Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como evitar cair no novo golpe taxa compra internacional


Posts recomendados

  • Membro VIP

Só para constar:

https://saladeimprensa.correios.com.br/releases/2020/06/19/correios-alerta-clientes-sobre-falsos-perfis-nas-redes-sociais-e-e-mails-maliciosos/

O site oficial dos correios já está divulgando orientações quanto a mensagens falsas, que parece ser uma variante do golpe, abaixo a transcrição do texto, já que logo a advertência deve sumir:

"Correios alerta clientes sobre falsos perfis nas redes sociais e e-mails maliciosos

Posted on19 de junho de 2020

Em tempos de isolamento social e consequente aumento de compras pela internet, os Correios chamam a atenção de clientes e consumidores que aguardam a entrega de suas encomendas, para a origem de mensagens e alertas eletrônicos. Os conteúdos que circulam na internet, por meio de sites, e-mails, mensagens instantâneas, redes sociais e SMS podem ocultar intenções criminosas para realização de fraudes online.

Geralmente, os criminosos cibernéticos se passam por empresas respeitáveis e sites confiáveis para atrair pessoas, utilizando uma técnica denominada “phishing”, que consiste em jogar iscas para pescar informações, aludindo à palavra inglesa “fishing”, que quer dizer pescaria. Esse tipo de golpe pode resultar em inúmeros transtornos e prejuízos financeiros para as vítimas.

Como prestadora de serviços de interesse coletivo, assim como instituições bancárias, os Correios também são alvo de frequentes ações de grupos ou pessoas mal intencionados. A empresa reitera que não envia mensagens eletrônicas sem prévia autorização do cliente e não dá permissão para que terceiros o façam em seu nome. Desta forma, orientamos os clientes a não abrirem os arquivos ou clicarem nos links e excluírem as mensagens imediatamente.

Muitas mensagens eletrônicas falsas são disparadas citando indevidamente o nome dos Correios (Imprensa Correios; Sedex Brasil; Financeiro Correios; Correios Brasil) e informando sobre a tentativa de entrega de uma encomenda. Trata-se de spam, com links contendo vírus ou agentes maliciosos. Nas redes sociais, diversos perfis falsos se apresentam, normalmente, como “Suporte Correios”, oferecendo uma suposta ajuda em troca de informações dos clientes, para utilização indevida.

Canais oficiais – Os Correios disponibilizam diferentes canais oficiais de relacionamento com usuários e clientes. As informações sobre como acessar e utilizar esses canais estão amplamente divulgadas em nossas plataformas eletrônicas de comunicação e, também, em nossas agências.

Desta forma, qualquer interação da empresa com os clientes segue rígidos procedimentos de segurança e confiabilidade. A Central de Atendimento dos Correios (CAC), quando acionada por meio das redes sociais, solicita apenas informações sobre objetos postais ou algum outro dado específico do cliente, em conversa privada. Durante o atendimento, a Central envia o link de acesso a página do Fale Conosco dos Correios e orienta os clientes a registrarem a manifestação na plataforma.

A empresa também faz o acompanhamento sistemático sobre a ocorrência de perfis falsos, que utilizam de forma indevida o nome e a marca dos Correios, nas redes sociais e em outros ambientes on-line. Quando identificada esse tipo de violação, a estatal toma as medidas cabíveis, conforme o caso, e as reporta às autoridades de segurança da informação, quando necessário.

Os perfis oficiais da empresa nas redes sociais são verificados (possuem um selo azul de autenticidade ao lado do nome da página). São eles:

Facebook – @correios

Instagram – @correiosoficial

Twitter – @correiosbr

LinkedIn – @correios

YouTube – @correiosoficial

Reforçamos aos clientes que, caso tenham qualquer dúvida sobre a veracidade de uma mensagem atribuída aos Correios, entrem em contato com nossa Central de Atendimento, pelos telefones 3003-0100 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 725 7282 (demais localidades), ou pelo Fale Conosco, no site www.correios.com.br.

A empresa reitera que está trabalhando para viabilizar, com segurança, a continuidade de suas atividades, essenciais para atender a população nesse momento em que mais precisa."

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pincipi

Já recebi vários emails similares a estes golpes. Normalmente me aparecem como bancos, pedindo para atualizar dados ou clicar em links, sendo que nestes bancos nunca tive conta. Apenas ignoro e deleto.

 

Um detalhe peculiar é que sempre iniciam a mensagem chamando pelo nome de login (ou do email) e não pelo nome real que está atrelado a conta.

Por exemplo, você cria uma conta no Correios usando o nome de usuário "fulano_silva" e nos dados da conta é "Fulano da Silva". As mensagem lhe chama de "fulano_silva", pois o golpista não tem os dados completos de sua conta e apenas faz uma falsa impressão que parece ser real.

