocar os potenciômetros por 20 ou 50k.

A alimentação será de uma porta USB.

Aproveitando.

Qual o valor do resistor para usar um Zener 3v6 para reduzir os 5V do USB para alimentar uma memória 25QXX com consumo máximo de 25ma?

 

Zener_diode_voltage_regulator.svg.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Lei de ohm...é o princípio de todas as coisas eletrônicas. Um dia você iria precisar dela...seu dia chegou.

R=V/I

R=(5-3.6)/0.025

...

Neste caso, a carga vai absorver toda a corrente deixando zero pro zener. Quando a carga sumir, o zener vai assumir. Pra constar, na prática há outra teoria. Verifique e reporte registrando cá pra nós: um preço baixo que cobramos pra posteridade...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

Lei de ohm...é o princípio de todas as coisas eletrônicas. Um dia você iria precisar dela...seu dia chegou.

R=V/I

R=(5-3.6)/0.025

...

Neste caso, a carga vai absorver toda a corrente deixando zero pro zener. Quando a carga sumir, o zener vai assumir. Pra constar, na prática há outra teoria. Verifique e reporte registrando cá pra nós: um preço baixo que cobramos pra posteridade...

Confere para mim.

56 ohm?

Interessante...eu achava que era só colocar o Zener em paralelo,tipo,um diodo 1N4148 em série com a tensão de 5V,para ter uma pequena queda de tensão,e o Zener faria o resto,limitando a 3.3v,no caso.

Mas quando fui medir a tensão,estava toda fora...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Uau... nossas calculadoras estão sintonizadas direitinho kk. Na prática tem algumas melhorias que não consigo explicar em texto e meu lapis quebrou a ponta e to sem apontador.

 

O mesmo vale pra sua segunda observação e um pouco da minha juntando um pouco de teoria: Imagine o 5V, o diodo, o zener como componentes "ideais" e tenta conectar do jeito que você falou. Por acaso consegue "sentir" uma baita corrente tendendo a infinito? Pelo menos no "papel mental"? Na prática você vislumbrou onde está outra teoria. Provavelmente deve ter sentido um calorzinho das peças.

 

Isto levanta uma outra alternativa pra cair de 5 pra 3: uns 2..4 1n4148 em série cada um "come" uns 0.6V

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...