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Athylas123

HD Western Digital Caviar Blue novo com som de turbina. É normal isso?

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Olá!

Chegou ontem o meu HD Western Digital Caviar Blue, instalei ele no computador, mas me deparei com algo que me deixou preocupado...

 

Ao ligar o computador, o HD faz um som alto, semelhante a uma turbina, e ao desligar faz o mesmo, mas como se fosse uma turbina desligando.

 

Segue o vídeo(o vídeo mostra o som dele tanto em funcionamento, desligando e ligando)

 

 

Bom, aqui vai algumas informações que achei que fossem úteis:

https://prnt.sc/td683s ( CrystalDiskInfo) aqui mostrou que o hd está saudável, mas eu fico em duvida, pois meu hd antigo não fazia esse barulho.

 

Em relação a o desempenho do computador, não tive problemas aparentes.

 

Configuração do pc:

Ryzen 5 1600

B450M steel legend

16GB de ram 

CX 750

 

Devo me preocupar e acionar a garantia? 

 

 

 

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O ruido sao sons normais do motor de disco rígido, porém por vídeo não dá pra ter muito noção do volume dele, de qualquer forma por ser um disco novo, não vejo motivo pra se preocupar a menos que o ruido seja ouvido fora do gabinete a uma distância de 1 ou 2 metros

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@mattaus Sabe me dizer qual outro programa eu posso fazer testes no hd? Só para confirmar que ele tá 100% mesmo.

 

Desde já, obrigado pela resposta. 

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@Athylas123 Tb não acredito que seja realmente um problema, mas é válido ver se ele está bem parafusado no gabinete? Baixe o HD Tune Pro ou o HD sentinel.

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- Verificar integridade do HD/SSD.

 

1) Verifique se o cabo SATA não tem defeito ou teste com outro, caso esteja utilizando um.

 

2) Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) e digite esse comando: wmic diskdrive get caption,status. Esse comando mostra rapidamente se algum HDD ou SSD instalado no seu computador estão funcionando corretamente ou se eles têm algum problema crítico. Se ele estiver funcionando perfeitamente, deve aparecer OK em todos eles, mas se houver qualquer problema, aparecerá o status do erro existente ali. 

 

3) Se estiver usando um SSD, baixe o programa de monitoramento da própria fabricante pra verificar erros, testes de diagnóstico e atualização de firmware (ex: SSD Manager da Kingston, Samsung Magician, Western Digital SSD Dashboard, Crucial Storage Executive, SanDisk SSD Dashboard Installer, Intel SSD Toolbox, Corsair SSD Toolbox, Adata SSD Toolbox, GUI do SeaTools SSD e etc).

 

3.b) Se o seu HD for da Seagate, verifique também se existe atualização de firmware: https://www.seagate.com/br/pt/support/kb/determining-internal-drive-details-004206en/. Se for da Western Digital, baixe o verificador de firmware: https://support.wdc.com/downloads.aspx?lang=bp#WD_softwarepc

 

4) Baixe o HD Tune e verifique as abas health e error scan.

 

5) Baixe o  WD Data Lifeguard e faça um teste completo. (pode ser usado em qualquer HD/SSD)

 

6) Baixe também o SeaTools Bootable (pode ser usado em qualquer HD/SSD), em Basic Tests (Testes básicos) faça o SMART Check (Verificação SMART)Short Drive Self Test (Autoteste de disco rápido) e Long Generic Test (Teste genérico detalhado). Pra saber mais sobre essa ferramenta: https://www.seagate.com/br/pt/manuals/software/seatools-bootable/.

 

7) CheckDisk: abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite chkdsk X: /r (sendo X a letra do disco que você quer testar) > ENTER > S > reiniciar > Para ler o resultado: 1. Clique com o botão da direita do mouse no logotipo do Windows e clique em Visualizador de Eventos >  Ao abrir o Visualizador de Eventos, clique em Logs do Windows e Aplicativo > Clique em Filtrar Log Atual e no campo Fontes do evento digite Wininit ou escolha Wininit na lista e clique em OK > O resultado mais importante do relatório é a conclusão dele, onde pode ver ser há problemas no sistema de arquivos e a quantidade de setores defeituosos.

 

8 ) Se o HD estiver fazendo barulho, pode comparar com os sons desse site: Failing hard drive sounds

 

 

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