Também há outras formas de golpe, como ligações onde a pessoa se passar por certa empresa e pedem seus dados. Nunca informe seus dados pessoais em ligações recebidas sem prévio aviso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Membro VIP

Virei cliente de carteirinha dos estelionatários, estou recebendo mensagens para pagar os impostos de compras que acho que não realizei:

Screenshot_20201031-131159.thumb.png.911d3b77065622cd54810b8a36b78321.png

São mensagens oficiais do próprio correio, entrei no ambiente minhas importações e lá estão duas encomendas em meu CPF para serem pagas, com a DIT em meu nome e endereço;

1a.jpg.a8aa719384a8c6414127da012ff4a484.jpg

Ainda não recebi as cartas:

Screenshot_20201106-113916.thumb.png.a51a2e33d652e22efa24a8e5d1561c16.png

Eu omiti os códigos porque qualquer um pode pesquisar e ver meus dados pessoais. (ponto negativo para os correios). Um colega entrou no ambiente minhas importações dele e pesquisou os códigos, ambos geraram a DIT em meu CPF e não no CPF dele, ponto positivo para os correios, já que antes geravam a DIT no CPF de quem fazia a pesquisa, tipo assim; qualquer um poderia pesquisar que a DIT saia no nome de quem pesquisou e não no nome que consta no pacote ou que esteja com o CPF vinculado ao código.

Ainda não me decidi sobre o que fazer, se deixo correr sem pagar ou então se recuso o objeto.

2b.jpg.060c4104ad72cac254b6b8283200b1a5.jpg

Eu imagino que o estelionatário deve ter enviado o mesmo código para outras pessoas e neste caso quem estiver desatento, vai pagar as taxas e quando não receber o pacote em sua casa é que se vai dar conta de que caiu no golpe e provavelmente venha bater na minha porta (com os dados da DIT em meu CPF).

Outro detalhe, ainda não sei como conseguiram vincular o meu CPF aos códigos.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

@Pincipi preciso de ajuda, recebi uma mensagem com o mesmo número e mesma coisa escrita menos o código de rastreio, mas esse código de rastreio é diferente da encomenda que estou esperando, e quando consulta, não aparece a origem como normalmente aparece, estou com receio de ser golpe1910476734_Semttulo.png.5d7a6772cc039a8cbbf256e1801b5bbe.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

 

@robb15 Tudo indica ser o mesmo golpe em que eu cai. Sugiro esperar uns dias sem pagar, também pode tentar fazer o rastreio do código suspeito por algum site internacional, geralmente eles mostram a origem e os caminhos antes de entrar no Brasil, no momento eu não consigo lembrar o nome do site, talvez seja este https://pt.trackitonline.ru/

Também pode ver a terminação das duas últimas letras, significa o pais de origem.

Se for possível entre em contato com o vendedor e tente confirmar o código correto.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pincipi então, esse código não mostra a origem apenas o que está nesse print, contatei pelo chat os correios, e acho que esse código  foi gerado novo pois o código da encomenda que estou aguardando não funciona porque não é padrão aqui no Brasil e nem na maioria dos países, provavelmente foi mudado a transportadora que tem contrato com o Brasil gerando esse novo código! Mas não sei, pois é parecido com o seu caso

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@robb15 Opa, muita calma neste momento, algumas empresas adotam códigos fora do padrão internacional, como por exemplo  Wish e alguns site chineses que usam códigos regionais, eu sei que dá para converter o código não usual para o código internacional, tem um post que explica isto:

https://carabinasdear.com.br/caforum/index.php?/topic/19670-converter-código-de-rastreamento-chinês-para-o-padrão-do-brasil/

Se fizer a conversão e der o código que recebeu por SMS, quer dizer que a encomenda é sua mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pincipi então o problema é que esse código que começa com o SY não converte, já pesquisei, vi vídeos e nada, infelizmente vou ter de pagar para saber se é meu ou não, caso não chegue para mim peço reembolso embora vou sair perdendo de qualquer jeito, pois o valor que paguei pelo produto é bem inferior a essa taxa abusiva dos correios

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
  • Membro VIP

Então, até o momento (12Out21) não ocorreram modificações no sistema que me impeçam de cair no golpe porém, perceberam que os dados dos usuários ficaram expostos e mudaram a apresentação da DIS que agora vem sem o Nome/CPF/endereço:

correio12Out21.thumb.jpg.416225597206824c642067fc8007938c.jpg

Quanto às duas encomendas que foram associadas a meu CPF sem eu saber, passou o prazo de pagamento e apenas consta como "Prazo de pagamento encerrado" no ambiente minhas importações e no rastreamento consta como não postado.

Também fiz uma compra com o código SY seguido de 11 números e realmente não consegui converter em lugar nenhum que pesquisei, apenas no site do vendedor consta as movimentações, inclusive que se encontra no Brasil desde o dia 25Set21 (hoje com 18 dias). Imagino que em algum momento o objeto seja entregue ou que ao ser tributado e/ou taxado, seja gerado um novo código rastreável com a inserção automática no sistema minhas importações, também admito a possibilidade de dar em nada ou então de ser devolvido sem que eu possa fazer nada:

2.jpg.5c8dcfcc0a4a7a92161f340051ebcf7f.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...